Pesquise assuntos deste blog:

domingo, 16 de dezembro de 2012

A BUSCA DESENFREADA PELO CORPO PERFEITO. ISSO É POSSÍVEL?

Bom dia, boa tarde, boa noite, pra você, leitor e leitora.

Depois de alguns dias sem atualizar o blog -  pelo que peço desculpas, mas é o ritmo frenético de todos os professores em final de ano - estou aqui novamente com um tema bastante instigante: a incessante busca pelo corpo perfeito, pela imagem.

 Vivemos numa sociedade em que, muitas pessoas lutam, se sacrificam muitas vezes para adquirir um corpo perfeito, atraente, ultrapassando muitas vezes seus limites.

Isso gera muitos problemas psíquicos e físicos, a exemplo da depressão, bulimia (transtorno compulsivo alimentar, em que a pessoa força o vômito após as refeições), vigorexia (transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma contínua, excessiva e super valorizada), ortorexia (o exagero em dietas naturalistas), anorexia (distorção da imagem corporal: ao se olhar no espelho sempre se vê mais gordo do que é), osteoporose precoce, alterações cardíacas e do metabolismo, queda de cabelo, problemas como amenorreia provocada por consequência de outros transtornos e muitos outros problemas e doenças.

Temos visto muitos jovens bonitos e cheios de vida que acabam entrando na neura de ter um corpo perfeito. Seria isso possível? Quem na verdade está interessado nesse corpo perfeito? Até que ponto tal preocupação com a imagem é saudável?

Muitas empresas têm lucrado com a obssessão das pessoas que vivem em função do corpo, da imagem física. A mídia também é outra que veicula informações voltadas para esse aspecto, incutindo valores fúteis, os quais têm alcançado um grande número de adeptos.

Recentemente, a modelo YASMIN BRUNET, filha de Luíza Brunet, escreveu em seu twiter, o seguinte:   

"Meninas e meninos, vocês são lindos como são. Pode parecer brega, mas é verdade. Não entrem no jogo da indústria da beleza. Seja você. Não se espelhe na beleza dos outros".
"Não queira um corpo que é só ilusão. Não acredite na dieta que as pessoas dizem que fazem para perder peso. Sejam saudáveis e felizes. Isso é importante. Se aceite como você é. Se ame", finalizou Yasmin.

as e meninos, vocês são lindos como são. Pode parecer brega, mas é verdade. Não entrem no jogo da indústria da beleza. Seja você. Não se espelhe na beleza dos outros"

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/11/26/nao-queira-um-corpo-que-e-so-ilusao-escreve-yasmin-brunet-em-rede-social.jhtm
"Meninas e meninos, vocês são lindos como são. Pode parecer brega, mas é verdade. Não entrem no jogo da indústria da beleza. Seja você. Não se espelhe na beleza dos outros"

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/11/26/nao-queira-um-corpo-que-e-so-ilusao-escreve-yasmin-brunet-em-rede-social.jhtm
Yasmin é uma modelo  famosa e pode ser considerada um ícone da beleza, portanto, tem o poder de influenciar muitos jovens. Entretanto, ao invés de influenciá-los negativamente, ela o fez de forma positiva e madura. Atitude digna de respeito.

Essa onda de narcisismo (paixão pela própria imagem) tem destruído muitas vidas. Precisamos nos conscientizar de que essa subcultura de culto ao corpo nada mais faz que marginalizar, tornando as pessoas inseguras e infelizes. 

Cuidar do corpo é bom, saudável e estritamente necessário, não apenas por uma questão estética, mas, sobretudo, por uma questão de saúde.

Não existe uma beleza única, específica. 

                                     

                                                                       
 Não existe corpo padrão. Não existe um paradigma de beleza.

 Precisamos atentar com mais seriedade para a essência do ser humano, para o que ele tem de bom, de saudável. 

Para mim, as pessoas continuam valendo pelo que têm de bonito interiormente. Elas valem pelo que são, não pela sua imagem ou pela posição social. Valorizemos as pessoas pela sua integridade, pela sua bondade, pelo caráter idôneo e humanidade.

Repudiemos toda e qualquer atitude excludente, segregadora e mesquinha que violenta as pessoas, que vai de encontro à essência humana.

Safo de Lesbos (escritora da ilha de Lesbos) disse que "Quem é belo, é belo aos olhos - e basta. Mas quem é bom é subtamente belo".

Sejamos, pois, canais de bençãos, sejamos instrumentos de transformação, profetizemos sempre o que for bom, pois é nisso que consiste a beleza, Sejamos subtamente belos.

CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário