Pesquise assuntos deste blog:

terça-feira, 2 de setembro de 2014

* EX-CATADOR DE LIXO VIRA MÉDICO - HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO *

Bom dia, boa tarde, boa noite, queridos leitores e queridas leitoras.

Mais uma vez quero me desculpar com vocês, leitores, pela demora em postar, mas é que os afazeres do dia a dia me sugam, portanto, fico impossibilitada de atualizar o blog.

Bem, é com imensa alegria que eu venho falar de mais uma história que deu certo, de mais um sonho que não morreu, pelo contrário, foi nutrido para que, enfim brotasse em vida e alegria.

A história hoje fica por conta do brasiliense Cícero Pereira Batista. Ele é natural de Taguatinga, cidade satélite, que fica a 22,8 km da capital federal, Brasília.

Como tantas pessoas, Cícero enfrentou muitas dificuldades na vida, mas tem um diferencial que impacta quem ouve ou lê sobre a vida desse jovem de 33 anos. Ele é de origem pobre, órfão de pai desde os 3 anos, com mãe alcoólatra e dez irmãos em situação de pobreza extrema, dos quais, dois foram assassinados. Ele conta que já passou fome e pegava comida e livros do lixo. Alimentava a fome física e a intelectual. Falando nisso, o então médico relata que começou a pegar livros nos lixos que encontrava, desde os 5 anos, mesmo não sabendo ler ainda, contudo, tais livros serviram de inspiração, posteriormente, em especial os títulos ligados à Biologia e Ciências. 

Para aqueles que ficam reclamando da vida, das dificuldades e achando que os seus sonhos nunca vão se realizar, mirem-se em Cícero Pereira, pois ele é um exemplo grandioso. Para ele, a chave de toda essa mudança estava, como sempre esteve na educação, portanto, ele não tinha outra opção: "a educação era a única saída: "Diante da minha situação social eu não tinha escolha. Era estudar ou estudar para conseguir sair da miséria extrema". Cícero concluiu o ensino fundamental em escola pública em 1997 e o ensino médio integrado com o curso técnico em enfermagem, entre 1998 e 2001. É bom ressaltar que ele é o único da família que conseguiu concluir o ensino médio e fazer uma graduação, tornando-se um médico.

Entretanto, até chegar ao estágio atual em que conseguiu certo conforto, Cícero penou muito.
Ele conta que passou momentos críticos, como podemos perceber no trecho a seguir: "Quando eu fazia o ensino médio técnico eu morava em Taguatinga e estudava na Ceilândia. Não tinha dinheiro para o transporte e nem para a comida. Andava uns 20 km, 30 km a pé. Muitas vezes eu desmaiava de fome na sala de aula". Muitas foram as barreiras, mas ele não desistiu, mesmo nos momentos em que não tinha dinheiro nem pra pegar o ônibus para ir estudar nem mesmo para comer. Diante de sua situação, professores e colegas da faculdade se mobilizaram para ajudá-lo com vale-transporte, dinheiro e até comida, mas ele ficou receoso, explica: "Eu era orgulhoso e nem sempre queria aceitar, mas, devido à situação, não tinha jeito. Eu tinha muita vergonha, mas nunca deixei de estudar",

Vocês pensam que as dificuldades pararam por aí? Vejam o que Cícero relata sobre a época da faculdade, quando ele passou em medicina, numa instituição particular, em 2006 em Araguari (MG), a 391 km de Brasília. "Frequentava as aulas durante a semana em Minas e aos finais de semana vinha para Brasília para trabalhar. Era bem corrido", diz. Ele conseguiu segurar as contas por um ano e meio. "Eu ganhava cerca de RS 1.300 e pagava RS 1.400 [de mensalidade]. Até cheguei a pedir o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] por seis meses, mas no fim as contas foram apertando ainda mais e parei".

Queridos, muitos foram os obstáculos enfrentados pelo então médico Cícero Pereira, mas estes não foram suficientes para detê-lo, serviram ainda mais como estímulo, embora não faltasse momentos em que Cícero, teve vontade de "chutar o pau da barraca" e desistir, mas não foi isso o que aconteceu, graças a Deus, se não não estaríamos aqui nos alegrando com sua história de superação e perseverança.

Cícero Pereira, já formado e exercendo a profissão
foto: arquivo pessoal
O que mudou na vida de Cícero? Atualmente ele é diretor clínico de um hospital municipal e trabalha em outros dois. Seu objetivo agora é "capitalizar", conseguir ganhar dinheiro, a fim de melhorar de vida e ajudar a família. Cursar um doutorado fora do Brasil também está entre seus planos. (Vide reportagem sobre o assunto em: (http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2014/07/25/pegava-livros-no-lixo-ex-catador-de-brasilia-conta-como-virou-medico.htm).

Confesso a vocês que eu fiquei muito feliz com a história de Cícero e espero que ela sirva de exemplo, de estímulo para aqueles que querem vencer na vida, que têm sonhos e em algum momento pensaram e ou pensam em desistir. Por favor, não desistam, persistam, lutem, façam como Cícero, como D. Chames que se formou em direito aos 97 anos; façam como Marilene Lopes, ex-catadora de latinhas, também de Brasília, que se tornou funcionária pública no Tribunal de Justiça do Distrito Federal; sigam o exemplo de André Lucas que passou em seis universidades dos EUA, das oito que tentou, façam como tantos outros exemplos que já postei aqui no blog (vide: história de D. Chameshttp://tomprosaico.blogspot.com.br/2014/07/idosa-de-97-anos-se-forma-em-direito-em.html; a história de André Lucas: http://tomprosaico.blogspot.com.br/2014/07/aluno-da-rede-publica-e-aprovado-em.html; a história de Marilene Lopeshttp://tomprosaico.blogspot.com.br/2013/09/ex-catadora-de-latinhas-do-distrito.html), os quais nos impulsionam a lutar pelos nossos sonhos até vê-los concretizados. Mas não se enganem, nada vem sem luta, sem dificuldades, porém, o sabor da vitória é muito maior que todos os obstáculos.

Espero que muitos governantes reflitam sobre a questão de investimentos em educação, especialmente no atual momento em que estamos vivendo, em que os tais candidatos fazem promessas monstruosas de investimentos para transformar a educação e, logo depois de eleitos, ficam com "Mal de Alzheimer". Educação é coisa séria e transforma vidas e a sociedade. Esperamos que transforme de igual modo o caráter daqueles que ludibriam as mentes alheias e usurpam o direito dos outros. 

Bem, quero concluir com a dica do próprio Cícero, homenageado na postagem de hoje, o qual nos alerta dizendo que:

"Não há desculpa para não seguir os sonhos. É preciso focar naquilo que se quer. Não é uma questão de inteligência e sim de persistência. A educação mudou a minha vida e pode mudar a de qualquer pessoa".

CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário