Pesquise assuntos deste blog:

sexta-feira, 25 de julho de 2014

IDOSA DE 97 ANOS SE FORMA EM DIREITO EM MINAS GERAIS

Bom dia, boa tarde, boa noite, queridos leitores!

Mais uma vez quero tratar de um assunto que me dá muita satisfação que é a realização de um sonho. E foi um desejo de uma "jovem" senhora, ou melhor, uma anciã de 97 anos que já, já, especialmente no dia 8 de agosto estará se graduando em Direito, em Ipatinga, a 277 km de Belo Horizonte- Minas Gerais.
Chames Salles Rolim
97 anos de puro vigor e alegria.

A formanda, D. Chames Salles Rolim tem nove filhos, 28 netos e 16 bisnetos; sem falar nas noras e genros que também fazem parte da família. A futura bacharel em Direito é só alegria. De bem com a vida, ela faz exercícios físicos diariamente e revela que está satisfeita com a vida.

Quando estava com 92 anos, em 2009, D. Chames resolveu voltar aos estudos, uma vez que, quando o seu marido estava vivo não permitia que ela estudasse. Assim, D. Chames foi aprovada em Direito na Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa).

A futura bacharel conta que se dedicou muito ao longo dos cinco anos em que estudou e que "era das primeiras a chegar na escola"

Perceberam, queridos leitores, que disposição independe da idade? A estudante poderia ter colocado muitos empecilhos para não estudar de forma dedicada, alegando a idade avançada, problemas de saúde ou de qualquer outro tipo, mas em vez disso provou na prática que, quando se tem interesse é possível atingir metas com dedicação e compromisso.

D. Chames dá um "banho" em muitos jovens que têm muitas oportunidades e não valorizam, ao revés, tratam com desdém os estudos e tudo o mais: a mediocridade é o que se destaca.

A estudante de Direito, D. Chames diz que não tem a pretensão de fazer o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para exercer a profissão de advogada, por conta da idade avançada, mas pretende usar seu conhecimento em prol das pessoas que necessitarem. Isso chama-se Altruísmo, D. Chames e para muitos está em extinção!

Pessoal, tenho que confessar que invejo tanta disposição e garra na realização pessoal e profissional (nas atividades físicas também, pois sou muito preguiçosa para me exercitar...rss).

D. Chames deixa uma grande lição para nós: Nunca é tarde para aprender, para realizar sonhos, projetos. Mesmo que eles pareçam distantes, vale muito a pena seguir firme na execução e realização dos sonhos de cada um.

D. Chames, a senhora é um exemplo de vigor e perseverança. Continue em seus propósitos e...

CARPE DIEM!!!

                                         
                                               “Se quiser triunfar na vida, faça
                                               da perseverança, a sua melhor amiga;
                                               da experiência, o seu sábio conselheiro;
                                               da prudência, o seu irmão mais velho;
                                               e da esperança, o seu anjo guardião.”
                                                                                                                          
                                                                                                Joseph Addison

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MORRE ARIANO SUASSUNA...POUCAS PALAVRAS

Leitores e leitoras.


Ontem fiz uma postagem sobre Ariano Suassuna e pedi a todos que enviassem suas energias positivas, que pedissem em favor da recuperação dele, mas infelizmente, o que não queríamos aconteceu: ele se foi.

Esses últimos dias foi um baque atrás do outro: Primeiro foi João Ubaldo Ribeiro, depois Rubem Alves e agora Suassuna. Lamentável!

Não vou mais falar sobre parte da trajetória de ariano Suassuna porque o fiz na postagem anterior, contudo, quero enfatizar o quanto repercutiu a morte do escritor:


Luis Fernando Veríssimo, escritor, à GloboNews:
"Ariano era um tesouro nacional. Mais do que escritor: compositor, um ícone da cultura brasileira. É uma tristeza. Além do trabalho original, seu trabalho fazendo traduções, conhecia muito de história do Nordeste. Não era só um escritor, era muito mais do que isso".

Geraldo Holanda Cavalcanti, presidente da ABL, em comunicado:
"A morte de Ariano Suassuna confrange e entristece a Academia Brasileira de Letras. No espaço de um mês, é o terceiro grande acadêmico que parte. Estendemos à família de Ariano nossos profundos sentimentos de pesar. E à multidão de seus amigos, leitores e admiradores no Brasil e no mundo, nossa solidariedade pela imensa perda. Ariano reunia em sua pessoa as extraordinárias qualidades de homem de letras e de intelectual no melhor sentido da palavra, alguém que, dispondo de uma cultura invulgar, era, ao mesmo tempo, um homem de ação. À sua maneira ocupava-se e preocupava-se com os problemas sociais, focado nos da sua região. Não podemos esquecer seu engajamento com o Movimento Armorial, através do qual buscava revigorar a identidade nordestina, especificamente a pernambucana e suas peregrinações levando, com humor, sua mensagem por todo o Brasil". 

João Falcão, diretor e roteirista, à GloboNews
"A gente tinha muito cuidado [ao adaptar "O Auto da Compadecida" para a TV], ele era aquela coisa intocável. Pensávamos: 'Será que ele vai aprovar?'. Ele foi de uma generosidade com a gente, muito grande. A gente colocou passagens de outras obras dele na minissérie, que acabou virando filme. A gente tinha muito respeito por ele".

Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência:
"O que eu mais aprendi com ele foi ter fé no Brasil, ter fé no nosso povo, respeitar a cultura. Ariano também foi um grande professor, não só na universidade, mas na vida. E eu tive o privilégio de ser aluno dele. Ariano para nós é um tio, um avô, um pai, um amigo, um companheiro, uma referência. É uma lacuna muito grande. Eu me despedi hoje dele aqui agradecendo tudo que ele fez por muitas pessoas, sobretudo à cultura brasileira. Hoje é o dia de aplaudir uma vida tão bela como a vida dele. A vida de Ariano foi tão bonita quanto as suas obras. Eu tive o privilégio de conhecer as obras e a vida de um grande homem, Ariano Suassuna. A saudade é enorme".

Marina Silva, candidata a vice-presidente:
"Ariano Suassuna é um daqueles casos raros de escritor que a gente se apaixona não apenas pela obra, como também pelo autor da obra. E eu, que já era apaixonada pelos seus escritos, tive o privilégio de, há poucos meses, conhecê-lo pessoalmente. Me senti gratificada pela humildade de Suassuna consigo mesmo, quase alheio à importância que todos lhe damos, os que nem sempre são tão brilhantes quanto ele. Que neste momento, Deus possa confortar seus familiares e seus inúmeros amigos e admiradores". 


Karina Buhr, cantora, compositora e atriz pernambucana, ao UOL
"É uma figura muito importante, um personagem mítico. Ariano faz parte dos personagens fantásticos que ele próprio criou. Até o boato anterior sobre a morte dele faz parte desse universo dele, algo que existe em paralelo e que não morre. Ele era contra os rótulos e tudo o que ele dizia era muito forte e rico, mesmo que não concordasse com suas opiniões. Já vi muitas aulas dele e é uma coisa maravilhosa, é algo que ninguém esquece nunca. Você pede pra ele falar sobre o que ele adora e é maravilhoso. Você pede pra ele falar sobre algo que odeia e às vezes é melhor ainda".

Zuenir Ventura, escritor, à GloboNews:
"Em menos de 15 dias, Ubaldo e Suassuna. Um choque para a cultura brasileira. Ele erra um show de inteligência. Não era só dramaturgo, era um homem de teatro, um grande ator, um espetáculo em si. A figura se perde, mas as obras vão ficar. O Ariano tinha essa coisa generosa, de uma exuberância, de um talento. Ele e o Ubaldo revelaram a cultura do Nordeste para o Brasil e para o mundo".

Lya Luft, escritora, à GloboNews:
"Era um desbravador, do Brasil inteiro, com uma grandeza, efervescência. Ele mostrou não só alegria, mas o drama do Brasil. Como pessoa, era querido como poucos. Era um dos últimos patriarcas da nossa literatura. Era uma pessoa insubstituível na literatura. Estamos todos de luto".


Serginho Groisman, apresentador, no Twitter:
"Ariano Suassuna. Paraibano-Recifense-Brasileiro que nos orgulha para sempre. Fica em paz".

Randolfe Rodrigues, senador, no Twitter
"O Homem nasceu para Imortalidade. A morte foi um acidente de percurso." Valeu Mestre Ariano!! Graças a Você Somos Todos Nordestinos!! E vivemos um Julho onde a inteligência brasileira perdeu: Plínio, João Ubaldo, Rubem Alves e agora Ariano Suassuna. Termina logo esse mês".

Manuela d'Ávila, deputada estadual, no Twitter
"Descanse em paz, Ariano Suassuna! O Brasil amou mais ao Brasil e tornou-se mais brasileiro contigo! Obrigada por tudo!"

Stepan Nercessian, ator e deputado federal, no Twitter:
"Suassuna, Ubaldo, Junqueira, Tintim, Meu Deus, é muita gente boa morrendo dessa vez".

Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, no Twitter:
"O Brasil perdeu hoje Ariano Suassuna. O legado do poeta e escritor seguirá influenciando as novas gerações".

Rafael Cortez, apresentador, no Twitter:
"Ivan Junqueira, João Ubaldo e agora o Suassuna. 3 gênios da literatura indo em 3 semanas. Vem livro bonito no céu... Mas por aqui, que lástima!"


Fernanda Souza, atriz, no Instagram:
"Obrigada por sua arte! Por nos divertir, nos estreter e nos ensinar. Seu talento e sua história estão em nossa memória e coração. Muito obrigada. 


Queridos leitores, só nos resta pedir a Deus que conforte a família de Ariano Suassuna e a nós também, pois perdemos uma grande personalidade, um nacionalista, um grande cidadão que nunca permitiu que o sucesso, a fama e a sua genialidade superasse o homem simples que sempre preservou a essência. Como bem falou Luís Fernando Veríssimo: "Ariano Suassuna era um tesouro nacional" e esse tesouro ficará para sempre em nossa memória, na cultura brasileira e internacional.

Todos nós te aplaudimos de pé, Suassuna, pois você merece muito mais pelo grande exemplo de ser humano e artista que você foi.


CARPE DIEM!!!

terça-feira, 22 de julho de 2014

NOSSAS ENERGIAS POSITIVAS PARA ARIANO SUASSUNA

Queridos

Todos devem ter conhecimento do estado de saúde do escritor brasileiro Ariano Suassuna. Ele teve um AVC (Acidente vascular cerebral) hemorrágico; está em coma e o seu estado de saúde é considerado grave, segundo os médicos que estão assistindo-o.

Ariano Suassuna, em foto de Alexandre Nóbrega
Ariano é Autor do livro "O auto da compadecida", que foi adaptado para a televisão em 1999, projetando o escritor em todo o país, e que teve a direção de Guel Arraes. Os artistas que atuaram nessa versão para a TV foram: Fernanda Montenegro, Selton Melo, Matheus Nachtergaele, Marco Nanini, dentre outros. Além de "O Auto da Compadecida, Ariano escreveu obras  e peças como "A pedra do reino", "O Santo e a Porca", "O Castigo da Soberba" e outras. 

Suassuna é nordestino, da Paraíba. Além de escritor, dramaturgo e poeta, Ariano faz parte do grupo dos grandes nordestinos que revolucionaram a literatura brasileira, com o movimento modernista, de 3ª fase, a tão conhecida Geração de 45 em que grandes escritores da região nordeste se destacaram, a exemplo de João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Jorge Amado e tantos outros. 


Na ABL (Academia Brasileira de Letras), o escritor ocupa a cadeira número 32, cujo patrono é Araújo Porto Alegre, escritor do Romantismo brasileiro. Ariano Suassuna é o sexto a ocupar a cadeira fundada por Carlos Laet e foi eleito em 3 de agosto de 1989 e mantém o título de doutor Honoris causa (título honorífico concedido pelas universidades a pessoas eminentes, importantes que tenham se destacado em alguma área, ou em algum feito). Ademais, Suassuna é fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial (criado em 1970), o qual procurava criar a arte erudita através da cultura popular nordestina.  

Bem, essa não é a ficha completa de Ariano Suassuna (rsss), apenas procurei destacar algumas de suas características e participação na cultura brasileira, elevando o nome e a cultura nordestina. E, foi essa intimidade com a cultura fez com que Ariano Suassuna se tornasse membro fundador do Conselho Federal de Cultura e diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Seguem alguns vídeos, em que é possível ver algumas situações em que Suassuna foi homenageado e/ou participou de eventos e programas.

                                   Aula espetáculo de Ariano Suassuna

                                     Suassuna no Programa do Jô

                                                   Ariano  Suassuna valoriza a cultura brasileira na
                                                   Conferência de Desenvolvimento Regional

Reconhecido e aclamado por sua atuação no teatro brasileiro, Suassuna também é bem eclético e abarca elementos de diversos movimentos literários como o Simbolismo, o Barroco, a Literatura de Cordel (que eu amo), enfim, elementos que fazem parte da cultura nordestina.

Nosso desejo é que Ariano Suassuna fique logo bom e volte a fazer a arte que lhe é tão peculiar, ele que é um entusiasta do Brasil e do povo brasileiro. Como ele próprio disse: "Criei a história de que foi o povo brasileiro que me deu a missão de defender a cultura e arte brasileira" e ele o fez e o faz com muita maestria".

Saúde, saúde, muita saúde pra você, Ariano Suassuna. 

CARPE DIEM!!!


segunda-feira, 21 de julho de 2014

ALUNO DA REDE PÚBLICA É APROVADO EM CINCO UNIVERSIDADES DOS EUA

Leitores.

Mais uma vez estou aqui e desta feita para falar sobre um aluno, o qual eu considero "um prodígio" pelo seu talento, determinação, esforço e dedicação aos estudos.

André Lucas Buriti de Melo

Estou falando do jovem André Lucas Buriti de Melo, de 19 anos, natural do Acre, norte do país. 

André foi aprovado em cinco universidades dos Estados Unidos da América: Brown, Georgetown, Babson, Duke e Yale; essa última, uma das mais prestigiadas instituições de ensino norte-americanas (A 8ª melhor do mundo) foi a opção feita pelo estudante que recebeu bolsa integral. 

Segundo o que André relatou à reportagem do Uol (http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2014/07/17/aos-19-anos-jovem-do-acre-passa-em-cinco-universidades-nos-eua.htm), sua vida, a partir do ensino médio, começou a ficar bastante agitada, no sentido de participar de muitos eventos que apareciam, os quais faziam parte ou não do currículo.

Foi quando estava ainda cursando o ensino médio que o estudante acriano teve conhecimento das diversas entidades que auxiliam jovens estudantes que desejam estudar fora do país, a exemplo da Fundação Estudar. Mesmo estudando Direito em Rio Branco, André resolveu tentar outros cursos em outras instituições e, para sua surpresa foi aprovado em cinco das oito universidades, das quais fez tentativas. Ah, o estudante aprendeu inglês sozinho. Autodidata. "É mole ou quer mais"?

Quem dera que muitos jovens estudantes seguissem o exemplo de André Lucas, nos dias atuais. Infelizmente, nós que somos educadores, temos a oportunidade de ver muitos adolescentes e jovens totalmente desestimulados, sem perspectiva e sem determinação pra realizar seus projetos.


Sabemos que muitos são os motivos que contribuem para isso. Falta de investimento em educação, descaso das autoridades, falta de políticas públicas, desigualdades sociais, etc, etc, mas quero destacar aqui o comodismo que faz com que tais jovens não se esforcem como deveriam. Para muitos, o que importa é curtir, é o momento presente, é sexo, pagode/funk e pronto! Por mais conselhos e orientações que recebam, não se dispõem a avançar a fim de atingir seu objetivos, aqueles que os têm, obviamente.

É lamentável vermos tantos jovens escravos das drogas, da prostituição e totalmente alheios ao mundo que os cerca. Muitos não querem se envolver na política do país, não se organizam nas instituições de ensino para exigirem uma educação de qualidade e por aí vai.

Não estou aqui "teorizando", mas falo com propriedade, pois sou professora, trabalho com jovens e adolescentes e faço revisões de trabalhos de nível superior. Muitas são as propostas que me chegam de jovens universitários, em final de curso, os quais me "propõem" pagar para eu produzir uma monografia. Uso o eufemismo "propõem" para não dizer que é um suborno, uma proposta indecente (vixe, falei!).


A inversão dos valores em nossa sociedade é tão paradoxal que muitas vezes penso que sou um "bicho" estranho. As famílias não cumprem sua função, transferem a responsabilidade da educação para a escola e/ou para outrem. Daí, as crianças se tornarem, muitas vezes adultos sem objetivos e sem rumo na vida.

A respeito da participação da família, o jovem estudante André Lucas afirma que sem a participação de sua família, nada do que ele conseguiu teria se concretizado. Filho de pai carpinteiro e mãe servidora pública, André relata que recebeu apoio até mas "metas mais malucas" e que os seus pais "são anjos" em sua vida. De acordo com o relato do estudante, o maior sonho de seus pais é vê-lo formado e numa "profissão honesta".


Oxalá que muitos políticos, empresários e profissionais de diversas áreas pensassem como os pais de André, ao invés de lesar o cidadão, de usurpar seus direitos, procurassem investir em educação de qualidade: primeiro a doméstica, com o estabelecimento de valores sólidos, depois a educação numa instituição de ensino sistematizado, assim, teríamos uma sociedade mais justa e igualitária.

Parabéns a André Lucas Buriti de Melo. Muito sucesso e que todo o conhecimento possa ser compartilhado para que tenhamos seres humanos e profissionais melhores, que contribuam para um mundo melhor.

CARPE DIEM!!!

domingo, 20 de julho de 2014

E FOI-SE RUBEM ALVES DEIXANDO SAUDADES

Queridos.

Quero falar sobre o meu desconforto por duas postagens consecutivas a respeito da morte de dois grandes nomes da literatura brasileira. Ontem foi João Ubaldo Ribeiro e hoje, Rubem Alves.


Confesso que é com muita tristeza que faço essa postagem, haja vista que eu também sou apaixonada pelas coisas que Rubem Alves produziu. Tenho alguns livros dele e sou fã da sua forma de escrever, de filosofar sobre as coisas simples da vida de forma tão profunda, como ele fazia.

Rubem Alves estava internado desde o dia 10 de julho, com infecção pulmonar e partiu hoje, deixando saudades. 

Quero pedir desculpa pela extensão do texto; não era pretensão deixá-lo assim, mas não tive como não registrar tudo o que está aqui. Se tivesse espaço, eu faria muito mais, como não posso, resta-me limitar as palavras.

Há alguns anos eu tive contato com as obras de Alves e, de cara me apaixonei pela sua forma ímpar de escrever, de refletir sobre diversas temáticas, muitas delas complexas, mas com uma simplicidade muito particular, que só ele sabia fazer.

Como esquecer das crônicas de Rubem que exalam ternura, amor, profundidade e beleza?

O livro "O Retorno e Terno" foi o primeiro que eu li. Lembro-me das crônicas "Tênis X Frescobol", "Cartas de amor", "As razões do amor" e muitas outras.

Posteriormente li "O amor que acende a lua" Simplesmente, magnífico! 

Depois dessa obra li "Concerto para corpo e alma" com suas crônicas singulares "Sobre simplicidade e sabedoria", "Tudo por causa do olhar" e tantas outras.

A partir daí, sempre que tinha oportunidade eu lia as produções de Rubem, a respeito de vários assuntos. Tive ainda a oportunidade de ir a um evento que tinha como palestrante ninguém menos que... Rubem Alves. Sensacional!

Não posso deixar de registrar, pelo menos, duas crônicas do escritor, a fim de matar as saudades, de compartilhar com aqueles que não conhecem e reforçar com os que admiram as obras desse grande escritor, poeta, teólogo, filósofo, pedagogo, psicanalista e apreciador das coisas simples.

A alegria e a tristeza


Freud disse que são duas as fomes que moram no corpo. A primeira fome é a fome de conhecer o mundo em que vivemos. Queremos conhecer o mundo para sobreviver. Se não tivéssemos conhecimento do mundo à nossa volta, saltaríamos pelas janelas dos edifícios, ignorando a força da gravidade, e poríamos a mão no fogo, por não saber que o fogo queima.

A segunda fome é a fome do prazer. Tudo o que vive busca o prazer. O melhor exemplo dessa fome é o desejo do prazer sexual. Temos fome de sexo porque é gostoso. Se não fosse gostoso, ninguém o procuraria e, como conseqüência, a raça humana acabaria. O desejo do prazer seduz.

Gostaria de poder ter tido uma conversinha com ele sobre as fomes, porque eu acredito que há uma terceira: a fome de alegria.

Antigamente eu pensava que prazer e alegria eram a mesma coisa. Não são. É possível ter um prazer triste. A amante de Tomás, da A Insustentável Leveza do Ser, se lamentava: “Não quero prazer, quero alegria!”

As diferenças. Para haver prazer é preciso primeiro que haja um objeto que dê prazer: um caqui, uma taça de vinho, uma pessoa a quem beijar. Mas a fome de prazer logo se satisfaz. Quantos caquis conseguimos comer? Quantas taças de vinho conseguimos beber? Quantos beijos conseguimos suportar? Chega um momento em que se diz: “Não quero mais. Não tenho mais fome de prazer...”

A fome de alegria é diferente. Primeiro, ela não precisa de um objeto. Por vezes, basta uma memória. Fico alegre só de pensar num momento de felicidade que já passou. E, em segundo lugar, a fome de alegria jamais diz: “Chega de alegria. Não quero mais...” A fome de alegria é insaciável.

Bernardo Soares disse que não vemos o que vemos, vemos o que somos. Se estamos alegres, nossa alegria se projeta sobre o mundo e ele fica alegre, brincalhão. Acho que Alberto Caeiro estava alegre ao escrever este poema: "As bolas de sabão que esta criança se entretém a largar de uma palhinha são translucidamente uma filosofia toda. Claras, inúteis, passageiras, amigas dos olhos, são aquilo que são... Algumas mal se vêem no ar lúcido. São como a brisa que passa...E que só sabemos que passa porque qualquer cousa se aligeira em nós...”

A alegria não é um estado constante – bolas de sabão. Ela acontece, subitamente. Guimarães Rosa disse que a alegria só acontece em raros momentos de distração. Não se sabe o que fazer para produzi-la. Mas basta que ela brilhe de vez em quando para que o mundo fique leve e luminoso. Quando se tem a alegria, a gente diz: “Por esse momento de alegria valeu a pena o Universo ter sido criado”.

Fui terapeuta por vários anos. Ouvi os sofrimentos de muitas pessoas, cada um de um jeito. Mas por detrás de todas as queixas havia um único desejo: alegria. Quem tem alegria está em paz com o Universo, sente que a vida faz sentido.

Norman Brown observou que perdemos a alegria por haver perdido a simplicidade de viver que há nos animais. Minha cadela Lola está sempre alegre por quase nada. Sei disso porque ela sorri à toa. Sorri com o rabo.

Mas, de vez em quando, por razões que não se entende bem, a luz da alegria se apaga. O mundo inteiro fica sombrio e pesado. Vem a tristeza. As linhas do rosto ficam verticais, dominadas pelas forças do peso que fazem afundar. Os sentidos se tornam indiferentes a tudo. O mundo se torna uma pasta pegajosa e escura. É a depressão. O que o deprimido deseja é perder a consciência de tudo para parar de sofrer. E vem o desejo do grande sono sem retorno.

Antigamente, sem saber o que fazer, os médicos prescreviam viagens, achando que cenários novos seriam uma boa distração da tristeza. Eles não sabiam que é inútil viajar para outros lugares se não conseguimos desembarcar de nós mesmos. Os tolos tentam consolar. Argumentam apontando para as razões para se estar alegre: o mundo é tão bonito... Isso só contribui para aumentar a tristeza. As músicas doem. Os poemas fazem chorar. A TV irrita. Mas o mais insuportável de tudo são os risos alegres dos outros que mostram que o deprimido está num purgatório do qual não vê saída. Nada vale a pena.

E uma sensação física estranha faz morada no peito, como se um polvo o apertasse. Ou esse aperto seria produzido por um vácuo interior? É Thanatos fazendo o seu trabalho. Por que quando a alegria se vai ela entra...

Os médicos dizem que a alegria e a depressão são as formas sensíveis que tomam os equilíbrios e os desequilíbrios da química que controla o corpo. Que coisa mais curiosa: que a alegria e a tristeza sejam máscaras da química! O corpo é muito misterioso...

Aí, de repente, sem se anunciar, ao acordar de manhã, percebe-se que o mundo está de novo colorido e cheio de bolhas translúcidas de sabão... A alegria voltou!




"Resta" 

Comovo-me ao recordar-me do poema do Vinicius " O haver". É um poema crepuscular. Ele contempla o horizonte avermelhado, volta-se para trás e faz um inventário do que sobrou.
Fiquei com vontade de fazer algo parecido,sabendo que não sou Vinícius,não sou poeta, nada sei sobre métrica e rimas. 

E eu começaria cada parágrafo com a mesma palavra com que ele começou as suas estrofes:
Resta... Resta a luz do crepúsculo, essa mistura dilacerante de beleza e tristeza. Antes que ele comece ao fim do dia,o crepúsculo começa na gente.

O *Miguelim menino já sentia assim: "O tempo não cabia. De manhã já era noite...".Assim eu me sinto, um ser crepuscular. Um verso de Rilke me conta a verdade sobre a vida:"Quem foi que nos fascinou para que tivéssemos uma ar de despedida em tudo o que fazemos?". 

Restam os amigos. Quando tudo está perdido,os amigos permanecem. Lembro-me da antiga canção de Carole King,"You got a friend": "Se você está triste,no fundo do abismo e tudo dando errado, precisando de alguém que o ajude -feche os olhos e pense em mim. Logo logo estarei ao seu lado para iluminar a noite escura.Basta que você chame o meu nome...Você sabe que eu virei correndo pra ver você e de novo . Inverno,´primavera, verão ou outono, basta me chamar que eu estarei ao seu lado. Você tem um amigo..." . 

Eu tenho muitos amigos que continuam a gostar de mim a despeito de me conhecerem. E tenho também muitos amigos que nunca vi. 

Resta a experiência de um tempo que passa cada vez mais depressa,"Tempus Fugit"."Quando se vê já são seis horas. Quando se vê já é sexta-feira. Quando se vê já é Natal. Quando se vê já terminou o ano. Quando se vê não sabemos por onde andam nossos amigos.Quando se vê já se passaram cinquenta anos...(Mário Quintana). Resta uma ternura por tudo que é fraco,do pássaro de asa quebrada ao velho trôpego e surdo. 

Fui um adolescente fraco e amedrontado. Apanhei sem reagir. Cresceu dentro de mim uma fera que dorme. 

Toda vez que vejo uma criança, uma pessoa humilde e indefesa sendo humilhada por uma pessoa que se julga grande coisa, a fera acorda e ruge. Tenho medo dela. 
Resta a minha fidelidade às minhas opiniões que teimo em tornar públicas,o que me tem valido muitas tristezas e sucessivos exílios. Mas sei que minhas opiniões,todas as opiniões, não passam de opiniões. Não são a verdade.

Ninguém sabe o que é a verdade. Meu passado está cheio de certezas absolutas que ruíram com os meus deuses. 

Todas as pessoas que se julgam possuidoras da verdade se tornam inquisidoras.Por isso é preciso tolerância.

Resta a verdade que, muitas vezes, fica nublada, escondida pela maldade de alguns seres humanos. 

Resta, na catedral vazia, a luz dos vitrais coloridos, o silêncio,o repicar dos sinos,o canto gregoriano, a música de Bach, de Beethoven, de Brahms, de Rachmaninoff, de Fauré, de Ravel... 

Resta ainda, no pátios da catedral arruinada, a música de Jobim, do Chico, de Piazzola... 
Resta quanto tempo? Não sei.

O relógio da vida não tem ponteiros.Só se ouve o tique taque...

Só posso dizer: " Carpe Diem" - colha o dia como um morango vermelho que cresce à beira do abismo. É o que tento fazer.

Rubem Alves nasceu no interior de Minas Ge­rais e é escritor, pedagogo, teólogo e psicanalista.


Leitores queridos, resta-me lamentar mais essa perda e desejar a vocês, me apropriando das palavras do próprio Rubem Alves, que "colham o dia como um morango vermelho que cresce à beira do abismo" e vivam intensamente, pois a vida passa rápido, muito rápido.

E, para concluir quero deixar uma reflexão de Rubem sobre a vida, "a sonata da vida"...

"Compreendi, então,
que a vida não é uma sonata que,
para realizar a sua beleza,
tem de ser tocada até o fim.
Dei-me conta, ao contrário,
de que a vida é um álbum de mini-sonatas.
Cada momento de beleza vivido e amado,
por efêmero que seja,
é uma experiência completa
que está destinada à eternidade.
Um único momento de beleza e amor
justifica a vida inteira."


CARPE DIEM!!!

sábado, 19 de julho de 2014

MORRE JOÃO UBALDO RIBEIRO, ESCRITOR BAIANO.

Queridos leitores.

Hoje eu quero fazer uma justa homenagem ao jornalista, advogado e escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, que partiu ontem, mas deixou sua contribuição para a cultura brasileira e mundial.


"Ubaldo era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) .
O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, trabalhou como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; foi também colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.

João Ubaldo trabalhou como colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha, e foi colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, A Tarde e muitos outros.


A formação literária de João Ubaldo Ribeiro iniciou ainda nos primeiros anos de estudante. Foi um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.Trabalhando na imprensa, pôde também escrever seus livros de ficção e construir uma carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista e tradutor."


O escritor João Ubaldo Ribeiro,
com o fardão da Academia Brasileira de Letras,
em foto de 1994 - Luciana Leal / Agência O GLOBO
Bem, falta de currículo não era problema para o escritor. Contudo, podemos destacar ainda que João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). e se destacou como cronista, tradutor e romancista. Ele escreveu vários livros, a exemplo de Sargento Getúlio, O Sorriso do LagartoViva o povo brasileiro. Também ganhou dois prêmios Jabuti, como melhor autor e melhor romance do ano, da Câmara Brasileira do Livro, a mais tradicional premiação do livro no Brasil. Ubaldo recebeu ainda o prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa.

O acadêmico, João Ubaldo Ribeiro era reconhecidamente um escritor voltado para a realidade do povo brasileiro, como afirmou Domício Proença, secretário da ABL. Proença ainda salienta que Ubaldo não ia sempre às reuniões da ABL, mas quando ia "era uma festa, com aquela voz de barítono, aquela alegria. Ubaldo era um escritor voltado para o povo brasileiro, a realidade brasileira, com a justiça social. Tinha personagens que retratavam bem essa realidade. Tenho certeza que Zecamunista deve estar muito triste hoje", disse Proença.
Ubaldo, como bom escritor que era, nunca esteve alheio às questões políticas do nosso país, à corrupção, ao tão falado "jeitinho brasileiro", à falta de cultura, ao comodismo e muito mais. Vejam algumas frases dele: 

"Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu 'puxar a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos.” 


"Não se lê porque não se gosta de ler, porque dá trabalho. Ler é chato porque a pessoa não aprendeu a ler. Ela aprendeu a ficar na frente da TV onde tudo é fornecido."


“A arte é uma forma de conhecimento.”

"Uma das características da esquerda é, e sempre foi, a de acreditar que o homem é perfectível, pode ser aperfeiçoado. Que o homem não é ruim por natureza, que é possível que socialmente ele possa viver de maneira harmônica, estável. A direita, por sua vez, é ruim mesmo. Faz com que o homem só pense em si, defenda seu interesse, por mais mesquinho que seja, acima de qualquer outra coisa. Essa é a verdadeira lei do mundo: primeiro o meu, o resto que se dane. (Eu assevero que essa última parte vale pra todas as posições dos politiqueiros sem compromisso, independente se for de esquerda ou direita).

Muitas personalidades se manifestaram sobre a morte de João Ubaldo, como o escritor, também baiano, Antonio Torres, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, Domício Proença Filho, Luís Fernando Veríssimo, Nélida Piñon e muitas outras pessoas. (Vide em: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/07/veja-repercussao-da-morte-do-escritor-joao-ubaldo-ribeiro.html).

Bem, o que nos resta é desejar os sinceros sentimentos à família de João Ubaldo e fazer as suas obras largamente divulgadas.

Fiquem com a imagem do sempre alegre e sorridente escritor João Ubaldo Ribeiro.


CARPE DIEM!!!

sábado, 5 de julho de 2014

KIAN: MENINO VENCEDOR E MUITO ABENÇOADO!

Estimados leitores.

Hoje quero compartilhar com vocês a história de Kian Musgrove, uma criança de apenas 2 anos que vive em NewcastleInglaterra.

Kian e sua mãe, Kat

Quando tinha 1 ano e seis meses, Kian foi diagnosticado com neuroblastoma, um tipo de tumor congênito, raro, que se origina no sistema simpático (nada simpático esse dito cujo). A incidência de tal doença se dá em 10 casos por milhão de crianças entre zero e quatro anos de idade.

Kian começou a apresentar os sintomas da doença em agosto do ano passado, quando estava de férias na Turquia, acompanhado da mãe, Kat e a irmã Katie de 4 anos. A mãe conta que ele acordou e não conseguiu se equilibrar. No dia seguinte Kian teve febre alta. Então, ela o levou ao médico, lá mesmo na Turquia, o qual afirmou que o problema era dentição.

Kat conta que depois dessa situação, voltou imediatamente para a Inglaterra. Até ser diagnosticado o problema, Kat foi aos médicos com Kian seis vezes e em cada uma dessas idas e vindas diziam que ele tinha um vírus diferente. Então, ela resolveu levar o garoto ao Newcastle Royal Infirmary para fazer exames de sangue; foi aí que descobriu que ele tinha células cancerígenas por todo o seu corpo.

Kian com sua irmã Katie e com sua mãe

Foram descobertos 27 tumores espalhados por todo o corpo de Kian: "pernas, gânglios linfáticos, coluna e crânio — fazendo com que os médicos temessem o pior." Mas, ele começou a fazer o tratamento e "depois de 10 semanas de quimioterapia esgotante e uma série de cirurgias, o câncer parece ter desaparecido. Kian ainda está fazendo radioterapia, porque o neuroblastoma em crianças pode se repetir. Porém, não há mais nenhum sinal dos tumores", graças a Deus!

Você, leitor, pode encontrar a reportagem completa em: http://extra.globo.com/noticias/mundo/diagnosticado-com-27-tumores-menino-de-2-anos-ganha-luta-contra-cancer-13069912.html?utm_source=Facebook&utm_medium=midia%20social&utm_term=27%20tumores&utm_campaign=Extra#ixzz3636cqBdI

Kian em diversos momentos. Grande herói

Estamos na torcida por você, Kian e esperamos que cresça forte, com saúde física e psíquica e continue demonstrando para o mundo toda a sua força e vontade de viver.

Deus abençoe também a família de Kian, o pequeno guerreiro, presente de Deus!

CARPE DIEM!!!