Hoje eu vou fazer um relato, um desabafo sobre o que aconteceu comigo recentemente. Desculpem pela extensão dessa publicação, mas eu não poderia deixar de dar todos os detalhes, pois fiquei muito indignada. Tenham paciência comigo.
Aconteceu
um fato que me deixou extremamente indignada. Eu comprei uma passagem aérea,
via internet, na agência EDESTINOS
(edestinos.com.br), para uma determinada data, porém, tal data, que seria uma
consulta médica, na cidade e estado de São Paulo fora mudada de última hora e,
não me restou outra alternativa, a não ser me comunicar com a agência de
viagens, mencionada anteriormente – a EDESTINOS – e solicitar que a
data fosse mudada, por conta desse motivo que eu destaquei.
Quero
abrir um “parêntese” aqui para falar sobre o canal de comunicação dessa
empresa, que apenas oferece contato via telefone – que só atende capitais e zona metropolitana – ou via e-mail,
que nunca tive resposta em tempo hábil. Quanto ao telefone, quem não mora na
capital ou zona adjacente, acaba ficando ilhado(a). Foi isso que ocorreu
comigo, por isso, pedi a meu irmão, que mora na capital, para fazer o contato
pra mim, visto que eu tinha urgência em fazer a troca da data das passagens.
Fato
é que, o funcionário ou funcionária – não lembro bem o gênero do(a) atendente –,
informou que deveria ser comprada um novo bilhete e, então, seria descontada a
diferença de preço, visto que o bilhete que eu iria comprar estava bem mais caro.
Fiz uma pesquisa, escolhi o voo e comecei a via crucis de envios de e-mails
para informar a nova data e a resposta era sempre a mesma, ou seja, que “não
haviam detectado a compra do respectivo bilhete”. Resolvi então, proceder como
fora indicado: efetuei uma nova compra. Pronto! Pedi a meu irmão que ligasse
novamente pra tal agência e outro funcionário disse que a história de descontar
o valor da passagem era equivocada. Resumindo: o bilhete comprado anteriormente
ficaria pra ser usado posteriormente...Aff!
Semana
passada se repetiu a mesma história. Depois de meu irmão ter ligado e, ainda na
linha conversando com um funcionário, outra funcionária da agência EDESTINOS
ligou pra meu celular informando que meu irmão havia ligado e a ligação
caiu; informou ainda que eu não teria outra opção a não ser pagar a diferença
de R$ 700,00 mais a taxa da agência, de R$ 50,00. A essa altura eu já estava
acima do limite (imaginem) e pedi que realizassem o procedimento. A funcionária
então, disse que assim o faria e usaria os meus dados do cartão de crédito, que
já estavam armazenados lá (eu não sabia desse detalhe). Caso não fosse
autorizado o pagamento pela financiadora do cartão, ela entraria em contato no
dia seguinte, pois já havia encerrado o expediente daquele dia. Enquanto isso,
meu irmão reclamava com o outro atendente sobre a “política” de atendimento da
empresa, dizendo que iria explicitar a situação no “Reclame aqui” e iria entrar
no juizado de pequenas causas.
Para
meu espanto, no dia seguinte, a funcionária que havia me atendido
anteriormente, ligou pra mim, informando que iria fazer o reembolso do valor da
passagem e que eu precisava enviar um e-mail pra agência, informando
corretamente os dados, para que assim eles procedessem.
Pasmem,
novamente: eu recebi um novo e-mail, ressaltando que o reembolso não poderia
ser feito porque a passagem que eu comprei anteriormente foi num valor
promocional. Ou seja, para trocar e pagar uma taxa de R$ 700,00 mais a taxa da
empresa, no valor de R$ 50,00 seria possível, mas, ressarcir, pelo menos o
valor da passagem (que era isso que eu queria, nada mais) não seria possível. Vejam
abaixo, o conteúdo do e-mail:
”Em 16 de novembro de 2015 11:08, <Info@edestinos.com.br> escreveu:
Prezada Senhora Abigail,
Obrigado
por entrar em contato com a Central de Atendimento da eDestinos.com.br.
Devido a
tarifa ser promocional, em caso de solicitação de reembolso, as taxas para
efetuá-lo são maiores que o valor do bilhete, não havendo valores a serem
ressarcidos.
Ficamos
à sua disposição para qualquer esclarecimento através do e-mail info@edestinos.com.br .
|
A
equipe eDestinos.com.br
Atenciosamente,
|
|
Central de
Atendimento ao Cliente.”
|
Resumindo:
dois pesos e duas medidas. Pra eu
trocar e pagar uma taxa de mais de R$ 700,00 reais é possível, não tem nada a
ver com preço promocional, mas para me ressarcir é outro peso e outra medida?
Que espécie de empresa é essa, cujos funcionários apresentam um discurso dúbio, com informações totalmente diferentes;
cada um informa de uma maneira diferente da outra, não tem um padrão de
conduta! Que código de ética é esse? Que missão? Que visão?
Impressionante o descaso, a forma como
o consumidor é tratado! Fiquei indignada, me senti um fantoche!
Agora, só me resta tomar outras providências, mas senti a necessidade de
compartilhar aqui com vocês. Quem quiser comprar na agência mencionada, pode
fazê-lo, pois cada um é livre para proceder da forma como quiser, comprar e
vender o que quiser, mas eu jamais manterei nenhuma espécie de vínculo com tal
empresa, visto que não fui tratada de forma digna.
Eu tenho provas do que estou afirmando, através dos e-mails e
telefonemas. Se a justiça precisar comprovar, pode fazê-lo quebrando o sigilo
telefônico dos aparelhos móvel e fixo.
Concluo esse meu desabafo com duas frases, que julgo muito pertinentes a
essa situação:
“É o grau de comprometimento que
determina o sucesso, não o número de seguidores.” (Remo Lupin)
“Você pode encarar um erro como uma besteira a
ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.” (Steve Jobs)
Fica aqui a dica!
CARPE DIEM!!!
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