Pesquise assuntos deste blog:

sábado, 14 de julho de 2012

* CARPE DIEM!! *

Queridos e queridas leitoras.

Hoje eu estava meditando sobre a falta de algumas virtudes nesse mundo louco em que vivemos.

Valores como honestidade, gentileza, respeito, altruísmo, amor e tantos outros parece que estão em extinção.

Quando vemos alguém, muitas vezes agir na "contramão" dos costumes atuais, ficamos até desconfiando..."será que essa pessoa não está interessada em alguma coisa, em algo mais?". 

Um fato que  deixou muita gente estupefata foi o do casal de moradores de rua que achou um saco com 20 mil reais e resolveu chamar a polícia para devolver. Pensemos um instante: Aquele casal tinha todos os motivos para se apossar do dinheiro, tendo em vista as circunstâncias em que ele estava vivendo; poderia ter deixado para trás valores "bobos" como honestidade e chutar o pau da barraca e nem se lixar pra origem daquele dinheiro. Certamente, eles teriam muitas coisas úteis para investir, principalmente pensar em ter uma vida decente, dar uma guinada naquela situação de subvida, tentar abrir um negócio, etc, etc, afinal, não é todo dia que se acha uma quantia dessas de dinheiro, não é mesmo?

Em contrapartida, o casal, numa atitude nobre resolve acionar a polícia e devolver o que não era deles. Achei muito bonita a atitude deles e ainda mais precioso foi o que o morador de rua falou sobre a decisão tomada: " Eu parei para pensar no que minha mãe falou para mim, para nunca roubar nada que é dos outros". 
 Ainda bem que ainda existem pessoas (como as que ajudaram o casal a fazer uma nova história) que acreditam no ser humano,  e investem para que destinos sejam transformados, dando emprego, apoiando, valorizando a atitude dessas e de outras pessoas.

As vezes falamos sobre passarmos valores como respeito, honestidade, justiça e amor para nossos filhos, sobrinhos, alunos, enfim, para as pessoas que estão a nossa volta e diante de algumas situações, ficamos até incrédulos, achando que tais valores não foram ou não serão assimilados. A atitude desse casal de moradores de rua vem contrariar toda essa "teoria".

Penso que os políticos corruptos deveriam tomar como exemplo a figura desse casal e dignificar o cargo que ocupam tratando as pessoas, os cidadãos de bem com mais justiça, exercendo a função para a qual foram eleitos, demonstrando, no mínimo, respeito pelas pessoas.

Não cessemos de fazer o bem, independente da situação. Façamos valer a nossa existência, a nossa passagem aqui nesse mundo. Sejamos gentis, solidários, respeitemos o direito dos outros, aproveitemos todas as oportunidades para fazermos a diferença, façamos dos pequenos momentos, dos pequenos gestos, momentos carregados de significados.

Não pensem que essas coisas são demagógicas, que são utópicas. Não fomos criados para vivermos isolados, nos protegendo uns dos outros e sim para vivermos em sociedade. Há tantas invenções, tanto avanço da tecnologia e da ciência e muito retrocesso no que diz respeito ao relacionamento humano...que bom que fosse na mesma proporção...o mundo seria totalmente diferente.


Para concluir, quero deixar com vocês algumas imagens que realmente fazem a diferença, que contam muito, que nos sugerem aproveitar a vida e transformar os pequenos momentos em oportunidades valiosas.



"Devemos aprender a viver juntos como irmãos ou pereceremos juntos como tolos" (Martin Luther King).

 Carpe diem!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário