Pesquise assuntos deste blog:

domingo, 10 de agosto de 2014

DIA DOS PAIS!

Queridos leitores e leitoras.

Mais uma vez peço desculpas pela demora em atualizar o blog. As atividades do dia-a-dia tem-me impedido de fazê-lo e às vezes fico com a consciência pesada, pois tenho um compromisso com os meus leitores e não me sinto bem em ficar tanto tempo sem realizar novas postagens.

Também quero pedir desculpas pelo tamanho da postagem, porém não tive como "enxugar" mais, visto a importância do assunto e o que tinha de ser publicado. Paciência comigo, queridos leitores, muita paciência...rss.

Bem, vamos ao assunto de hoje. Aproveitando a data, quero prestar minha homenagem a todos os pais, já que, o segundo domingo de agosto é reservado a eles.


Vocês, leitores queridos, sabem que, sempre que posso enfatizo a necessidade de demonstrar amor em todos os dias do ano, independente do sentido que determinadas datas representem para o comércio.

Ainda hoje eu estava dialogando com uma pessoa sobre a importância que o dia dos pais vem alcançando nesses últimos anos. Creio que tal relevância se deve aos empresários que tentam dar uma alavancada nas vendas no comércio, já que tal data não tem tanta força, como o dia das mães, por exemplo.


Certo que a mídia tem dado muita ênfase à figura do pai na atualidade, mas devemos fazer jus não só à figura, mas também a importância que um pai tem na vida dos filhos e da família. 


Esses dias, lendo uma reportagem do R7 (http://entretenimento.r7.com/casa-e-familia/fotos/apos-mae-abandonar-familia-pai-solteiro-da-a-volta-por-cima-para-criar-filho-08082014#!/foto/1), achei bem interessante a história de um pai que, diante da omissão da sua esposa resolve cuidar de seu filho com muita dedicação. É obrigação do pai amar e cuidar dos filhos? Pai e mãe têm obrigação de cuidar, educar, amar e dar uma vida digna aos seus filhos. 

Se formos buscar a origem do dia dos pais, perceberemos que o motivo foi o mesmo: "fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida". Mas há um fato que explica a origem de tudo e vou colocar a narrativa na íntegra, como vi no Portal da Família (http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml).


Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.


Bem, vamos falar sobre a história do jovem Edson Souza, que é a pessoa que merece destaque na postagem de hoje e, por meio dele quero homenagear todos os pais comprometidos com o propósito de ser verdadeiramente pai, não apenas um genitor, pois colocar um filho no mundo é muito fácil, o difícil é exercer o papel de pai. 

Aos 19 anos Edson conheceu a mãe de seu filho. Eles namoraram, ficaram noivos e se casaram. Após algumas tentativas veio Ericky, só que a mãe da criança não estava "preparada" para ser mãe. Em meio a alguns desentendimentos no que diz respeito à relação do casal e o cuidado com a criança, a esposa de Edson resolveu abandoná-lo com o pequeno Ericky.


O papai conta que foi uma situação muito difícil e que ele chegou a ter depressão, pois tinha que lidar com o abandono da ex-esposa, com a falta que o filho sentia da mãe, além das dificuldades financeiras e a árdua tarefa de cuidar do filho sozinho, como ele mesmo revelou na reportagem ao R7.

Edson em diversos momentos com seu filho Ericky
Contudo, o jovem Edson deu a volta por cima e está conseguindo ser um pai dedicado e amoroso para com seu filhinho.


Há muitos pais, a exemplo de Edson que doam parte de sua vida, de seu tempo no intuito de criarem seus filhos. São esses que merecem destaque e respeito, pois sabem verdadeiramente o que é ser pai. 

Fica aqui meu registro e minha homenagem no dia dedicado aos pais; pais presentes, companheiros, cooperadores, amigos, corajosos...

Deus abençoe todos vocês, pais e lhes dê sabedoria para criarem seus filhos de forma digna, ensinando-os a respeitarem os outros, a serem tementes a Deus, a serem cidadãos. 

Segue uma mensagem que achei interessante, pois revela a essência do que é ser pai. Confiram. 






Quem disse
que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto
não tem um coração moleque
querendo brincar?

Quem disse
que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?

Quem foi que falou
que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?

Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?

Quem é que achou
que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?

Quem foi que determinou
que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?

Pai, você me escolheu filho, eu te fiz exemplo! Feliz dia dos pais, meu PAI.

                  ( Maria Cristina Tavares Seixas Felipe )

Feliz dia dos pais! Felizes sejam todos os dias!


CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário