Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A ESPETACULARIZAÇÃO DA SOCIEDADE, A FALTA DE PRIVACIDADE E O SENSACIONALISMO

Olá, queridos leitores.

Depois de uma longa pausa, estou de volta para mais uma reflexão com vocês.

Hoje eu quero pensar com vocês, leitores, sobre a espetacularização da sociedade, a falta de privacidade e o sensacionalismo da mídia, que, de forma direta invade e transforma a vida das pessoas.


Vocês já perceberam como tudo hoje tem uma grande tendência em ser transformado em show? Vocês já notaram como muitas pessoas hoje em dia fazem questão de chamar a atenção, de expor suas vidas como se estivessem em um constante Reality show? Outros têm suas vidas invadidas pelo "jornalismo" descomprometido, pela mídia escrachada que procura mercantilizar as informações?

Semana passada eu estava lendo aqui na net sobre a forma como o
 apresentador da Rede Globo, Faustão, anunciou a saída de uma de suas dançarinas, Aline Riscado, a qual confidenciou-lhe que sairia do balé do "Domingão do Faustão", pois tinha algo melhor em vista. Na primeira oportunidade que teve, o apresentador antecipou em público a saída da integrante do seu grupo, pegando-a de surpresa e constrangendo-a profundamente, uma vez que a sua saída não seria naquele momento e sim numa data posterior, no mês de novembro (vide em: http://www.purepeople.com.br/noticia/faustao-antecipa-saida-de-aline-riscado-do-bale-do-domingao-nao-esperava_a25700/1#lt_source=external,manual,manual,manual,manual).


Um outro fato mais recente foi a publicação de uma foto de Luana Piovani de calcinha, tirada pelo seu marido, Pedro Scooby, que a elogia, chamando-a de gostosa nas redes sociais (http://celebridades.uol.com.br/album/2014/09/29/album-da-semana-29092014-a-5102014.htm#fotoNav=42). Vi em outro local que a própria Luana reclama que nunca ninguém a chama pra fazer algum tipo de "trabalho cabeça", mas que todos associam a nudez à sua pessoa. Vejam: "Nunca sou chamada para fazer coisas como (o filme) 'Amarelo Manga'. Ninguém me chama pra coisa cabeça, que combina com nudez. Eu nunca tive a oportunidade de ter uma personagem que transpusesse a minha imagem. É sempre 'Luana Piovani nua'"(http://www.purepeople.com.br/noticia/luana-piovani-posa-nua-e-reclama-ninguem-me-chama-pra-coisa-cabeca_a2138/1#lt_source=external,manual). Por que será, leitores? Alguém se arrisca a fazer conjecturas?


Outro fato que chamou a minha atenção foi um comentário racista, postado nas redes sociais. Uma pessoa, usando um perfil falso, dispara contra uma estudante da Universidade Federal do Pará, dizendo que "lugar de negro é na cozinha". Nada mais besta e antigo que esse comentário, que reflete a falta de respeito e ignorância de um ser (que tenho minhas dúvidas se é mesmo humano), que se dá o trabalho (ou demência) de postar nas redes sociais coisas desse tipo: "Fica no teu canto, neguinha suja, você e todas as aberrações de cor desta cidade" (http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/09/16/estudante-de-universidade-do-para-e-vitima-de-racismo-em-rede-social-lugar-de-negro-e-na-senzala.htm Esse tipo de comentário já deveria ter sido abolido faz tempo e, pessoas desse tipo, como o ofensor/agressor devem responder por ações como essas, pois ferem a dignidade humana.


Leitores, eu teria muitos outros exemplos para citar aqui, mas quero fazer um recorte apenas desses três, para mostrar a vocês a sociedade na qual estamos inseridos: pessoas que querem se promover, chamar a atenção de outras; pessoas que têm a sua privacidade invadida; pessoas que são ofendidas e desrespeitadas. Tudo isso nada mais é que a "sociedade da espetacularização", do sensacionalismo, da banalização.

Os fatos sociais, a miséria alheia, o sofrimento de outrem vira notícia. Muitos estão esvaziados de sentimentos e cheios de frieza brutal. É muito mais fácil filmar alguém agonizando que dá socorro a quem precisa.

Virou moda agora, adolescentes planejarem brigas, insultarem, agredirem verbal e fisicamente e depois postarem nas redes sociais. Isso leva ao "minuto da fama", dá "status", promove da mediocridade...ou reduzem à mediocridade?

Espero que não tenhamos que continuar assistindo a esses "espetáculos" baratos e medíocres. Que o nosso objetivo seja o de contribuir para a felicidade e dignidade do outro e não sermos atores e plateia do espetáculo humano, afinal, respeito e bom senso nunca são demais.

CARPE DIEM!!!

2 comentários:

  1. Amiga parabéns pelo seu blog! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida.

    Você pode e deve visitá-lo outras vezes; será sempre bem-vinda...rss.

    Beijos,

    ResponderExcluir