Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ATOR É PRESO CONFUNDIDO COM BANDIDO, APENAS POR CAUSA DA COR

Queridos leitores

Creio que muitos tiveram a oportunidade de ver na mídia fatos sobre a prisão do ator VINÍCIUS ROMÃO DE SOUZA, no Rio de Janeiro, na noite do dia 10.


O referido ator foi confundido com um bandido só por causa de sua cor, só porque é negro. Ele não portava o objeto do furto, nada foi encontrado com ele, que justificasse sua prisão.

Já fiz algumas postagens aqui no blog sobre o preconceito racial e todo tipo de discriminação. É inadimissível uma situação dessa, pois fere todos os direitos do ser humano.

Eu vi ontem uma reportagem em que o pai de Vinícius traça o trajeto do ator para ir ao trabalho, o local em que o crime ocorreu e, descarta todas as possibilidades dele ter sido o autor do crime, ainda que a vítima tenha assegurado que tenha sido ele. A vítima afirmou que o bandido era negro e, logo, apreenderam a primeira vítima que apareceu. Vinícius de vítima, passa a ser réu, pois a mulher que fora assaltada, coagida ou não, deu as características do ladrão como sendo negro, cabelo black power, etc. Enfim, parece que basta ser negro para ser ladrão, não importa se é um cidadão ou cidadã de bem.

Ainda ontem vi uma manifestação dos amigos de Vinícius Romão protestando contra a prisão dele e pedindo a justiça que tomasse uma providência, que o soltasse, pois ele era inocente. Além da manifestação nas ruas, os amigos de Romão fizeram uma mobilização nas redes sociais em favor de sua libertação.

Bem, hoje a justiça mandou soltar o ator por não ter provas concretas. Demorou, hein? Bandidos andam à solta, nas ruas, tornando os cidadãos de bem em reféns; roubam, matam, fazem terrorismo, sequestram, violentam e, muitas vezes com a conivência da própria polícia e não acontece nada, a polícia não consegue identificar.

Eu fiquei impressionada com a forma como a notícia foi dada, ontem no Jornal Hoje da Rede Globo. A apresentadora, Sandra Annenberg, a qual eu admiro muito pelo seu profissionalismo e pela pessoa que ela é, falou sobre o incidente e, simplesmente disse que o ator fez uma novela da Globo como figurante. Sequer foi mencionado o nome da novela em que ele trabalhou

Sandra que me desculpe, mas o Vinícius não foi "figurante" tão insignificante não! Pelo que eu sei, o papel do figurante é apenas aparecer na cena, ele não tem uma participação tão efetiva. Contudo, esse não foi o caso de Vinícius Romão.

O papel do figurante é secundário; ele não é fundamental para o desenrolar da trama; pode apenas compor a cena ou dar formação aos personagens principais para que a cena se desenvolva. Algumas vezes ele tem um destaque maior, em outras, nem tanto.


A questão do termo "figurante", usado pela apresentadora do jornal deu uma conotação pejorativa, sem muita importância. Se a situação fosse para exaltar Vinícius por alguma coisa, algum mérito, será que a Globo se portaria dessa forma?

Confabulando aqui com meus sobrinhos, Thiago e Samuel, descobrimos que Romão fez a novela LADO A LADO, juntamente com o baiano Lázaro Ramos e Camila Pitanga.

Na realidade a Globo, emissora de televisão não quis seu nome atrelado à figura do ator Vinícius Romão por causa da repercussão do caso e, possivelmente pelo fato dele ser negro, a coisa fica ainda mais crítica. Será?

Eu quero transcrever aqui, um trecho da reportagem sobre o "suspeito crime" de Romão. Confiram abaixo:



Vinícius foi detido enquanto voltava para casa, no bairro carioca do Méier, após sair do trabalho, e foi reconhecido pela vítima por ser negro e ter cabelo parecido com o do assaltante. No momento da apreensão, o ator, que também é formado em psicologia, não tinha nenhum dos pertences roubados, e usava roupas diferentes das do suspeito do assalto.


O assaltante estava sem camisa e vestia uma bermuda vermelha, enquanto Vinícius vestia calça e camisa pretas e calçava tênis. Imagens de uma câmera de segurança no local do crime teriam flagrado o verdadeiro assaltante.

Mas o delegado Niandro Ferreira Lima, responsável pelo caso, disse que ainda não viu os vídeos, que poderiam inocentar o ator: “Não tive acesso a esses vídeos, que mostrariam que Vinícius estaria de calça jeans, enquanto o ladrão usava bermuda. Mas a vítima apontou Vinícius como o assaltante duas vezes, no local do crime e da delegacia”. Vinícius está preso desde o dia 17 na Casa de Detenção Patrícia Acioli.

Além disso, o reconhecimento feito pela vítima junto à polícia foi realizado informalmente no lugar do crime. Segundo testemunhas, a mulher que havia sofrido o assalto foi induzida pelos policiais militares, que a apressavam para reconhecer o ator como sendo o criminoso.


O pai de Vinícius está indignado. Ele fala que essa situação é muito humilhante e constrangedora. Não é diferente a situação do seu filho, não.


Segundo o site A tarde Uol, o amigo do ator Vinícius Romão, que também tem o mesmo pré-nome, Vinícius Menique, afirma que Romão está depressivo. "'Ele está junto com presos comuns, não tem papel higiênico, escova de dentes. Rasparam a cabeça dele. Ele está subnutrido, depressivo e revoltado, com toda a razão", disse, em entrevista à Rádio Globo do Rio de Janeiro'." (http://atarde.uol.com.br/chamegente/materias/1571496-ator-global-preso-esta-com-depressao-diz-amigo).

Vejam mais trechos da reportagem:



PAI NÃO CONSEGUE VISITAR VINÍCIUS



O pai de Vinícius, tenente-coronel da reserva do exército Jair Romão diz acreditar na inocência do filho, e defende que o reconhecimento que levou a sua prisão em flagrante foi ilegal:

- O policial falou: “Foi ele, não foi?”. A mulher, nervosa, acabou dizendo que sim. Meu filho não tem necessidade de roubar. Mora em apartamento próprio. Se ele estivesse errado, eu mesmo ia querer que pagasse – disse Jair.

O militar contou que já esteve três vezes na Casa de Detenção Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, para tentar visitar Vinícius e levar para ele roupas, produtos de higiene e biscoitos. Mas não conseguiu por não ter a carteirinha de visitante.

Segundo revelaram amigos nas redes sociais, a polícia não teria dado a Vinícius o direito de telefonar para um parente ou advogado. Para estes amigos, que colocaram faixas denunciando o caso, além da confusão forçada pela pressão exercida pelos PMs para que a vítima fizesse o reconhecimento, haveria também um componente explícito de preconceito racial. (Ver reportagem completa em: http://mariafro.com/2014/02/25/da-serie-naosomosracistas-ator-global-preso-seu-crime-ser-negro/ ).

É revoltante toda essa situação. Pena que nem todos têm a sorte de ter o caso em evidência na mídia, a exemplo de Vinícius, o que possibilita a divulgação e a mobilização para que se corrija um erro gravíssimo.

Ao que tudo indica, ser negro nesse país é crime. Ter a cor da "suspeição" pode tirar do cidadão todos os seus direitos, mas não a sua dignidade e a sua essência enquanto ser humano, criado por Deus, assim como qualquer outra pessoa.


Espero e desejo muito que essa situação seja corrigida. Sei que a revolta e as sequelas desse incidente ficarão ainda por um tempo entre Vinícius Romão, seus familiares, amigos e pessoas que se solidarizam com ele. Mas, que essa mesma situação sirva de alerta para as autoridades e para o próprio Vinícius, assim como o foi, recentemente com o jogador Tinga que sofreu preconceito por parte da torcida de jogadores peruanos, fato que também foi postado aqui no blog TOM PROSAICO (http://tomprosaico.blogspot.com.br/2014/02/intolerancia-racial-doenca-cronica.html).

Concluo com uma frase de Bob Marley que expressa a necessidade das pessoas valorizarem uma às outras pelo que elas são verdadeiramente e a outra frase é do grande líder Nelson Mandela. Confiram: 

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." (Bob Marley)

'Ser livre não é apenas arrebentar as próprias algemas, mas viver de uma forma que respeite e valorize a liberdade dos outros'



CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário