Pesquise assuntos deste blog:

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ACREDITEMOS SEMPRE NA VITÓRIA!

Queridos e queridas

Peço desculpas pela minha ausência, mas é que estou numa correria louca...estou precisando de um clone...rsss.

Contudo, arrumei um tempinho para deixar uma mensagem de força, de estímulo para todos vocês. Às vezes costumamos reclamar de muitas situações, até, algumas vezes, queremos responsabilizar os outros porque as coisas não acontecem como gostaríamos. Porém, isso faz parte da vida. Já pensaram se tudo fosse sempre certinho, as mil maravilhas?

Temos que compreender que as dificuldades da vida nos ensinam muitas lições, depende da forma como as concebemos e como administramos tais dificuldades. Tal atitude não é fácil, exige muito exercício...é um processo e o momento de começar é agora. O dia é hoje.

Sejamos otimistas, lutemos sempre, não esmoreçamos, pois a vida é para os vencedores...perdedores sucumbem diante das adversidades.

Deus abençoe a todos vocês.

Vejam esse vídeo, logo mais abaixo.



Pensem sempre positivo e se esforcem para as coisas darem certo, para que seus sonhos se realizem...isso é possível.



CARPE DIEM!!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O QUE COMEMORAR NO DIA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS?

Hoje se comemora no país inteiro o dia do(a) professor(a). Mas, qual a origem dessa data?

Segundo fontes, o dia dedicado a esses profissionais foi instituído por D. Pedro I em um Decreto Imperial, que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de oututbro de 1827 (dia consagrado à educadora santa Tereza D'Ávila). Tal Decreto insituía que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas iniciais, de primeiras letras. Muitos outros temas, concernentes à educação foram tratados nesse documento, que, na prática não teve a eficácia que se esperava.

Contudo, a comemoração do dia dedicado ao professor só aconteceu mais de um século depois, exatamente em 1947, 120 anos após a publicação do referido Decreto. É...parece que tudo na educação anda a passos de tartaruga e isso é prova que já é um problema histórico-cultural.

A profissão de professor(a) é muito nobre, diriam alguns estafante, sem reconhecimento e cercada de muitos outros problemas, diriam outros.

Eu afirmo que essa profissão é tudo isso e mais algumas coisas. É uma profissão pouco valorizada nesse país e que incomoda a muitos, pois, quer queria quer não, os professores são formadores de opinião, sim. Eles influenciam, advertem, informam, ajudam o sujeito a enxergar, a desvendar o mundo que està à sua volta, mostrando conceitos como cidadania, direitos, deveres e atuação na sociedade.

Os educadores ainda alertam os estudantes sobre como se defenderem de politiqueiros que só querem usar a máquina pública para se beneficiarem. Conceitos e valores também são aprendidos na escola. Eu afirmo também, pois devem ser aprendidos, inicialmente em casa, no âmbito familiar.

Pois, então, o professor é aquele que ensina ciência, que socializa o conhecimento intelectual, mas também é o que ensina conhecimentos que perdurarão para a vida. O seu papel é fundamental...pode dar vida...pode também tirar a vida, matar os sonhos, por isso a importância, o cuidado e o compromisso de lecionar com ética, profissionalismo e respeito ao ser humano.

Como professora atuante, infelizmente, posso afirmar que há muito ainda que fazer, que valorizar o profissional em educação, o professor, o educador, haja vista toda a trajetória desse profissional no Brasil. Profissão cercada de desafios, de descaso, desrespeito, de uma carga de trabalho estafante, de salários vergonhosos, de um público cada dia mais difícil de se lidar, pois o educador tem sobre suas costas muitas responsabilidades que fogem à sua competência.

 O professor se prepara para desenvolver funções ligadas ao ato de ensinar, de educar. Ele não pode suprir o papel da família e outros papéis, mas lamentavelmente é isso que tem acontecido e a educação tem se transformado em instrumento de manipulação por parte do Estado e resultado do desleixo da família.

Falar em Estado, em responsabilidade dos governantes, eu não poderia deixar de mencionar a situação da Bahia, em que os professores levaram 115 dias em greve, reivindicando que o governador Jaques Wagner prestasse contas dos quase 103 bilhões desviados do Fundeb, assim como o pagamento do Piso Salarial Nacional aos professores. Como prêmio, tivemos nosso plano de carreira rasgado, restrições ao plano de saúde, o qual sofreu mudanças (sempre pra prejudicar o servidor), além das retaliações de salários cortados, empréstimos bloqueados, etc, etc.


Essa situação não aconteceu apenas na Bahia não; os professores das universidades federais reivindicaram seus direitos e também sofreram retaliações por parte do governo federal, da presidente Dilma, que afirmou nos palanques que, uma de suas metas seria a valorização do professor...ela esqueceu de colocar o prefixo DES; a (DES)VALORIZAÇÃO é uma marca de Dilma.

Como governantes que nao investem na educação, que não valorizam os profissionais, querem alcançar ÍNDICES POSITIVOS NA EDUCAÇÃO? Como querem melhorar o ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)? Como querem uma NAÇÃO JUSTA, onde todos tenham os mesmos direitos? Penso que isso é utopia. Mas, ainda espero essa utopia; ainda espero que homens e mulheres tentem educar com amor, com respeito ao ser humano; ainda espero que os governantes governem com justiça e compromisso.

Ah, se todos nós nos espelhássemos no Mestre dos Mestres - JESUS - seria tudo mais fácil; deixaríamos a ambição desmedida de lado; o orgulho e a vaidade seriam "cartas fora do baralho" A sabedoria seria um tesouro a ser partilhado.

Faço votos que esse país, a exemplo do Japão, aprenda a valorizar os professores e buscar a cada dia tornar esse lugar em uma nação um pouco melhor.

Parabenizo a todos os meus colegas e minhas colegas de profissão que, mesmo diante de tantas dificuldades, humilhações e desencantos têm procurado desenvolver a profissão de forma ética, com dignidade e comprometimento, procurando mostrar pelo exemplo, que cidadania não se compra, se constrói, se faz com respeito às diversidades, com consciência e com respeito!


CARPE DIEM!!


 Não se pode ensinar nada a um homem; só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.


sábado, 13 de outubro de 2012

DISSIMULAÇÃO E "EMBROMATION" DO PT

Quero dialogar um pouco com vocês sobre o PT (ou tomando empréstimo a frase, que não sei de quem é a autoria), quero falar sobre os PTralhas.

O ex-presidente milionário LULA (ou Lula milionário) está fazendo piada com o MENSALÃO e com todos os brasileiros. O petista, afirmou, em uma reportagem para o NEW YORK TIMES que o Mensalão não passa de uma invenção de seus adversários políticos. Ou estamos todos loucos, precisando de camisa de força ou Lula está delirando..."Faça-me uma garapa"!!!!!

Eu estava lendo a matéria de FERREIRA GULLAR, no site da Veja (http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/tapar-o-sol-por-ferreira-gullar/)  e observando o cinismo com que Lula se porta diante dos questionamentos sobre o julgamento do Mensalão e cada dia mais me convenço que o ex-presidente presidenciável Lula da Silva é um grande estrategista e dissimulado.

Vejam a matéria de Ferreira Gullar:

‘Tapar o sol’, por Ferreira Gullar




FERREIRA GULLAR

Gostaria de deixar claro que não tenho nada de pessoal contra o ex-presidente Lula, nem nenhum compromisso partidário, eleitoral ou ideológico com ninguém. Digo isso porque, nesta coluna, tenho emitido, com alguma frequência, opiniões críticas sobre a atuação do referido político, o que poderia levar o leitor àquela suposição.

Não resta dúvida de que tenho sérias restrições ao seu comportamento e especificamente a certas declarações que emite, sem qualquer compromisso com a verdade dos fatos. E, se o faço, é porque o tenho como um líder político importante, capaz de influir no destino do país. Noutras palavras, o que ele diz e faz, pela influência de que desfruta, importa a todos nós.

E a propósito disso é que me surpreende a facilidade com que faz afirmações que só atendem a sua conveniência, mas sem qualquer compromisso com a verdade. É certo que o faz sabendo que não enganará as pessoas bem informadas, mas sim aquelas que creem cegamente no que ele diga, seja o que for.

Exemplo disso foi a entrevista que deu a um repórter do New York Times, quando voltou a afirmar que o mensalão é apenas uma invenção de seus adversários políticos. E vejam bem, ele fez tal afirmação quando o Supremo Tribunal Federal já julgava os acusados nesse processo e já havia condenado vários deles. Afirmar o que afirmou em tais circunstâncias mostra o seu total descompromisso com a verdade e total desrespeito com às instituições do Estado brasileiro.

Pode alguém admitir que a mais alta corte de Justiça do país aceitaria, como procedentes, acusações que fossem meras invenções de políticos e jornalistas irresponsáveis?

E mais: os ministros do STF passaram sete anos analisando os autos desse processo, tempo mais que suficiente para avaliá-lo. Afirmar, como faz Lula, que tudo aquilo é mera invenção equivale a dizer, implicitamente, que os ministros do STF são coniventes com uma grande farsa.


 Mas o descompromisso de Lula com os fatos parece não ter limites. Para levar o entrevistador do “NYT” a crer na sua versão, disse que não precisava comprar votos, pois, ao assumir a Presidência, contava com a maioria dos deputados federais. Não contava. Os verdadeiros dados são os seguintes: o PT elegera 91 deputados; o PSB, 24; o PL; 26; o PC do B, 12, num total de 153 deputados. Mesmo com os eleitos por partidos menores, cuja adesão negociava, não alcançava a metade mais um dos membros da Câmara Federal.

Cabe observar que ele não disse ao jornalista norte-americano que não comprou os deputados porque seria indigno fazê-lo. Disse que não os comprou porque tinha maioria, ou seja, não necessitava comprá-los. Pode-se deduzir, então, que, como na verdade necessitava, os comprou. 

Não há que se surpreender, Lula é isso mesmo. Sempre o foi, desde sua militância no sindicato. Para ele, não há valores: vale o que o levar ao poder ou o mantiver nele.

Lula e Dilma...Rindo da nossa cara, possivelmente
Sucede que, apesar do que diga, ninguém mais duvida de que houve o mensalão. Pior ainda, corre por aí que o Marcos Valério está disposto a pôr a boca no mundo e contar que o verdadeiro chefe da patranha era o Lula mesmo, como, aliás, sempre esteve evidente. E já o procurador-geral da República declarou que, se os dados se confirmarem, o processará. É nessas horas que o Lula falastrão se cala e desaparece. Às vezes, chama Dilma para defendê-lo. 


Desta vez, chamou o Rui Falcão, presidente do PT, para articular o apoio dos líderes da base política do governo. Disso resultou um documento desastroso, que chega ao ponto de acusar o Supremo de perpetrar um golpe de Estado contra a democracia, equivalente aos golpes que derrubaram Vargas e João Goulart. Pode? Vargas e Goulart, como se sabe, foram depostos pela extrema direita com o apoio de militares golpistas.

O julgamento do STF realiza-se às claras, à vista de milhões de telespectadores. Não é uma conspiração. Ele desempenha as funções que a Constituição lhe atribui. E que golpe é esse contra um político que não está no poder?

 
O tal manifesto só causou constrangimento. O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, deu a entender que foi forçado a assiná-lo, após rejeitar três versões dele. Enfim, mais um vexame. Só que Lula, nessas horas, não aparece. Manda alguém fazer por ele, seja um manifesto, seja um mensalão.


O povo já não suporta mais tanto cinismo, tanta mentira, tanta sem vergonhice desses politiqueiros mentirosos, dissimulados que não conhecem o que é ética, respeito, compromisso e tantas outras virtudes, pois só sabem o que é corrupção.

Espero e acredito ainda no julgamento e condenação dos envolvidos no Mensalão. Espero ainda que, assim como Roberto Jeferson quando se viu envolvido nas teias que ele mesmo ajudou a tecer, Marcos Valério também siga o exemplo e denuncie os outros integrantes da quadrilha e o seu mandante, obviamente que todo mundo sabe quem é...ninguém mais que o ex-presidente Lula.

Esse país precisa se moralizar, fazer justiça e o povo precisa também combater a corrupção e não ser conivente com toda sorte de crimes. Omissão é crime. Cumplicidade é crime. Há outras atitudes e comportamentos que, podem não ser ilegais, do ponto de vista jurídico mesmo, mas são totalmente imorais e precisamos exterminar a corrupção e a impunidades, esses cânceres da nação brasileira.

Aproveito a oportunidade para parabenizar o ministro, relator do Mensalão, Joaquim Barbosa pela sua postura, intepridez, seriedade e respeito com que está conduzindo o julgamento e a todos os que, assim como ele, ainda levam esse país a sério.

CARPE DIEM!!

domingo, 7 de outubro de 2012

HISTÓRIA DO SAPO E A ROSA

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Hoje quero refletir com vocês sobre a história do "SAPO E A ROSA", que fala da soberba, do orgulho e do triste defeito das pessoas de se acharem superiores às outras. Tal comportamento levam-nas muitas vezes a desprezarem as outras que estão à sua volta por não terem uma condição financeira boa, por não possuírem status, por serem "feias", ou seja, por não corresponderem ao paradigma de beleza criado por aqueles que segregam, que discriminam, que seguem estereótipos ridículos e esquecem de valorizar o SER, em detrimento do TER.

Vejam o slide:



Espero que possamos refletir mais sobre nossa vida, sobre as pessoas que nos cercam e que possamos, acima de tudo sermos mais humanos, mais generosos e mais humildes, pois se tivermos toda a sabedoria do mundo e não formos humildes, essa sabedoria se tornará nula.

CARPE DIEM!!