Pesquise assuntos deste blog:

domingo, 22 de setembro de 2013

EX-CATADORA DE LATINHAS DO DISTRITO FEDERAL PASSA EM CONCURSO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE BRASÍLIA

Bom domingo, leitores e leitoras! 

Hoje quero falar sobre o belo exemplo de persistência e desejo de concretização de um sonho. Trata-se da ex-catadora de latinhas do Distrito Federal, Marilene Lopes.

Marilene Lopes - Atualmente, funcionária do TJ - DF

Marilene nos mostra que é possível mudar de vida, que é possível ser feliz, que os obstáculos fazem parte da vida e que eles, muitas vezes nos incentivam a buscar forças para alcançar a vitória.

A história de Marilene, ex-catadora de latinhas nos emociona e nos incentiva, pois quando tomamos conhecimento de tudo o que ela passou percebemos a sua garra, a sua vontade de vencer e de dar uma vida melhor para os seus cinco filhos.

Antes de ser aprovada no concurso do TJ, Marilene catava latinhas nas ruas e tinha um salário de R$ 50,00 por mês, de acordo com o G1. Para ver a reportagem, acesse o site: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/09/venci-diz-ex-catadora-de-latinhas-do-df-que-passou-em-concurso-do-tj.html.
Marilene e os filhos em frente ao barraco onde moravam, numa invasão em Brazileia - DF

Marilene fala acerca das dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida. Ela diz que nunca teve uma fruta para comer e que já chegou a passar um ano apenas com uma calcinha. Ela afirma que tomava banho e dormia sem a peça para que, após ser lavada ela pudesse secar para ser usada no dia seguinte.

Ela afirma que seus filhos só tiveram roupas, sapatos e bicicleta, após ela, Marilene ser aprovada no concurso. Ela própria nunca teve uma bicicleta. Essa mulher determinada conta ainda que seus filhos eram impedidos de entrar na creche se estivessem com os pés sujos, daí, ela comprou um carrinho de mão para levá-los e, na volta, catava latas de alumínio. 

Interessante é que, Marilene estudou durante o período em que esteve em repouso, na casa da mãe dela, por conta de uma cirurgia que ela havia feito. Ela conta que sua mãe disse que, se ela fosse operar, cuidaria dos seus filhos; e foi o que aconteceu, Marilene ficou na casa da mãe durante esse precioso tempo em que ela aproveitou para estudar, juntamente com as irmãs. "Minha mãe comprou uma apostila para as minhas irmãs, aí dei a ideia de formarmos um grupo de estudo. Íamos de 8h às 12h, 14h às 18h e de 19h às 23h30. Depois eu seguia sozinha até as 2h", explica.

A trajetória dessa jovem é cheia de espinhos. Ela conta que para se inscrever no concurso, tomou R$ 5,00 emprestado na mão de cada amigo. Hoje, creio que os amigos é que querem dinheiro emprestado...rss. Brincadeiras à parte, mas o fato é que a aprovação de Marilene foi certa. As suas irmãs não foram aprovadas, nesse mesmo concurso, apenas ela, que estava concorrendo a uma vaga do Tribunal de Justiça do DF.

Eu fico pensando nas dificuldades que, nós, cidadãos de bem enfrentamos cotidianamente, enquanto políticos sem escrúpulos desviam dinheiro público, passam a mão no nosso dinheiro, enquanto a população passa fome, padece na área da saúde, educação e segurança.

Nós não podemos e não devemos esperar que as coisas caiam do céu; só chuva. E do alto (que não é do céu, não vem de Deus) só está surgindo ultimamente bala perdida; salve-se, quem puder!

Precisamos nos inspirar no exemplo de Marilene e de tantas pessoas que nos provam que é possível ver um sonho concretizado, que é possível mudar de vida, que é possível ser feliz sem ter que pisar as pessoas, sem ter que ser desonesto e corrupto.


Seria interessante que os políticos sem caráter, criminosos, inescrupulosos, indecentes, imorais (o espaço não comporta os demais adjetivos para caracterizá-los) tomassem conhecimento sobre a história da ex-catadora de latinhas, Marilene, que venceu por méritos próprios, com trabalho e de forma honesta. Porém, mais importante que ler e conhecer a história de Marilene é seguir, é agir com decência e desempenhar a função para a qual foram eleitos com integridade e compromisso.

Deixo com vocês um vídeo que retrata a situação do nosso país. Essa música foi lançada em 1987, ou seja, a 26 anos. Não seria de se esperar que a situação tivesse mudado pra melhor? Isso me faz pensar que a política brasileira é uma farsa; o parlamento é um lixo? Os políticos (em todas as instâncias) são corruptos e corruptores, com suas raras exceções. 

O povo que é conivente com a corrupção também não está impune. Se essa doença crônica assola o país é porque muitos concordam com tal comportamento indecente de políticos que merecem descer por um vaso como esse, da imagem ao lado. Afinal, detritos devem ser descartados, não é mesmo?

Bem, segue a letra da música, de autoria de RENATO RUSSO, cantada por ele e o grupo LEGIÃO URBANA.

QUE PAÍS É ESSE?


Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Que país é esse? País da corrupção, da impunidade, da miséria, da violência, do descaso para com o povo e suas necessidades. Precisa urgentemente ser o país da decência, do respeito e da verdadeira democracia!



CARPE DIEM!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário