Pesquise assuntos deste blog:

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MÉDICO NÃO SABE O QUE É ÉTICA E DESDENHA DE PACIENTES EM REDE SOCIAL.



Olá, queridos leitores.

Hoje eu quero refletir com vocês sobre a atitude medíocre, irresponsável e antiética do médico Carlos Eduardo Passos, dono da empresa que presta serviços de radiologia ao Hospital Municipal Ouro Verde, em Campinas (a 99 km de SP).

Pois bem, o tal médico foi afastado, dia 14, depois da denúncia de que ele debochou de seus pacientes em seu perfil, em uma rede social. 

Eu vou reproduzir trechos da reportagem do site da UOL, para vocês perceberem onde chegou a atitude insana do tal Carlos Eduardo Passos:

Passos fala de um paciente que fazia um ultrassom abdominal e que não entendeu a pergunta feita por ele: "Seu Helio, já operou da vesícula?" E o homem responde: "Já operei o rim e a próstata". Sem achar a vesícula pelo ultrassom, o médico pergunta novamente: "Mas e a vesícula?". E o homem: "Ah, a vesícula já arranquei fora".

Após reproduzir o diálogo com o homem na rede social, Passos chama o paciente de "analfabeto funcional". E em seguida, faz um comentário sobre o paciente. "Uma baita barriga".

Em outro texto, ele descreve a situação de um homem que não estava conseguindo respirar da maneira correta para o exame. E novamente, o paciente é chamado recebe o mesmo adjetivo do anterior: "Analfabeto funcional, a gente os encontra por aí", escreveu Passos. (http://zip.net/bqmrpY). 

Queridos leitores, o médico admitiu que escreveu sim, todos os textos, que sua conduta foi imprópria, mas justifica nunca utilizou os nomes verdadeiros dos pacientes para não ferir o Código de Ética Médica. Faça-me uma garapa bem forte para poder engolir essa! Esse tal médico conhece o que é ética? Se soubesse não teria feito o que fez e ele realmente acredita que, omitindo os verdadeiros nomes dos pacientes vai isentá-lo da atitude irresponsável e insensata que ele teve?

No dia seguinte, após a denúncia Carlos Eduardo deletou o seu perfil do Facebook, a prova de seus comentários. Contudo, segue o print da postagem e um vídeo sobre a reportagem com o assunto para vocês conferirem.


Agora o vídeo com a reportagem sobre o assunto:


O Hospital Ouro Verde informou que vai abrir um processo administrativo, a fim de apurar a conduta do médico. Já o Conselho Regional de Medicina (CRM) informou que vai abrir uma sindicância para apurar o caso, para então saber que medida tomar, se punirá ou não o médico.

Há profissionais e profissionais. Infelizmente estamos sujeitos a todo tipo de situação, expostos, dependentes de profissionais irresponsáveis, imaturos e que desconhecem o que é ética e respeito ao ser humano. 

Esperamos realmente que Dr. Carlos Eduardo Passos seja punido, assim como tantos outros que brincam, que desdenham do ser humano de forma inescrupulosa e inconsequente.

O povo brasileiro já está cansado de impunidade e tanto descaso, especialmente na área da saúde.


Os profissionais da saúde precisam de mais atenção, salários dignos e tratamento adequado. Por outro lado, o povo também carece de atenção, respeito e atendimento digno.

Eu ouço tantos políticos falarem em dignidade, em verbas para a saúde etc. etc, mas isso tudo não passa de pura falácia, discursos vazios e mentirosos.

É preciso mais investimento na saúde, sim. É preciso punir os corruptos, ladrões e enganadores que desviam dinheiro da saúde para interesses próprios. É preciso valorizar os profissionais da área da saúde. Da mesma forma, tais profissionais precisam também tratar os pacientes com respeito e dedicação, afinal, escolheram essa profissão.

A vida é feita de escolhas e decisões. E isso não tem a ver com profissão, classe social ou situação econômica. Suas decisões e suas atitudes definem quem e como você é. É uma questão de caráter!

CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário