Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

PARALELO AO "OBA OBA" DA COPA, VEMOS O AUMENTO DA VIOLÊNCIA, O DESCASO COM A SAÚDE E A INDIFERENÇA COM A EDUCAÇÃO. SERÁ QUE ESSE É MESMO UM PAÍS SÉRIO?

ONDE ESTÁ?  RASGARAM?

Queridos leitores.

Parece que tudo aqui no Brasil é festa, quando se fala em COPA DO MUNDO. Pela primeira vez na história o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo, uma Olimpíada e ainda vai acontecer a Copa das Confederações. É muito evento para "O PAÍS DO FUTEBOL" que exibe muitas taças, muitas vitórias e amarga com baixíssimos índices, no que se refere à qualidade na educação, ao péssimo serviço no que diz respeito à saúde e à segurança.

Vivemos atualmente como animais enjaulados. Estamos à mercê da violência de todos os tipos: física, psicológica, verbal, sexual; isso ocorre nas escolas, nas cidades, nas próprias casas, enfim, estamos presenciando o caos na sociedade e o que é pior, pouco se tem feito, por parte das autoridades para banir ou pelo menos amenizar tais problemas. O que tem sido feito é uma maquiagem, é mascarar as diversas situações, por motivos que têm a ver com a comodidade, com a conivência, com o que pode ser lucrativo.

Ontem eu estava assistindo ao programa "Mais Você", da Rede Globo e pude ver uma reportagem sobre drogas e os dados são assustadores. A reportagem, feita em Minas Gerais, afirma que de cada 100 pessoas desaparecidas, 18 são viciadas em crack. E mais um dado alarmante: A POPULAÇÃO DE VICIADOS EM CRACK NO BRASIL É A MAIOR DO MUNDO

Essa reportagem foi muito triste, mas infelizmente, retrata uma das faces desse país. Segue o link para quem não viu e tiver interesse em ver: http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/videos/t/programas/v/ana-relembra-reportagens-que-revelam-tragicas-historias-do-crack/2572753/

Creio que cabe a pergunta: o que se tem feito efetivamente para resolver o problema das drogas nesse país? Sabemos que não se resume apenas em criar centros de recuperação ou prender usuários e traficantes.
 É preciso a implementação de políticas públicas, a prevenção, geração de empregos, é preciso proporcionar uma vida digna a todo cidadão e isso perpassa a politicagem, a campanhas que são feitas a cada 4 anos.


O que falar da saúde pública nesse país? Lemos e ouvimos sempre que é necessário dobrar os investimentos para a saúde, "que mais dinheiro é a mãe de todas as promessas para a saúde", ou a pergunta: "como curar o sistema público de saúde no Brasil?".

Eu li, numa reportagem online, da Revista Veja que "as famílias brasileiras financiam a maior parte das despesas de saúde no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)". O  atendimento prestado pelo governo é a raiz de todos os problemas, acrescido do mau caratismo dos que gerenciam as verbas destinadas ao SUS, que deveria beneficiar as pessoas necessitadas, mas que beneficiam apenas os corruptos desalmados.



em 2010, "171.600 pessoas estavam na fila para fazer uma cirurgia eletiva - procedimento agendado, que não possui característica de urgência", e isso em várias capitais a exemplo de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e em Brasília, no Distrito Federal". Eu pude presenciar, recentemente no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-SP), uma criança que teve que esperar 12 anos para fazer uma cirurgia. O problema foi detectado quando ela tinha 5 meses e só agora é que ela conseguiu ser beneficiada com a cirurgia que não era nada simples, pois o osso da cabeça daquela criança se desenvolvia de forma acelerada, comprometendo a face e gerando alguns problemas de respiração e visão. Não sei ao certo, se foi ingerência do HC ou problemas ligados à liberação de verbas do Governo Federal. Creio que não seja essa última opção, pelo que eu vi lá...suponho que seja "eleição" de pacientes mesmo.

A educação? Essa tem sido  alvo de muitos politiqueiros desavergonhados que não se dão conta (ou se dão e não se incomodam) que estão afundando esse país.

Programas como o Enem que esse ano recebeu, em 24 horas 800.000 inscrições, é uma vergonha nacional. São tantas fraudes, é tanto dinheiro da educação que é desviado, que nem calculamos o prejuízo para as crianças, adolescentes, jovens e professores que deveriam ser beneficiados com essas verbas. A despeito desse assunto, aqui na Bahia temos o exemplo da verba do Fundef que foi recebida, mais de 152 milhões e não se sabe onde foi investida. Uma correção: sabe-se, mas não se obriga quem desviou devolver.

A copa? Ah, essa agora é a maior bolada que o Brasil já viu. Os orçamentos super, mega, hiper faturados são cifras incalculáveis, especialmente nos estados que vão sediar a copa. O Rio de Janeiro acumula uma bolada grande, pois, além de sediar jogos da Copa do Mundo, também vai sediar as Olimpíadas. Como diz o blogueiro Osmar Filho, o "Sérgio do Mal", fazendo referência a Sérgio Cabral, está com a bola toda...eita, dinheirama!


Essa sensação, ou melhor, essa impunidade clara e notória nos envergonha e causa muita indignação, muita revolta com os dirigentes desse país que são coniventes com a corrupção e sustentam um código que privilegia sempre o infrator...ops! Se ele for político, ou associado a ele ou se tiver muito dindim, obviamente.

Bem, eu poderia elencar aqui muitos outros problemas que estão caracterizando o Brasil como o país da impunidade, do descaso e da vergonha, mas vou parar por aqui, pois já estou ficando enojada.

Eu ainda quero fazer uma postagem diferente, ressaltando os bons projetos, as diversas personalidades que despertam orgulho a essa nação. Sei que são poucos os que têm o poder nas mãos e contribuem para fazer desse país um lugar melhor. A esses eu presto minha homenagem e meu respeito. 

Aos que nos envergonham e contribuem para a miséria e indignação dos verdadeiros cidadãos, eu rogo a Deus que os trate como eles merecem, que eles colham sozinhos o que eles plantaram e não faça pessoas inocentes sofrerem e pagarem pela irresponsabilidade deles.

Deus continue nos capacitando para nos importarmos com o outro, não apenas com palavras, sobretudo com açoes que possam mudar situações, favorecendo os que necessitam.

Quero pedir desculpas pela postagem extensa, mas essas coisas incomodam muito e não consigo me calar diante da situação.

CARPE DIEM!!!

2 comentários:

  1. O Cabral é um governador de sucesso... Boa parte dos investimentos q vem sendo feitos no RJ, tem influência dele e dos grandes eventos q estao por vir...

    ResponderExcluir
  2. Prezado(a)leitor(a):

    Não sei o que você considera como sucesso.

    O Rio de Janeiro nos últimos anos tem enfrentado sérios problemas em várias áreas. Basta olharmos a violência que cresce assustadoramente, a negligência com a população de baixa renda que mora nas encostas, que sofreu e ainda sofre por causa do descaso do governo que, ciente da situação, nada fez pra evitar problemas advindos das chuvas e tantos outros problemas que afligem o estado do RJ.

    Certamente, alguma coisa boa o Sérgio Cabral fez, mas o que deixou/deixa de fazer, fica muito a desejar... que o digam os moradores do estado do Rio.

    Deixo uma frase do Albert Einstein que diz que "O ÚNICO LUGAR ONDE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO".

    Obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir