Pesquise assuntos deste blog:

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O QUE COMEMORAR NO DIA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS?

Hoje se comemora no país inteiro o dia do(a) professor(a). Mas, qual a origem dessa data?

Segundo fontes, o dia dedicado a esses profissionais foi instituído por D. Pedro I em um Decreto Imperial, que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de oututbro de 1827 (dia consagrado à educadora santa Tereza D'Ávila). Tal Decreto insituía que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas iniciais, de primeiras letras. Muitos outros temas, concernentes à educação foram tratados nesse documento, que, na prática não teve a eficácia que se esperava.

Contudo, a comemoração do dia dedicado ao professor só aconteceu mais de um século depois, exatamente em 1947, 120 anos após a publicação do referido Decreto. É...parece que tudo na educação anda a passos de tartaruga e isso é prova que já é um problema histórico-cultural.

A profissão de professor(a) é muito nobre, diriam alguns estafante, sem reconhecimento e cercada de muitos outros problemas, diriam outros.

Eu afirmo que essa profissão é tudo isso e mais algumas coisas. É uma profissão pouco valorizada nesse país e que incomoda a muitos, pois, quer queria quer não, os professores são formadores de opinião, sim. Eles influenciam, advertem, informam, ajudam o sujeito a enxergar, a desvendar o mundo que està à sua volta, mostrando conceitos como cidadania, direitos, deveres e atuação na sociedade.

Os educadores ainda alertam os estudantes sobre como se defenderem de politiqueiros que só querem usar a máquina pública para se beneficiarem. Conceitos e valores também são aprendidos na escola. Eu afirmo também, pois devem ser aprendidos, inicialmente em casa, no âmbito familiar.

Pois, então, o professor é aquele que ensina ciência, que socializa o conhecimento intelectual, mas também é o que ensina conhecimentos que perdurarão para a vida. O seu papel é fundamental...pode dar vida...pode também tirar a vida, matar os sonhos, por isso a importância, o cuidado e o compromisso de lecionar com ética, profissionalismo e respeito ao ser humano.

Como professora atuante, infelizmente, posso afirmar que há muito ainda que fazer, que valorizar o profissional em educação, o professor, o educador, haja vista toda a trajetória desse profissional no Brasil. Profissão cercada de desafios, de descaso, desrespeito, de uma carga de trabalho estafante, de salários vergonhosos, de um público cada dia mais difícil de se lidar, pois o educador tem sobre suas costas muitas responsabilidades que fogem à sua competência.

 O professor se prepara para desenvolver funções ligadas ao ato de ensinar, de educar. Ele não pode suprir o papel da família e outros papéis, mas lamentavelmente é isso que tem acontecido e a educação tem se transformado em instrumento de manipulação por parte do Estado e resultado do desleixo da família.

Falar em Estado, em responsabilidade dos governantes, eu não poderia deixar de mencionar a situação da Bahia, em que os professores levaram 115 dias em greve, reivindicando que o governador Jaques Wagner prestasse contas dos quase 103 bilhões desviados do Fundeb, assim como o pagamento do Piso Salarial Nacional aos professores. Como prêmio, tivemos nosso plano de carreira rasgado, restrições ao plano de saúde, o qual sofreu mudanças (sempre pra prejudicar o servidor), além das retaliações de salários cortados, empréstimos bloqueados, etc, etc.


Essa situação não aconteceu apenas na Bahia não; os professores das universidades federais reivindicaram seus direitos e também sofreram retaliações por parte do governo federal, da presidente Dilma, que afirmou nos palanques que, uma de suas metas seria a valorização do professor...ela esqueceu de colocar o prefixo DES; a (DES)VALORIZAÇÃO é uma marca de Dilma.

Como governantes que nao investem na educação, que não valorizam os profissionais, querem alcançar ÍNDICES POSITIVOS NA EDUCAÇÃO? Como querem melhorar o ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)? Como querem uma NAÇÃO JUSTA, onde todos tenham os mesmos direitos? Penso que isso é utopia. Mas, ainda espero essa utopia; ainda espero que homens e mulheres tentem educar com amor, com respeito ao ser humano; ainda espero que os governantes governem com justiça e compromisso.

Ah, se todos nós nos espelhássemos no Mestre dos Mestres - JESUS - seria tudo mais fácil; deixaríamos a ambição desmedida de lado; o orgulho e a vaidade seriam "cartas fora do baralho" A sabedoria seria um tesouro a ser partilhado.

Faço votos que esse país, a exemplo do Japão, aprenda a valorizar os professores e buscar a cada dia tornar esse lugar em uma nação um pouco melhor.

Parabenizo a todos os meus colegas e minhas colegas de profissão que, mesmo diante de tantas dificuldades, humilhações e desencantos têm procurado desenvolver a profissão de forma ética, com dignidade e comprometimento, procurando mostrar pelo exemplo, que cidadania não se compra, se constrói, se faz com respeito às diversidades, com consciência e com respeito!


CARPE DIEM!!


 Não se pode ensinar nada a um homem; só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário