Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA!!!

Hoje é o dia em que se comemora o dia do professor.





Estou, nesse momento ouvindo a presidente Dilma fazer um discurso bonito para os professores. Quem dera, na prática fosse tão bonito e verdadeiro assim...que sonho, essa "realidade" pintada pela presidente, que oprimiu tanto a classe de professores. Será que ela tem memória curta, tem "Mal de Alzheimer" ou está se aproveitando do momento eleitoreiro, tão oportuno para os políticos? 


Hoje não vou citar dados estatísticos, não vou tentar elencar os supostos motivos para comemorarmos em nossa caminhada diária. Quero apenas homenagear todos os professores e professoras que trabalham em condições precárias, com baixíssimos salários, e ainda assim conseguem manter o objetivo de ensinar, de formar cidadãos num país tão hostilizado, tão vitimado por políticos corruptos e desigualdades sociais cada dia mais gritantes.

Infelizmente, pesquisas recentes, mostram que a profissão de professor está em decadência, especialmente no nordeste.

Por outro lado, há uma campanha em andamento, para tentar atrair gerações para a carreira de professor. Obviamente, que essa tarefa será muito árdua, visto que a desvalorização social, as condições de trabalho e os baixos salários não estimulam na escolha dessa profissão. 

Ainda assim, podemos garimpar, em meio à escolha de tantas profissões, estudantes que optam pela área de licenciatura, independente dos baixos salários e das péssimas perspectivas para essa classe. 

No livro "O bom professor faz toda a diferença", de Taylor Mali, o autor narra suas experiências no ensino fundamental e dá exemplos de como o professor pode incentivar alunos de maneira positiva, estimulando a criatividade, a cidadania e o desenvolvimento.

Abaixo, segue uma parte do texto, que foi inspirado em um comentário que um advogado fez em uma festa, a respeito da profissão dos professores. Confiram. 

O QUE OS PROFESSORES FAZEM 


Ele diz que a grande questão é:
O que um aluno vai aprender com alguém 
cuja melhor opção na vida foi ser professor?
Ele comenta com os convidados do jantar que é verdade 
o que dizem sobre os professores:
Quem sabe faz; quem não sabe ensina.
Decido morder minha língua – em vez da dele – 
e resistir à tentação de comentar com os convidados
que também é verdade o que dizem sobre os advogados.
Afinal, estamos jantando e temos que conversar educadamente.

Então, Taylor, você é professor.
Seja honesto, não deve fazer lá muito dinheiro. 
Quanto você ganha?

Gostaria que ele não tivesse feito isso – 
me pedido que eu fosse honesto – 
porque eu tenho uma regra
sobre honestidade e passa-foras:
Se pediu, vai levar.
Você quer saber quanto eu ganho ou o que eu faço?Eu faço os alunos trabalharem mais duro do que eles imaginavam 
ser possível.
Eu faço uma nota 5 parecer uma medalha de honra
e um 9 ser um tapa na cara.
Como ousa me fazer perder tempo com um trabalho inferior ao seu 
potencial máximo?

Eu faço crianças ficarem sentadas por mais de 40 minutos na sala 
de aula em silêncio absoluto. 
Não, vocês não podem trabalhar em grupo. 
Não, você não pode fazer nenhuma pergunta agora.
Por que eu não deixo você ir ao banheiro?
Porque você está entediado.
E não precisa realmente ir ao banheiro, precisa?

Eu faço os pais tremerem de medo quando ligo para eles:
Oi. Aqui é o professor Mali. Espero não estar incomodando. 
Só queria conversar sobre algo que seu filho disse hoje.
Diante do maior brutamontes da turma, ele defendeu um colega, 
dizendo: “Deixe o garoto em paz. E daí que ele está chorando? 
Eu ainda choro de vez em quando. Você não?”
E foi o ato mais nobre de coragem que já presenciei.
Eu faço os pais verem os filhos como eles realmente são 
e o que poderão vir a ser.

Quer saber o que mais eu faço?

Eu faço os alunos imaginarem,
Questionarem.
Criticarem.Eu os faço pedir desculpas sinceras.
Eu os faço escrever, escrever, escrever,
E depois ler.
Eu os faço soletrar
Ansioso, exceção, ansioso, exceção,
Até gravarem para sempre a grafia correta dessas palavras.

Eu faço os alunos demonstrarem todos os cálculos matemáticos 
realizados
para chegar às respostas dos problemas.
E faço com que apresentem a redação final como se nunca tivessem 
produzido um rascunho sequer.
Eu os faço entender que, se você tem um talento, 
deve segui-lo.
E se alguém quiser julgá-lo pelo que você ganha, mostre 
o que você faz.

Olhe, deixe-me explicar direitinho,
para você entender que estou dizendo a verdade:
Sabe o que os professores fazem? 
Os professores fazem a diferença!
E você?


Que possamos primar pelo nosso compromisso de ensinar o que for útil, o que puder ser transposto, para além da sala de aula. Que sejamos agentes do processo educacional e social, conservando nossos princípios, valores e dignidade humana. Que possamos realmente fazer a diferença!

Parabéns a todos os professores e professoras!


CARPE DIEM!!!

2 comentários:

  1. Minha querida professora, perdoe-me o atraso pelas felicitações aqui. Mas já lhe enviei mensagem.

    Fica aqui registrado minha admiração pela competente professora baiana que ajudou na minha graduação. Sou muito grato por isso!

    Forte abraço, sucesso e SAÚDE, sempre!

    Osmar Filho.
    25/10/2014

    ResponderExcluir
  2. Olá, Osmar.

    Muito obrigada pelas felicitações, ainda estão em tempo, pois afinal, dia dos professores e professoras são todos os dias, não é mesmo? rss.

    Quanto ao restante, não precisa agradecer; ajudá-lo será sempre um prazer. Sempre que precisar, conte comigo..

    Grande abraço, Osmar Filho e muitas bençãos!

    ResponderExcluir