Pesquise assuntos deste blog:

domingo, 22 de dezembro de 2013

BRASIL CEDE IMPOSIÇÃO DA FIFA E FERE A CONSTITUIÇÃO COMETENDO CRIME DE RACISMO?

Olá, leitores.


Dei uma escapadinha aqui em meio às correções de final de unidade/de ano (uffa, como estou cansada!) para falar de um assunto, antes que fique batido: A ESCOLHA DO CASAL DE APRESENTADORES DA COPA DO MUNDO, que será realizada aqui, no Brasil, em 2014.


É do conhecimento de todos (eu creio) que LÁZARO RAMOS e CAMILA PITANGA, atores sugeridos para apresentar a Copa foram descartados e, substituídos pelos também atores, RODRIGO HILBERT e sua esposa FERNANDA LIMA para comandar o sorteio das chaves da Copa (outra polêmica), que aconteceu último dia 6 em Costa do Sauípe, aqui na Bahia. (http://entretenimento.br.msn.com/famosos/fifa-discorda-da-globo-e-escolhe-fernanda-lima-e-hilbert-para-sorteio-das-chaves-da-copa

Há rumores (serão mesmo rumores?) de que houve interferência da FIFA, a qual "preferiu" o casal de brancos, formado por uma gaúcha e um catarinense. Mera coincidência, diriam os organizadores do evento. 
Assim como essa "coincidência", também é velada a "coincidência" do racismo no Brasil. Balela! Racismo camuflado! Faça-me uma garapa bem forte!

Bem, a FIFA é soberana, então, cabe a ela exercer sua soberania de forma "majestosa". Eu li que, além de escolher Hilbert e sua esposa, a majestosa Fifa mandou avisar que quem vai interpretar a música tema da Copa do Mundo será RICHY MARTÍN...Será mesmo? (é o fim da picada). Bem, de qualquer forma, confiram a fonte: http://farofafa.cartacapital.com.br/2013/11/25/fifa-sem-racismo-no-brasil-ok/.

Os negros e negras sofrem na pele a discriminação nesse país e por onde quer que vão, acabam sendo vítimas de exclusão. Porém, o pior de tudo é quando os próprios negros e negras acabam sendo autores e protagonistas dessa situação, quando aceitam tudo, quando não agem de forma crítica e consciente.


Os negros e negras são tratados de forma pejorativa pela mídia (ver programa Zorra Total: http://www.comunistas.spruz.com/pt/Zorra-Total-e-o-racismo-camuflado-em-riso/blog.htm), pelos que se dizem cidadãos de bem (site tripudia Joaquim Barbosa e o compara a um macaco: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/09/1347552-site-pro-dilma-que-associou-barbosa-a-macaco-e-motivo-de-constrangimento-para-planalto.shtml), o jogador Paulão, do Betis foi vaiado e estigmatizado pela torcida de seu próprio time em Sevilha e saiu de campo chorando (http://www.cartacapital.com.br/sociedade/jogador-brasileiro-sofre-agressao-racista-e-sai-de-campo-chorando-3398.html). Esses e tantos outros exemplos nos mostram um racismo camuflado. Ou escancarado? 

Há um artigo muito interessante acerca do assunto, cujo autor é um sociólogo, professor titular da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Aconselho a todos que puderem, que leiam o artigo de José de Souza Martins: O BRANCO DA CONSCIÊNCIA NEGRA 
(http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/1754-o-branco-da-consciencia-negra--artigo-de-jose-de-souza-martins).  Nesse artigo, Martins discute a questão da consciência negra, da forma como ela se firma de "um modo branco de ver o negro" e da figura emblemática de Zumbi e da Princesa Isabel.  Muito bom, excelente! Leiam!

Esse exemplo do casal de apresentadores do evento ligado à Copa do Mundo é um entre tantos que traz à tona a questão do racismo no Brasil e no mundo. Há poucos dias perdemos um grande homem, o líder NELSON MANDELA, que dedicou sua vida a uma causa nobre: a luta contra a segregação racial na África. Mandela deixa-nos o grande exemplo de altruísmo, dignidade e perseverança, ao invés de subordinação. 
Todos sabem da polêmica, dos problemas advindos da realização do maior evento esportivo que será realizado pela primeira vez aqui no Brasil. Sabemos também da roubalheira, da indecência, da imoralidade e tantos outros adjetivos negativos que cercam tal evento e de como esses transtornos despertaram indignação no povo brasileiro. Contudo, eu realmente espero que a COPA DO MUNDO não figure ou não se configure uma oportunidade para se propagar o racismo, mas que seja uma oportunidade, dentre tantas outras, de combater as desigualdades sociais e étnicas. Será isso quimera? Responda, caro leitor, cara leitora, se vocês puderem, porque eu...simplesmente não posso!

Segue um vídeo de Gabriel, o Pensador, criticando o racismo...uma grande burrice!



CARPE DIEM!!!

NO FUNDO, A HISTÓRIA BRANCA DESSA SOCIEDADE NEGRA NÃO DEIXOU AO NEGRO SENÃO A ALTERNATIVA DE SER BRANCO (José de Souza Martins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário