Pesquise assuntos deste blog:

terça-feira, 19 de junho de 2012

QUAL O PORQUÊ DOS PORQUÊS??

Olá, queridas e queridos leitores desse blog.

Hoje o nosso assunto diz respeito às dicas de português; desta feita, o EMPREGO DOS PORQUÊS,  a pedido de meu sobrinho Thiago. Depois que ele leu a postagem do emprego de ONDE E AONDE (clique aqui para ver a postagem: http://tomprosaico.blogspot.com.br/2012/06/dicas-de-portugues.html). ele achou tão fácil aprender da forma como postei aqui, que pediu que eu fizesse o mesmo com o emprego dos porquês. Bem, vou tentar.


É comum as pessoas se confundirem quanto ao uso dessas palavras...também, quem mandou a gramática portuguesa criar tantas opções? Rssss.
Vamos lá!
Há quatro possibilidades para o emprego dos porquês. 

1ª: Por que (separado e sem acento) - Usa-se no início de frases interrogativas diretas ou no meio de frases interrogativas indiretas.
O emprego do por que pode ser resultado da junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que. Nesse caso, terá o significado de "por qual razão" ou "por qual motivo".
Ex.: Por que eu tenho um blog? (por qual razão).
       Eu não sei por que você também não tem um blog. (por qual motivo).




2ª: Por quê? (separado e com acento) - Usa-se no final de frases interrogativas, sempre antes de ponto (exclamação, interrogação, final). O sentido de "por qual motivo" ou "por qual razão" continua vigorando também aqui.
Ex.: Você não tem um blog. Por quê?





3ª: Porque (junto e sem acento) - Usa-se sempre em respostas. É conjunção causal ou explicativa e tem valor de "pois", "uma vez que", "para que"
Ex.: Eu possuo um blog porque tenho necessidade de me comunicar com o mundo (pois).      



4ª: Porquê (junto e com acento) - Usa-se sempre que vier precedido do artigo o. também pode vir acompanhado de numeral, pronome ou adjetivo.
Ex.: Eu não sei o porquê de você não criar um blog. (motivo, razão).



RESUMINDO...
POR QUE - usado em frases interrogativas (diretas e indiretas) para perguntas.
POR QUÊ - usado no final de frases.
PORQUÊ - usado sempre que for precedido do artigo o ou acompanhado de pronome, adjetivo ou  numeral.
PORQUE - usado sempre em respostas, em frases afirmativas para explicação ou causa.

- Por que você tem um blog?
- Porque tenho necessidade de comunicar-me.
- E você não cria um blog, por quê?
- Sinceramente, ainda não sei o porquê de não ter criado um blog.

Espero que as dicas tenham sido úteis.

Carpe diem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário