Pesquise assuntos deste blog:

domingo, 24 de agosto de 2014

MENSAGEM DO DOMINGO: "PAI NOSSO"

Bom dia, leitores e leitoras.

Passei rapidinho para deixar uma mensagem pra vocês. Estou aqui, cercada de um vasto material para corrigir e não sei se vou dar conta de tudo, mas lembrei de vocês, leitores queridos; aliás, sempre lembro, o tempo e os afazeres do cotidiano que não me permitem ser mais presente.

Bem, chega de blá blá blá e vamos à mensagem pois o tempo urge.

Quero compartilhar com vocês um vídeo que recebi e que achei muito interessante. Trata-se de uma nova versão para o tão conhecido PAI NOSSO, a oração que JESUS nos ensinou a fazer e que, nós, muitas vezes fazemos de forma mecânica e hipócrita. Clamamos por perdão, mas não queremos perdoar, pedimos, pedimos e não queremos também doar. Enfim, dizemos o que queríamos ser ou fazer, mas na realidade nos falta coragem e disposição para sê-lo e/ou faze-lo.

Confiram o vídeo.





Pai nosso, que estás no céu, na terra, no fogo, na água e no ar. Pai nosso, que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.


Pai nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade. Pai nosso, que estás naquele que caminha comigo e naquele que já partiu, deixando-me a alma ferida pela saudade.

Santificado seja o Teu nome por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso, por toda a harmonia da Criação. Sejas santificado por minha vida, pelas oportunidades tantas, por aquilo que sou, tenho e sinto e por me conduzir à perfeição.

Venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor. Reino que sou convocado a construir através da mansidão de espírito, reflexo da grandeza interior.

Seja feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que as minhas reais necessidades.

Ainda que muitas vezes eu não compreenda mais do que o silêncio em resposta às minhas preces, não te ouvindo assim dizer: Filho aguarda, tua é toda a eternidade.

O pão nosso de cada dia me dá hoje e que eu possa dividi-lo com meu irmão. As condições materiais que ora tenho de nada servem se não me lembro de quem vive na aflição.

Pão do corpo, pão da alma, pão que é vida, verdade e luz. Pão que vem trazer alento e alegria: é o Evangelho de Jesus.

Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas. Perdoa quando se torna frio meu coração; quando permito que o mal se exteriorize na forma de agressão.

Que, mais do que falar, eu saiba ouvir. Que, ao invés de julgar, eu busque acolher. Que, não cultivando a violência, eu semeie a paz. Que, dizendo não às exigências em demasia, possa a todos agradecer.

Perdoa-me, assim como eu perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja ferido pelas amarguras e dissabores da ingratidão.

Possa eu, Senhor da Vida, lembrar de que nenhuma mágoa é eterna e de que o único caminho que me torna sublime é a humilde estrada da reconciliação.

Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo, que me tornam escravo de minha malevolência.

Antes, que Tua luz esteja sobre mim, iluminando-me, para que eu te encontre dentro de minh'alma, como parte que és de minha essência.

E livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade. Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão.

Mas ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha força e coragem de dizer: Obrigado, Pai, por mais esta lição!

Tudo o que nos cerca é poesia Divina. Há um traço de Deus em cada ser da Criação.

Busquemos por Ele no desabrochar das flores, no correr das águas, no canto do vento, no cintilar das estrelas.

Mas, acima disso, busquemos por Ele em nosso interior. Basta que, por um instante, fechemos os olhos e O sintamos: lá Ele está, dando rima aos versos de nossas vidas...


Quero ressaltar que faz-se necessário muito mais que fechar os olhos e sentirmos Deus, mas, sobretudo, devemos externar sua bondade e cuidado por meio de nossas atitudes. Sem isso, tudo perderá o sentido, desde o que JESUS fez e o que venhamos a fazer em reconhecimento pela sua graça em nosso favor. Que Deus nos capacite a sermos mais sensíveis, autênticos e disponíveis.

Um bom domingo para todos.

CARPE DIEM!!!

sábado, 16 de agosto de 2014

CRIANÇAS ADULTIZADAS MOVIMENTAM O MERCADO E RENDEM MUITAS CIFRA$.

Queridos leitores.

Há dias que estou tentando fazer uma postagem sobre esse assunto e o tempo não me permitiu, mas hoje é o dia.

Semana passada saiu uma reportagem sobre crianças que posaram com roupas e acessórios de adultos, como se fossem um deles, para uma campanha publicitária da marca COURO FINO




Faz um tempão que discuto esse assunto e repudio toda e qualquer tentativa de adultizar a criança, independente do pretexto ou dos possíveis motivos. Não importa, a criança tem que viver a sua fase, caso contrário será um(uma) adulto(a) problemático.

Leitores, não podemos pular nenhuma etapa de nossa vida, pois isso é extremamente prejudicial, pois nos priva de amadurecer, de descobrir coisas que contribuirão para alicerçar a nossa vida.

Em relação à reportagem, a minha atitude foi de repulsa, ao constatar a erotização infantil, pois tal situação mexe com a sexualidade de forma precoce e equivocada e ainda incita ao consumismo, utilizando-se da imagem e da pureza infantil para simular e/ou estimular a venda de produtos.

Caso as imagens não fossem tão "pretensiosas", não estimulassem a erotização infantil, creio que os resultados da campanha poderiam ser positivos.

Eu tenho um trabalho acadêmico que discute, dentre outros aspectos, a erotização infantil e tal assunto já faz parte das minhas discussões e de minha prática, haja vista que o meu ambiente de trabalho, a escola,  propicia a convivência com esse tipo de situação.

Bem, a publicidade sabe que produtos destinados ao público infantil rendem
muuuitooo, por isso exibe e atrela a imagem da criança, porém, na maioria das vezes, adultizada. Ademais, a divulgação de imagens e a exposição da criança, tão comum nas redes sociais, alimentam a pedofilia e o abuso sexual, sem contar na banalização do sexo, das relações, etc. 

A psicóloga  e fisioterapeuta familiar, Ana Pozza faz um alerta, no que diz respeito à exposição da criança. Ela afirma que: "expor os filhos pequenos a danças sensuais, cenas de sexo, novelas e filmes inapropriados para a sua faixa etária incentiva e contribui para uma erotização precoce." Portanto, proteger as crianças é a palavra de ordem!

Por favor, pais e responsáveis, vamos preservar a infância de nossas crianças, caso contrário, elas serão extremamente prejudicadas. Cada vez mais essas crianças estão se inserindo no mundo adulto  e tornando-se inseguras.



Cristina Silveira,  psicanalista, psicopedagoga e educadora, diz que devemos olhar com atenção para as crianças, as quais devem viver cada fase de sua vida de forma muito particular, pois a sociedade atual coloca sobre as costas das crianças diversas responsabilidades. Ela diz que: "Cada vez mais cedo, elas assumem responsabilidades e disputam posições em determinadas atividades, buscando múltiplas competências. Desprotegidas, recebem de forma direta a influência de uma sociedade que exige seres perfeitos, sentindo o peso das exigências de “gente grande”, como a falta de dinheiro ou o problema do desemprego na família. Imitam hábitos e costumes dos adultos e, muitas vezes, já nem sentem alegria pela infância. Seu desejo é alcançar a maioridade, ou seja, buscam a adultização."

Somos espelhos e devemos pensar nas seguintes questões: Que tipo de imagem eu estou refletindo? Eu estou preservando ou matando a infância da criança com a qual eu convivo




Espero que essa postagem tenha sido proveitosa para refletirmos esse assunto e que nós, pais, mães, educadores, tios, tias, avós, responsáveis e cidadãos de bem possamos preservar a essência e a pureza de nossas crianças.

CARPE DIEM!!!

domingo, 10 de agosto de 2014

DIA DOS PAIS!

Queridos leitores e leitoras.

Mais uma vez peço desculpas pela demora em atualizar o blog. As atividades do dia-a-dia tem-me impedido de fazê-lo e às vezes fico com a consciência pesada, pois tenho um compromisso com os meus leitores e não me sinto bem em ficar tanto tempo sem realizar novas postagens.

Também quero pedir desculpas pelo tamanho da postagem, porém não tive como "enxugar" mais, visto a importância do assunto e o que tinha de ser publicado. Paciência comigo, queridos leitores, muita paciência...rss.

Bem, vamos ao assunto de hoje. Aproveitando a data, quero prestar minha homenagem a todos os pais, já que, o segundo domingo de agosto é reservado a eles.


Vocês, leitores queridos, sabem que, sempre que posso enfatizo a necessidade de demonstrar amor em todos os dias do ano, independente do sentido que determinadas datas representem para o comércio.

Ainda hoje eu estava dialogando com uma pessoa sobre a importância que o dia dos pais vem alcançando nesses últimos anos. Creio que tal relevância se deve aos empresários que tentam dar uma alavancada nas vendas no comércio, já que tal data não tem tanta força, como o dia das mães, por exemplo.


Certo que a mídia tem dado muita ênfase à figura do pai na atualidade, mas devemos fazer jus não só à figura, mas também a importância que um pai tem na vida dos filhos e da família. 


Esses dias, lendo uma reportagem do R7 (http://entretenimento.r7.com/casa-e-familia/fotos/apos-mae-abandonar-familia-pai-solteiro-da-a-volta-por-cima-para-criar-filho-08082014#!/foto/1), achei bem interessante a história de um pai que, diante da omissão da sua esposa resolve cuidar de seu filho com muita dedicação. É obrigação do pai amar e cuidar dos filhos? Pai e mãe têm obrigação de cuidar, educar, amar e dar uma vida digna aos seus filhos. 

Se formos buscar a origem do dia dos pais, perceberemos que o motivo foi o mesmo: "fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida". Mas há um fato que explica a origem de tudo e vou colocar a narrativa na íntegra, como vi no Portal da Família (http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml).


Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.


Bem, vamos falar sobre a história do jovem Edson Souza, que é a pessoa que merece destaque na postagem de hoje e, por meio dele quero homenagear todos os pais comprometidos com o propósito de ser verdadeiramente pai, não apenas um genitor, pois colocar um filho no mundo é muito fácil, o difícil é exercer o papel de pai. 

Aos 19 anos Edson conheceu a mãe de seu filho. Eles namoraram, ficaram noivos e se casaram. Após algumas tentativas veio Ericky, só que a mãe da criança não estava "preparada" para ser mãe. Em meio a alguns desentendimentos no que diz respeito à relação do casal e o cuidado com a criança, a esposa de Edson resolveu abandoná-lo com o pequeno Ericky.


O papai conta que foi uma situação muito difícil e que ele chegou a ter depressão, pois tinha que lidar com o abandono da ex-esposa, com a falta que o filho sentia da mãe, além das dificuldades financeiras e a árdua tarefa de cuidar do filho sozinho, como ele mesmo revelou na reportagem ao R7.

Edson em diversos momentos com seu filho Ericky
Contudo, o jovem Edson deu a volta por cima e está conseguindo ser um pai dedicado e amoroso para com seu filhinho.


Há muitos pais, a exemplo de Edson que doam parte de sua vida, de seu tempo no intuito de criarem seus filhos. São esses que merecem destaque e respeito, pois sabem verdadeiramente o que é ser pai. 

Fica aqui meu registro e minha homenagem no dia dedicado aos pais; pais presentes, companheiros, cooperadores, amigos, corajosos...

Deus abençoe todos vocês, pais e lhes dê sabedoria para criarem seus filhos de forma digna, ensinando-os a respeitarem os outros, a serem tementes a Deus, a serem cidadãos. 

Segue uma mensagem que achei interessante, pois revela a essência do que é ser pai. Confiram. 






Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?

Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?

Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?

Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?

Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?

Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?

Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais, meu PAI.

                  ( Maria Cristina Tavares Seixas Felipe )

Feliz dia dos pais! Felizes sejam todos os dias!


CARPE DIEM!!!