Pesquise assuntos deste blog:

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ERROS FATAIS!

    Hoje vou comentar sobre uma reportagem que passou há alguns dias no Jornal Hoje (http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/06/erros-na-escrita-eliminam-40-de-candidatos-vaga-de-estagio.html), sobre os erros na escrita que eliminam candidatos a uma vaga de estágio.

A matéria mostra que 40% dos candidatos que concorrem a uma vaga de estágio são reprovados por conta dos erros grotescos na escrita, dentre outros. Para quem acha que a "exigência do português" (como alguns dizem), é mera bobagem, esse estudo realizado pelo NUBE - empresa responsável pela inserção de jovens no mercado de trabalho - comprova que esse é um item muito importante.

Falar, escrever e se comunicar bem são características que toda pessoa deve apresentar, principalmente quem deseja se inserir no mercado de trabalho, pois, nenhuma empresa séria vai aceitar um estagiário, um funcionário que não sabe se comportar nem se expressar bem.

As instituições formais de ensino têm essa função. Para aqueles que acham que a escola é desnecessária ou é pouco importante, deve repensar seus valores. Além disso, ler, pesquisar e se atualizar não faz mal a ninguém, muito pelo contrário, só ajuda, só possibilita o alcance das metas.


O estudo do Nube, realizado com mais de quatro mil candidatos a estágio comprovou que, por vários motivos distintos, 62% de tais candidatos foram reprovados e os erros de escrita abocanharam uma parcela de 40%. Ainda 21% deles foram reprovados por baixo desempenho no raciocínio lógico; 7% por usarem roupas inadequadas e até falta de higiene; 17% foram eliminados por problemas de comportamento e comunicação.

Alguns candidatos foram eliminados por dormirem ou mascarem chiclete durante a entrevista e o uso do celular em momentos inadequados ou mesmo atualizando o facebook.Que coisa absurda!

Pessoal, aqui entre nós, bem entre nós, esses erros são grotescos, não apenas em momentos em que se está disputando uma vaga de emprego, mas se constituem em falta de educação. Isso tudo mostra como anda a educação no Brasil (institucional, doméstica, etc.) e como os candidatos a uma vaga estão totalmente despreparados, pois de outra forma, a pesquisa não estaria apresentando esses resultados negativos.

A diretora de uma empresa de tecnologia, Ariane Abreu revela que já cansou de ensinar o básico, o trivial, como por exemplo, ensinar o candidato "como comer, como utilizar os talheres, não mastigar com a boca aberta" e tantas outras coisas. Ela ainda afirma que há seis meses a empresa tenta contratar candidatos, porém não encontra aqueles que atendam ao perfil desejado. A empresa necessita aumentar anualmente o número entre seis a oito colaboradores, mas não consegue. 

Fica aqui o alerta para a necessidade de se buscar o conhecimento, de estudar, ler, aprender a se comunicar e se relacionar com as pessoas, a assimilar coisas simples como princípios e valores que se iniciam na família e se estendem por toda a vida e em vários setores da sociedade.

Carpe diem!!




sábado, 23 de junho de 2012

* PARA RELAXAR...*

Eu estava pensando em como vivemos muitas vezes como escravos de algumas coisas: regras, exigências, modelos, estereótipos... Sempre tem alguém querendo "ditar" regras pra tudo.

Relendo um texto de Luís Fernando Veríssimo (de quem eu sou fã), achei que veio a calhar com essa situação e resolvi postá-lo aqui. Segue abaixo.

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.

E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.

Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e se tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.

Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.

É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.

E já que vou, levo um jornal... Tchau!

Viva a vida com bom humor!!!

Pois é, pessoal. O texto é muito bem humorado, mas é verdade. Devemos fazer o que é certo, procurar o melhor para nós, mas sem neura, sem obsessão. Às vezes as pessoas querem que façamos o que elas julgam que é correto, mas devemos ter discernimento suficiente para sabermos distinguir o que é necessário, o que nos vai fazer bem. A receita que funciona pra uma pessoa, nem sempre funciona pra outra.

Vivamos a vida intensamente, com bom humor e de forma consciente.

Carpe diem!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

QUAL O PORQUÊ DOS PORQUÊS??

Olá, queridas e queridos leitores desse blog.

Hoje o nosso assunto diz respeito às dicas de português; desta feita, o EMPREGO DOS PORQUÊS,  a pedido de meu sobrinho Thiago. Depois que ele leu a postagem do emprego de ONDE E AONDE (clique aqui para ver a postagem: http://tomprosaico.blogspot.com.br/2012/06/dicas-de-portugues.html). ele achou tão fácil aprender da forma como postei aqui, que pediu que eu fizesse o mesmo com o emprego dos porquês. Bem, vou tentar.


É comum as pessoas se confundirem quanto ao uso dessas palavras...também, quem mandou a gramática portuguesa criar tantas opções? Rssss.
Vamos lá!
Há quatro possibilidades para o emprego dos porquês. 

1ª: Por que (separado e sem acento) - Usa-se no início de frases interrogativas diretas ou no meio de frases interrogativas indiretas.
O emprego do por que pode ser resultado da junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que. Nesse caso, terá o significado de "por qual razão" ou "por qual motivo".
Ex.: Por que eu tenho um blog? (por qual razão).
       Eu não sei por que você também não tem um blog. (por qual motivo).




2ª: Por quê? (separado e com acento) - Usa-se no final de frases interrogativas, sempre antes de ponto (exclamação, interrogação, final). O sentido de "por qual motivo" ou "por qual razão" continua vigorando também aqui.
Ex.: Você não tem um blog. Por quê?





3ª: Porque (junto e sem acento) - Usa-se sempre em respostas. É conjunção causal ou explicativa e tem valor de "pois", "uma vez que", "para que"
Ex.: Eu possuo um blog porque tenho necessidade de me comunicar com o mundo (pois).      



4ª: Porquê (junto e com acento) - Usa-se sempre que vier precedido do artigo o. também pode vir acompanhado de numeral, pronome ou adjetivo.
Ex.: Eu não sei o porquê de você não criar um blog. (motivo, razão).



RESUMINDO...
POR QUE - usado em frases interrogativas (diretas e indiretas) para perguntas.
POR QUÊ - usado no final de frases.
PORQUÊ - usado sempre que for precedido do artigo o ou acompanhado de pronome, adjetivo ou  numeral.
PORQUE - usado sempre em respostas, em frases afirmativas para explicação ou causa.

- Por que você tem um blog?
- Porque tenho necessidade de comunicar-me.
- E você não cria um blog, por quê?
- Sinceramente, ainda não sei o porquê de não ter criado um blog.

Espero que as dicas tenham sido úteis.

Carpe diem!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A GREVE DOS PROFESSORES NA BAHIA...AINDA


Eu li uma mensagem sobre o destino da greve dos professores na Bahia, que já dura mais de 60 dias, por pura incompetência e intransigência do (des)governador Jaques Wagner, o qual se nega a sentar pra negociar e ainda quer empurrar guela abaixo dos profissionais em educação um projeto indecoroso...assim como ele.

A mensagem foi escrita quando a greve completou 60 dias (dia 10 do corrente). Infelizmente ainda não terminou. Sabemos que todo e qualquer movimento de greve acaba atingindo alguns setores da sociedade e também a pessoas ligadas à categoria que está em greve, mas, infelizmente é um mal necessário e é uma situação extrema, quando não há negociação.

Confiram a mensagem do colega Maikel, na íntegra.

QUAL SERÁ O DESTINO DE NOSSA GREVE?

Nossa greve completa 60 dias. Porém, não tenhamos dúvidas: não durará outros 60. Nossa luta chegou ao seu clímax, seu ápice. Todos os nervos estão distendidos, de ambos os lados. Em poucos dias chegaremos ao seu final. Sairá vencedor aquele que mostrar mais resistência, fôlego e capacidade de mobilização e articulação. Estamos na eminência da possibilidade de implosão do calendário letivo de 2012 e Wagner sabe que a culpa não recairá sobre milhares de professores dissolvidos por todo o estado e sim sobre o próprio chefe de estado, que será o grande responsabilizado. Por isso esse é o momento que mais deveremos mostrar determinação na busca de nossos objetivos. Quem sairá comemorando desta disputa de braços? Esperamos que nós, professores baianos e toda a educação no nosso estado.

O GOVERNO NOS OFERECE OURO DE TOLO!
A proposta feita por Wagner antes de nossa última assembleia é indecorosa. E mais indecoroso será aquele que defender qualquer variação da mesma, nas próximas assembleias. Não contempla os super explorados PST’s e REDAS. Não atinge os colegas em estágio probatório. Ignora os aposentados e apenas promete uma gratificação para quem fizer um curso. Quando foi a última vez que o IAT fez um curso sério e massivo para toda a categoria? Não será desta vez. Não nos deixemos enganar!

QUAIS SÃO AS NOSSAS ALTERNATIVAS?
Não devemos negociar migalhas. Não estamos em campanha salarial. Se aceitarmos qualquer coisa menor que o PISO, estaremos dando atestado de que, assim como Wagner, não nos importamos com a lei. Trocaremos a lei por dinheiro? Isso quem faz são os políticos corruptos! Não, queremos que a lei seja cumprida. Somos pelo cumprimento da lei. Quem caminha apenas contando dinheiro é o governador. Nossa greve é por muito mais: é por dignidade!

COMO TERMINOU A GREVE DOS PROFESSORES DO PIAUÍ?
Aqui estamos comemorando a vitória dos colegas do Piauí, que “conquistaram A LEI DO PISO”. Porém, é preciso que os fatos sejam esclarecidos. O governo concedeu o piso apenas para os professores do primeiro nível de carreira e escalonou o reajuste para os outros níveis que chegam até 8% para os colegas com doutorado. Tudo isso, parcelado em 4 (quatro) vezes até o fim do ano. E pior, ainda retirou a regência de classe dos colegas piauienses, que hoje sentem o peso de uma derrota econômica na greve.  Como isso foi possível se a greve do Piauí foi a mais longa e mais forte de toda a história dos professores deste estado? Simples: o sindicato é controlado pela CUT e CTB, e os dirigentes sindicais que controlam o sindicato, estão na base do governo estadual. Coincidência incrível com a situação que passamos na Bahia! O fato foi que a dirigente do sindicato foi para uma assembleia com mais de mil professores, decretou que a greve estava acabada no dia 15 de maio, colocou o microfone no meio do braço e saiu correndo da assembleia, deixando a categoria estarrecida e indignada. 

NOVAMENTE O FANTASMA DA GREVE DE 2007, OU EM 2012 CONSTRUIREMOS OUTRA HISTÓRIA?
Muitos assassinos matam com sorriso nos lábios, muitos mentirosos mentem com lágrimas nos olhos e muitos dirigentes sindicais traem os trabalhadores jurando que é para o bem deles. Não podemos permitir que aconteça em 2012 o mesmo que aconteceu em 2007, quando a greve foi terminada por decreto da direção da APLB. Se na última assembleia tivemos 2 mil colegas, nessa deveremos ter muito mais. Todos deveremos exigir publicamente que os dirigentes da APLB digam em alto e bom tom que a greve só termina com a lei do PISO garantida e que não será permitido que toquem em nossa Regência de Classe. Todos devemos gritar que a greve continua, ao fim de cada fala no microfone. Devemos cantar em coro que “SEM O PISO NA SALA EU NÃO PISO”. Todos que tiverem filmadoras, celulares ou máquina fotográfica com câmera filmadora devem levar para a assembleia, para filmar cada fala, pois se algo der errado, os professores de toda a Bahia verão quem são os culpados.

 ATÉ A VITÓRIA DE NOSSA GREVE!
Caminhamos por toda a Avenida 7 em vão? Atravessamos o circuito Barra/Ondina para nada? Ajoelhamos diante do Senhor do Bonfim para no final perder a fé? Acampamos na ALBA para voltarmos para casa frustrados? Para que serviu as dezenas de manifestações pelas cidades do interior? Para que ficamos sem salários durante dois meses? Para que nos endividamos e passamos necessidades? Para no final sermos derrotados por aqueles que deveriam nos guiar até a vitória? Não, isso não poderá acontecer! Não podemos permitir! Estamos lutando a batalha dos justos, estamos travando o bom combate. Devemos exigir a unidade de todos os setores que estão na greve, mas unidade em torno do único objetivo que estamos tentando alcançar, a conquista de nossos direitos. TODOS NA ASSEMBLEIA DO DIA 12/06 gritando em coro que queremos vencer, que devemos continuar até que nos seja entregue aquilo que nos devem!
(Professor Maikel)


 Todos nós, trabalhadores e trabalhadoras em educação do Estado da Bahia esperamos um final para esse movimento. O tal do Jaques Wagner é intransigente, irresponsável, mentiroso e descumpridor das leis.
A verdade é que, se nós, trabalhadores, cidadãos de bem,  descumprirmos uma lei, uma liminar, seremos fatalmente presos, seremos acusados de infratores e bandidos, fora da lei. Contudo, o (des)governador Jaques Wagner faz isso tudo e muito mais e está soltinho da silva contribuindo para a bandidagem na Bahia.

Queremos que esse forasteiro volte para o lugar de onde ele veio, para o estado de onde ele saiu e nos deixe em paz. Será que a presidente Dilma não tem conhecimento das atrocidades, dos desmandos que esse homem está fazendo em todos os setores da sociedade baiana, a tirania como ele está tratando o povo? O PT não ia trabalhar em função do povo, da classe operária? Os tempos mudaram ou mudaram as ideologias? 
 
A ditadura continua e nós não vamos ficar calados, não vamos ficar à mercê desse homem cruel, injusto e irresponsável que foi sindicalista, esteve em comandos de greves em favor de justiça social! Não queremos aumento de salário! Não queremos esmolas! Não queremos privilégios, só queremos o cumprimento da lei do piso nacional!

A vida caminha em ciclos...o dele, do tal Jaques Wagner está acabando por aqui. Não aceitamos imposição, não aceitamos que a corrupção continue a imperar na bahia.








 Xô, Jaques Wagner!!!!!!!!

Carpe diem!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

DIA DOS NAMORADOS? SIM. TODOS OS DIAS!!

Queridos e queridas.

O dia 12 de junho é a data em que se comemora o dia dos namorados. Sabemos que tem muito comércio em torno dessa data. Mas, como todo o mundo celebra, não tem como fugir e nem por que, não é verdade?

Só estou chamando a atenção, pois não gosto de banalizar as coisas, entrar "na onda" e esquecer a essência. Acho importante, sim, celebrar a data, contudo, há algo mais importante que toda a ênfase que se dá nesse dia...o mais essencial é a compreensão, o respeito, a amizade, a cumplicidade, a fidelidade e o amor que devem ser demonstrados diariamente.

Quero deixar para os casais apaixonados alguns poemas. Primeiro, é o clássico "AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER" de Camões (Luís Vaz de Camões), poeta português que viveu no Século XVI. Apesar desse soneto ter sido escrito há tanto tempo atrás, ainda carrega a poesia, o ardor do sentimento - o amor -, pois o seu conteúdo é atemporal.

O outro é "SONETO DE FIDELIDADE" de Vinícius de Moraes, poeta, compositor, cantor e diplomata que viveu no Século XX. 

Por fim, como não poderia deixar de ser, quero brindar esse dia com o grande Drummond, também contemporâneo de Vinícius. Deixo o poema "QUERO"em que ele, de forma bem humorada tematiza esse sentimento universal que é o amor entre casais.

Vamos lá?

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?


 SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento                    
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
  
Quero vivê-lo em cada vão momento                                  
E em seu louvor hei de espalhar meu canto                                                    
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa (me) dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
                                                       

                                                                    QUERO

Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.

Ouvindo-te dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado.
No momento anterior
e no seguinte, 
 

como sabê-lo?
                                                      

                                              Quero que me repitas até a exaustão
                                               que me amas que me amas que me amas.
                                               Do contrário evapora-se a amação
                                               pois ao dizer: Eu te amo,
                                               desmentes
                                               apagas
                                               teu amor por mim.

                        Exijo de ti o perene comunicado.
                        Não exijo senão isto,
                        isto sempre, isto cada vez mais.
                        Quero ser amado por e em tua palavra
                        nem sei de outra maneira a não ser esta
                       de reconhecer o dom amoroso,
a perfeita maneira de saber-se amado:
amor na raiz da palavra
e na sua emissão,
amor
saltando da língua nacional,
amor
feito som
vibração espacial. 

No momento em que não me dizes:
Eu te amo,
inexoravelmente sei
que deixaste de amar-me,
que nunca me amaste antes.
                 

                  Se não me disseres urgente repetido
                  Eu te amoamoamoamoamo,
                  verdade fulminante que acabas de desentranhar,
                  eu me precipito no caos,
                  essa coleção de objetos de não-amor.

 

Cada um dos poetas expressa o seu sentimento, sua forma de amar e de querer ser amado.

E, para terminar, deixo um vídeo da Banda Gospel "QUATRO POR UM", com a música "VAI SER PRA SEMPRE".



Bem, pessoal. Eu só posso desejar que vocês celebrem a data (sempre) e especialmente nesse dia; namorem muuuito; reafirmem o amor de vocês, curtam bastante e... 

Carpe diem!!

PALAVRA DE ORDEM: ATITUDE!!!

 Eu li sobre uma história de uma pessoa que, diante de uma situação extremamente difícil, quando parecia que não existia mais uma luz no fim do túnel, como dizemos em situações desse tipo, resolveu driblar as dificuldades e agir de forma corajosa.

Abaixo, segue a história de Luiz - não sei se esse nome ou história são reais, mas servem de exemplo para nós. Confiram.
Luis é o tipo de cara que você  gostaria de conhecer".  
"Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo  de positivo para dizer".
Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a  resposta seria logo:
"Ah.. Se melhorar, estraga".
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois  seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.
Ele era um motivador nato.
Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis  estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia  lhe perguntei:  
"Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo".  
"Como faz isso"?  
Ele me respondeu:      
"A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo":  
"Luis, você tem duas escolhas hoje:  
Pode ficar de bom humor ou de mau humor.  
Eu escolho ficar de bom humor".
Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher  bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido.  
Eu escolho aprender algo.  
Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar  a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.  
Certo, mas não é fácil - argumentei.  
É fácil sim, disse-me Luis.
A vida é feita de escolhas.  
Quando você examina a fundo, toda situação sempre  oferece escolha.  
Você escolhe como reagir às situações.  
Você escolhe como as pessoas afetarão o seu  humor.  
É sua a escolha de como viver sua vida..  
Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre lembrava  dele quando fazia  uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Luis um dia cometera um  erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã.  
Foi rendido por assaltantes.  
Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão  tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo.  
Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.  
Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e  levado para um hospital..    
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de  tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.  
Encontrei Luis mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu:    
"Se melhorar, estraga".    
Contou-me o que havia acontecido perguntando:  
"Quer ver minhas cicatrizes"?
Recusei ver seus ferimentos,  mas  perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.  
A primeira coisa que pensei foi que deveria ter  trancado a porta de trás, respondeu.
Então, deitado no chão, ensangüentado, lembrei  que tinha duas escolhas:  
"Poderia viver ou morrer".  
"Escolhi viver"!
Você não estava com medo? Perguntei.    
"Os para-médicos foram ótimos".  
" Eles me diziam que tudo ia dar certo e  que ia ficar bom".    
"Mas quando entrei na sala de emergência e vi a  expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado".  
Em seus lábios eu lia:
"Esse aí já era".      
Decidi então que tinha que fazer algo.  
O que fez ? Perguntei.
Bem.. Havia uma enfermeira que fazia
muitas  perguntas.  
Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.  
Eu respondi: "sim".  
Todos pararam para ouvir a minha resposta.  
Tomei fôlego e gritei; "Sou alérgico a balas"!
Entre risadas lhes disse:  
"Eu estou escolhendo viver, operem-me como um  ser vivo, não como um morto".    
Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos...  mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira.  
E com isso, aprendi que todos os dias, não importa  como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente.  
Afinal de contas,  
"ATITUDE É TUDO".

A nossa vida se constitui de momentos bons e ruins. Os problemas e dificuldades servem para nos aperfeiçoar, para nos capacitar para aprendermos com as adversidades e transformá-las em bênçãos para nós e para os outros também. Esse momentos moldam o nosso caráter, nos ensinam a valorizar as coisas mais nobres, as pessoas, em detrimento das coisas. 

O tamanho de nossos problemas será de acordo com a dimensão que dermos a eles. Ter atitude é importante e necessário. Lembre-se sempre: Acreditar é essencial, mas ter atitude faz uma grande diferença.

"Viva de modo que tuas atitudes falem tão alto que não seja necessário que tu digas palavra alguma!                                                                                                                                                   ( Augusto Branco)

 Carpe diem!!

sábado, 9 de junho de 2012

HUMMM...FINAL DE SEMANA! QUE MARAVILHA!!!

Garotos e garotas  - todos nós somos, independente da idade cronológica...rsss. 

Hoje a pedida é viagem. Sei que a sugestão aqui não dá mais pra esse final de semana, mas vem dia dos namorados, férias de julho (pra quem tem, pois eu não tenho...kkkkkk) e tantas outras datas que se tornam especiais, à medida que damos esse formato.

Estava aqui revendo umas fotos minhas e me deparei com fotos de MORRO DE SÃO PAULO - BA. Quem já veio sabe que o lugar é realmente paradisíaco, lindíssimo. Quem ainda não conhece, arrume a mala e venha correndo, pois é im-per-dí-vel.  
                                                                       
                                               
  A vila de Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, ao sul de Salvador. Não tem como chegar lá de automóvel ou algo parecido, o único meio de transporte é de barco. Pode-se sair de Salvador, do terminal marítimo, em frente ao Mercado Modelo . Diariamente saem lanchas e catamarãs que fazem o percurso Salvador/Morro de São Paulo.
  
Outra opção é ir para Valença (a depender da localização que você esteja) e de lá pegar as lanchas que também tem saídas diárias. Vejam o mapa:



Em Morro de São Paulo você vai encontrar as praias classificadas em ordem que vão da  Primeira à Quinta Praia. 

Primeira Praia
Segunda Praia



 A Primeira Praia é a mais frequentada pelos nativos; a Segunda é pra quem gosta da agitação, tanto de dia quanto à noite; a Terceira Praia é mais tranquila, possui todos os tipos de hotéis e dá  fácil acesso ao centro; a Quarta é menos frequentada, mas é uma delícia: águas claras e mornas; finalmente, a Quinta Praia é mais deserta, possui hotéis luxuosíssimos, por isso, menos frequentada (isso explica não? rsss).

Além dessas praias que mencionei, tem a Praia do Encanto, a Praia Pequena, e muitas outras; opção é que não falta, para todos os gostos e bolso...rsss.

Bem, além das quatro primeiras fotos, essas abaixo também foi a "fotógrafa" aqui que tirou, viu? Sim...euzinha...Rssss. Não precisa dizer que as da net estão mais profissionais que a minha...só um pouquinho...sem humilhação...rsss.



   
Eita, banho melequento!
Embora melequento...gostoso!


Olha só os corajosos... que altura!
 Eu tive a oportunidade de fazer dois passeios, tanto pra o lado sul, como pra o lado norte (como eles chamam). O passeio para o lado norte é mais barato, mas é mais dinâmico, a gente tem oportunidade de descer, de tomar banho de argila terapêutica, nadar (pra quem sabe, não pra mim...rsss); enfim, é mais gostoso.   

O passeio pra banda sul da ilha é bom, mas achei mais cansativo, pois a gente fica muito tempo dentro da lancha. Mas, ao final, tem a visita para um lugar chamado Camamú, onde tem um convento que foi tombado pelo Patrimônio Histórico e...fala baixo...tirei muitas fotos lindas; não consegui desligar o flash e...deu nisso. Uma amiga minha aproveitou para dar aula de história da arte com as imagens que eu cliquei. Querem ver?

                                         


                                                                    


  Olha, gente, aí é tudo azulejo português e pintura feita à mão...preciosidade para os amantes da arte!

Pois é, pessoal. Fica aqui a dica pra quando vocês quiserem conhecer um dos lugares bonitos que a minha Bahia tem...dádiva de DEUS, um verdadeiro paraíso.

Carpe diem!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

MORDOMIA E CINISMO DOS POLÍTICOS E O CRESCIMENTO ASSUSTADOR DA AIDS NO BRASIL

Gente, o assunto de hoje não é muito agradável não.

Lendo uma reportagem na net, deparei-me com uma notícia triste: "O BRASIL VIVE UMA EPIDEMIA DESCONTROLADA DE AIDS". Quem afirma é o presidente do Grupo Pela Vidda, o psicanalista George Gouvea, o qual presta serviço a pessoas com HIV, no estado do Rio de Janeiro.
Gouvea denuncia as falhas do programa DST/AIDS do Ministério da Saúde. O psicanalista afirma ainda que, nos últimos dez anos, pelo menos 102 mil soropositivos morreram no país e 311 mil novos casos foram notificados. Esses dados foram consolidados até 2010 e são assustadores.

George Gouvea sinaliza que o trabalho de prevenção deve ser intensificado para que não se tenha tantos gastos para tentar conter a doença já instalada, pois isso acarreta maiores despesas para os cofres públicos.

Os centros de testagem que notificam os casos da doença existem apenas nos grandes centros, o que limita detectar o problema. "É uma questão política, um cinismo para parecer que tudo funciona bem", assinala Gouvea.Contudo, ele ressalta que, o pior disso tudo é o descaso das autoridades, dos hospitais que deixam acabar remédios, para então fazer licitação. "Se o governo sabe que está acabando, tem de fazer a licitação bem antes de acabar. A gente está falando de saúde, de vida, de morte. O que acontece agora é uma licitação assassina", afirma Gouvea indignado.


Diante dessa triste realidade, poderíamos fazer alguns questionamentos:

1. Por que não se prioriza a saúde, a educação e a segurança nesse país, visto que são áreas importantes para o indivíduo viver de forma digna?
2. Por que despreza-se o indivíduo, quando deveria demonstrar respeito e seriedade pela vida humana?
3. Por que essas autoridades continuam impunes diante de tamanho descaso com a vida humana?

É lamentável quando vemos políticos como Sérgio Cabral e tantos outros gastando o dinheiro público, viajando, dançando funk, se divertindo com o uso indevido do dinheiro público...desrespeito explícito àqueles cidadãos de bem que pagam impostos (altíssimos, diga-se de passagem) e não conseguem ver o resultado em serviços prestados à sociedade. O problema não consiste em eles se divertirem, dançarem ou fazer qualquer outra coisa, desde que não usurpem o direito alheio.
 
Eles só prometem, prometem e não cumprem nem com o horário de trabalho, quanto mais com "projetos" para a população!
                                       
 Não quero crer que venhamos contemplar, incrédulos, esses e tantos outros problemas nesse país, achando que nada mais tem solução. Precisamos nos levantar e mostrar nossa insatisfação. Precisamos reivindicar, pedir punição para os politiqueiros de plantão que só fazem ludibriar a população e passar a mão no dinheiro público.

                      
 A copa vem aí. Com certeza, veremos as autoridades brasileiras ostentarem a pose de que o Brasil é um país bem sucedido, e as mazelas sociais sendo jogadas embaixo do tapete. É descaso com os professores, com os médicos, com a polícia, com inúmeras categorias, com inúmeros profissionais que contribuem para o crescimento desse país.

Esse ano é ano de eleições; vamos dar o nosso voto consciente, não vamos trocar nossa dignidade por um saco de cimento ou algo do tipo. Vamos mostrar para os miliantes políticos que sem nós, sem o nosso voto eles não têm poder nenhum.      

 Deixo aqui o meu desprezo e a minha indignação a esta laia, a essa leva de politiqueiros que não respeitam o ser humano, que estão alheios às injustiças, que contribuem para aumentar ainda mais as desigualdades sociais. Tolerância zero para isso! Nota zero para eles também! Esses sim, são os verdadeiros bandidos, os verdadeiros lobos em pele de cordeiros.  

Carpe diem!!