Pesquise assuntos deste blog:

sexta-feira, 15 de março de 2013

NO MÊS EM QUE SE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, MAIS VIOLÊNCIA CONTRA ELA. AONDE VAMOS PARAR?

Na última postagem, fiz alusão ao dia internacional da mulher, dia 08 de março. Porém, o que pude constatar é que estamos muito distantes de termos o quê, verdadeiramente comemorar.


Nessa terça-feira, dia 11, andando pelo centro da cidade de Cotia - SP, após sair de uma casa lotérica com uma amiga, tive o desprazer de ver um tumulto na rua. E, em frente, do outro lado da rua, vimos uma mulher sendo soccorrida por guardas do trânsito. Minha amiga indagou às pessoas que estavam presentes sobre o ocorrido, pois achávamos que havia sido acidente de trânsito. Fomos informadas que uma mulher havia sido agredida a socos e pontapés por um homem, supostamente seu companheiro. Resultado, ele foi preso em flagrante e a mulher, socorrida pelos guardas, enquanto esperava a equipe de resgate. Enquanto isso, a vítima da violência agonizava em tremores, como se estivesse tendo crise epilética. Não esperamos para ver o resultado, pois a indignação tomou conta de nós. Saímos chocadas com aquela cena.

Essa semana ainda, fomos impactados com a reportagem que noticiou o assassinato da professora Simone de Lima, de 27 anos. Quem foi o autor do crime? O estudante Thomas Haraguri, 33 anos que, por não ter o seu "amor" correspondido, resolveu dar fim à vida da professora, esfaqueando-a por sete vezes, de acordo com a reportagem da TV UOL (http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?&tagIds=16324&time=all&orderBy=mais-recentes&edFilter=editorial&video=aluno-mata-professora-por-amor-nao-correspondido-em-sp-0402CD9C3570C4994326). 

Recentemente, o Brasil teve a oportunidade de acompanhar, pela primeira vez, a transmissão de um julgamento, ao vivo, via TV e Internet. Refiro-me ao julgamento do advogado, policial aposentado, Misael Bispo de Souza

A vítima, Mércia Nakashima era advogada e manteve relacionamento com o agressor durante alguns anos. Devido o relacionamento tumultuado, as atitudes possessivas e doentia de Misael, Mércia resolveu terminar o relacionamento, o que contrariou muito o advogado. Para se vingar, foi o que constatamos durante todo esse processo, Misael tramou um plano para matar a jovem. Ela foi ferida e jogada numa represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo.

Eu acompanhei algumas partes do julgamento e vi o depoimento sofrido do irmão da vítima, enfim, o sofrimento dos familiares e amigos durante todo esse tempo. Foi algo doloroso, cruel.

Infelizmente, essa é a realidade no nosso país. O mais doloroso,   desrespeitoso e imoral são as leis brasileiras que amenizam as penas de assassinos perigosos e hediondos como esses e tantos outros. Eu já postei anteriormente sobre esse assunto, mas não posso me calar diante de tantas regalias a bandidos nesse país, como Misael, o goleiro Bruno, Thomas Haraguri e tantos outros.

Precisamos mudar essa situação e pra começar, precisamos escolher bem as pessoas que governam, que legislam nesse país, pois muitas vezes estamos dando a oportunidade a bandidos de fazerem e aprovarem leis que beneficiam apenas eles próprios e ao crime.

As mulheres devem ser valorizadas e respeitadas, pois elas são seres humanos e não objetos, nem propriedade de ninguém.

A presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, alertou que a maior autoridade nesse país é uma mulher. "Ela pediu maior compromisso e participação, a fim de combater a desigualdade de gênero". Esperamos que a sua primeira atitude seja conclamar os deputados e senadores para fazerem uma revisão nas leis brasileiras. Como primeiro passo, creio que já seria válido para, pelo menos, amenizar os índices de violência contra a mulher.
Se você souber de alguma situação de violência de qualquer espécie, denuncie! Se souber que alguma mulher está sendo agredida, denuncie! Não seja conivente!

Hoje nós temos a LEI MARIA DA PENHA, LEI 11.340/06, que ganhou esse nome em homenagem à MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES, "que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso." Portanto, não relute, denuncie se souber de qualquer agressão contra alguma mulher.

Deixo aqui a minha indignação contra todos os homens que cometem violência contra mulheres. Que sejam punidos com justiça, sem preterimentos nem favorecimentos.

Deixo ainda meu sentimento de solidariedade a todas as famílias que sofreram com a violência e a perda de seus familiares, fruto da irresponsabilidade e animalização de homens que se julgaram donos das vidas de mulheres que tiveram um dia, coragem de dizer não ao autoritarismo. E também as que não tiveram tempo nem oportunidade de se defenderem e foram vítimadas por homens que se dizem humanos, mas agem como animais irracionais.

Deus nos capacite para sermos mais sensíveis às causas dos nossos semelhantes. Façamos sempre o bem.

CARPE DIEM!!!


A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano. (João Paulo II)

quarta-feira, 13 de março de 2013

O PODER DO ENTUSIASMO


Estamos vivendo nos dias de hoje muitos momentos de tristeza, falta de credibilidade nas pessoas, nas autoridades e no sistema.

Falta-nos muitas vezes ânimo, disposição e entusiasmo. Falando nisso, há uma mensagem muito expressiva sobre o entusiasmo, cujo autor(a) é desconhecido.

Tal mensagem mostra que entusiasmo é a nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de transformar as situações e muitas vezes, as pessoas. A mensagem ainda sugere que nós devemos transformar a realidade e não esperar que a realidade nos transforme.

Eu fico pensando, como nós, muitas vezes nos acomodamos, cruzamos os braços diante de muitas situações difíceis, esperando que as pessoas, que as situações e que o mundo mude. Nós é que temos que fazer as coisas acontecerem, nada cai do céu, a não ser a chuva que Deus nos dá para regar a terra e produzir frutos para o nosso sustento.
Vamos ver o conteúdo da mensagem?

 O Poder do Entusiasmo 


Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas.
 

Não espere ter as condições ideais para se entusiasmar.
 

Nós é que temos que transformar a nossa vida numa Vida Entusiástica.
 

Não é a realidade da vida que tem que nos entusiasmar, nós é que temos que entusiasmar a realidade da nossa vida! Nós é que temos que entusiasmar nossas idéias...
 


"DICAS PARA SE VIVER ENTUSIASTICAMENTE"
 

1- Afaste-se das pessoas e dos fatos negadores e negativos. Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa. 

2- Acredite nos seus "insights" positivos. Os vencedores são aqueles que acreditam nas suas idéias. 

3 - Não reclame constantemente. Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e acaba se transformando numa pessoa azeda. É insuportável conviver com pessoas que só vivem se queixando! 

4- Cultive a alegria e o bom humor... Aprenda a sorrir! Terapia do Riso: Habituar-se a sorrir, a achar graça de si mesmo. O sorriso tem um efeito poderoso em nossa vida; as pessoas que zombam dos próprios erros são mais felizes e mais fortes. 

5- Ilumine seu ambiente de trabalho e da sua casa. A escuridão traz a depressão! O ambiente determina a condição funcional em que as pessoas agem e fazem as coisas ocorrerem. 

6- Seja alguém disposto a colaborar com os outros. Sempre ache uma maneira de participar! Traga as pessoas para mais próximo de você. Participe, converse com as pessoas com as quais convive. Interesse-se pelas pessoas à sua volta! 
7 - Surpreenda as pessoas com "momentos mágicos". Contagie os outros... Faça com que ao entrar num ambiente, as pessoas se contagiem com a aura de entusiasmo que envolve você! 

8 - Faça tudo com sentimento de perfeição. Faça as coisas com vontade de fazer! Não faça nada pela metade! Faça as coisas com desejo de acertar e de criar o mais correto possível! Ande bem vestido, limpo e perfumado. Tenha orgulho da sua imagem. Gostar de si próprio, mantendo a auto-estima, é fundamental para o Entusiasmo. 

10 - Aja prontamente. Faça agora! "DO IT NOW" Não postergue, não deixe para amanhã. Quando tiver alguma coisa para fazer, faça imediatamente. Sentiu que é o momento certo? 

- Aja! ! !
 


"ENTUSIASMO SIGNIFICA TER DEUS DENTRO DE SI."
 

Descubra o entusiasmo na Vida! Seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Não espere as condições ideais, faça o Entusiasmo ocorrer pela crença de que você é capaz de realizações eficazes e de... VENCER OBSTÁCULOS ! ! !
 

                                                                                    Autor desconhecido
  
Essas dicas não são difíceis de serem colocadas em prática, não é mesmo? Basta disposição, vontade de viver, de sair do marasmo, da acomodação que muitas vezes toma conta de nós e nos leva à depressão, à tristeza, a fuga do mundo, às doenças físicas e emocionais, às doenças psicossomáticas, tão comuns em nossos dias.
Nunca se viu tantas pessoas depressivas, desanimadas, doentes da alma, como nos dias atuais! Reclamamos por tudo: se somos gordos, se somos magros, se o cabelo é liso, se é cacheado, se somos altos, baixos, negros, brancos, amarelos, etc, etc, etc.

Podemos e devemos mudar nossas atitudes, nossa forma de pensar para que tenhamos relações mais saudáveis e mais entusiasmo de viver.

Precisamos acreditar em nós mesmos, nas pessoas que nos cercam e que merecem nossa confiança. Precisamos cultivar, sim, a alegria e o bom humor que são ingredientes que mudam as situações e as pessoas.

Desejo que vocês, leitores e leitoras, sigam essas dicas e dia a dia vençam os obstáculos que surgirem, crendo que Deus está no controle de nossas vidas, pois, entusiasmo também, inclusive e sobretudo, é ter Deus dentro de si

Viva a vida intensamente com entusiasmo e amor.

CARPE DIEM!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

DIA DE TODAS AS MULHERES

Hoje, 08 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Esse é um dia memorável, que merece celebração, uma vez que, o mundo volta-se para as causas das mulheres...pena que em outras ocasiões acaba esquecendo.

Penso que temos muito o que comemorar e muito mais ainda o que mudar, visto que os índices de violência e discriminação contra os direitos da mulher ainda são muito altos, em pleno século XXI. Isso é lamentável, pois sabemos que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens.

Todos os dias temos o desprazer de ouvir nos noticiários em rede nacional a agressão às mulheres, a tal ponto que as levam à morte. Muitos desses crimes são de autoria dos companheiros ou ex-companheiros: namorados, maridos, admiradores...todos doentes, diga-se de passagem, pois nada justifica agredir as pessoas e/ou matá-las porque elas decidiram por outro caminho, outra opção de vida e isso inclui escolha de novos companheiros, novos rumos.

"Números do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelo Dieese, mostram que quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica". (www.brasil.gov.br). Esses dados são alarmantes e recorrentes...infelizmente.

Nesse momento em que estou fazendo essa postagem, acabo de assistir ao jornal da Record, que mostra uma criança de 12 anos, que teve sua casa invadida por um homem que tenta estuprá-la. Felizmente, ela consegue se soltar, pegar um copo e jogar no agressor, que fica ferido. Daí, a menina corre e pede socorro. O agressor é preso. Mas nem todos os casos acabam bem; em muitas situações, as mulheres são gravemente feridas e muitas vezes, mortas.
Esperamos que essa realidade seja mudada e que as mulheres recebam um tratamento mais digno, mais humano e o reconhecimento que elas merecem.

Quero deixar com vocês, dois poemas: o primeiro, produzido por uma mulher, MARTHA MEDEIROS, poetisa e o segundo, por um homem, o poeta VINÍCIUS DE MORAES.

************************************

QUANDO CHEGAR
"Quando chegar aos 30
serei uma mulher de verdade
nem Amélia num ninguém
um belo futuro pela frente
e um pouco mais de calma talvez

e quando chegar aos 50
serei livre, linda e forte
terei gente boa ao lado
saberei um pouco mais do amor
e da vida quem sabe

e quando chegar aos 90
já sem força, sem futuro, sem idade
vou fazer uma festa de prazer
convidar todos que amei
registrar tudo que sei
e morrer de saudade."
                          Martha Medeiros

************************************

SONETO DO CORIFEU
 São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão, principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida

E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher

Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer de tão perfeita

Uma mulher que é como a própria lua:
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua

                              Vinícius de Moraes



FELIZ DIA DAS MULHERES...FELIZES TODOS OS DIAS...TODOS OS DIAS FELIZES!!

CARPE DIEM!!!

domingo, 3 de março de 2013

DOMINGO COM BOA MÚSICA E POESIA


Final de semana chegou! Que bom!!

Quero compartilhar com vocês um pouco da poesia de Cora Coralina, grande poetisa de Goiás, que realmente é uma assumidade e descobriu-se poeta já "velhinha". Fica aqui o exemplo para aqueles que acham que é tarde para realizar algum sonho...nunca é tarde, o tempo presente sempre é o momento de realizações.
Os poemas de Cora são gostosos de ler, alimentam a alma e são resultado de uma história de vida de uma mulher corajosa que nunca se abateu diante da vida e das dificuldades que enfrentou, sempre foi uma mulher guerreira, um verdadeiro exemplo.
Abaixo, os poemas entitulados "Poeminha de amoroso""Saber viver".
Este é um poema de amor
tão meigo, tão terno, tão teu...
É uma oferenda aos teus momentos
de luta e de brisa e de céu...
E eu,
quero te servir a poesia
numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo.
Talvez tu possas entender o meu amor.
Mas se isso não acontecer,
não importa.
Já está declarado e estampado
nas linhas e entrelinhas
deste pequeno poema,
o verso;
o tão famoso e inesperado verso que
te deixará pasmo, surpreso, perplexo...
eu te amo, perdoa-me, eu te amo...
*        *        *        *       *       *

Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… Enquanto durar

Agora...tchan, tchan, tchan, tchan...Segue o vídeo com a música "Faltando um pedaço" do alagoano Djavan, de quem eu sou fã, apaixonada pelas músicas desse poeta. Aproveitem bastante, ouçam sentindo a beleza dessa canção.



Espero que tenham gostado, se deliciado com esse banquete. Aproveitem bastante o domingo com a família, os amigos, sozinho, com aqueles que vocês amam, relaxem, sejam felizes...

CARPE DIEM!!!