Pesquise assuntos deste blog:

domingo, 16 de março de 2014

* A DETERMINAÇÃO E O AMOR DE UM PAI ! *

Estimados leitores.

Eu fiquei sensibilizada com a história do chinês Xukang, de 40 anos, que mora em Fengyi, município em Yibin, no sudoeste da China.

Xukang tem um filho de 12 anos, o qual possui uma deficiência física, que o impossibilita de andar e ainda apresenta movimentos limitados com os braços. O chinês é separado da mãe do menino há nove anos e, decidiu criar sozinho seu filho.

Já publiquei uma história, semelhante a essa, a de Iran Leon, atleta e pai dedicado que faz de tudo por sua filha (http://tomprosaico.blogspot.com.br/2014/01/corredor-com-cancer-no-cerebro-tem.html).

Pois bem, todos os dias Xukang caminha 28 quilômetros, para levar seu filho à escola, uma vez que não conseguiu uma escola próxima a sua casa, adequada às necessidades da criança e que também o aceitasse.

                                         

Como se não bastasse tais dificuldades, Xukang também não encontrou transporte público escolar para conduzir seu filho até à escola, por isso decidiu levá-lo em uma cesta, especialmente confeccionada para esse fim.
                                                     


Desde setembro do ano passado, religiosamente, Xukang acorda às 5h para fazer o almoço da criança, antes de levá-lo para estudar. Depois, anda cerca de quatro horas e meia para casa, a fim de trabalhar para poder sustentar-se. Quando chega o horário de buscar o filho, Xukang faz o mesmo percurso novamente.

Em meio a tantos sacrifícios, a tantas dificuldades, o chinês afirma que o que o deixa satisfeito, o que o consola é o fato de seu filho ser o melhor da classe, pois a sua deficiência é apenas física e não mental; suas faculdades cognitivas são normais.

Eu estava lendo essa história e pensando nas dificuldades de tantos pais que se empenham para que seus filhos consigam frequentar uma escola e ter acesso a um ensino sistematizado e muitos desses jovens sequer valorizam, não dão a mínima importância.




Por outro lado, há estudantes que amargam para conseguirem estudar; moram distantes da escola, caminham vários quilômetros, sofrem vários tipos de privações, enquanto outros, moram praticamente em frente à instituição de ensino e chegam atrasados, não valorizam, são totalmente negligentes.

Outro aspecto que deve ser observado também é o descaso de autoridades que veem a educação como motivo de barganha; prometem educação de qualidade, quando ainda estão em campanha, depois de eleitos...ah, nós sabemos bem como é.

Após a história de Xukang e seu filho ter sido divulgada, o governo local resolveu tomar providências; anunciou que, futuramente iria alugar um quarto para o pai exemplar. Também, uma escola próxima à casa dele fará adaptações para alunos especiais, com vistas a amenizar a situação de Xukang.

Deus queira que ele realize o sonho de ver seu filho chegar à faculdade, assim verá o fruto de todo o seu esforço recompensado.

Espero, sinceramente que tenhamos governantes que levem a educação a sério, não como estratégia para comprar votos, mas como investimento que pode transformar realidades, mudar a vida de inúmeros cidadãos...para melhor!

CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário