Pesquise assuntos deste blog:

sexta-feira, 7 de março de 2014

MULHER!



Queridos leitores


Dia 8 DE MARÇO se comemora o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Eu já falei por diversas vezes aqui que muitas são as conquistas que a mulher alcançou, mas ainda há muito o que conquistar em diversas áreas.

Creio que as maiores conquistas que a mulher está para alcançar são DIGNIDADE e RESPEITO. Acerca desse aspecto, a escritora brasileira, Lya Luft diz que, muito mais que direitos e liberdade, a mulher precisa de dignidade e respeito. Concordo plenamente com ela e assevero que jamais alcançaremos o respeito e a dignidade desejados se continuarmos aceitando e contribuindo para a banalização da mulher. 

A mídia, especialmente, apresenta a imagem da mulher como "matéria-prima", sempre que deseja vender algo. Geralmente a figura da mulher está à frente do produto (ou por trás?) e isso se aplica a todo tipo de publicidade, desde um creme hidratante à venda de automóvel ou cerveja; a mulher está sempre lá, na maioria das vezes, com pouquíssima roupa, para chamar a atenção e vender melhor e/ou mais rápido o produto.

Numa postagem anterior (http://tomprosaico.blogspot.com.br/2014/02/adidas-lanca-camiseta-da-copa-do-brasil.html) sobre as camisetas alusivas à Copa do Mundo, comercializadas pela a Adidas, eu enfatizei (como tantas outras pessoas o fizeram),  a possível apologia ao turismo sexual no Brasil, promovida pela referida marca esportiva, através das camisetas.

Bem, eu também chamei a atenção ao fato de nós, brasileiros, propagarmos tal ideologia (se assim eu posso chamar, talvez por falta de outro termo). Mas o fato é que é essa a imagem que é veiculada dentro e fora do nosso país: mulheres bonitas, nuas, com samba no pé, como vimos recentemente no carnaval, em todo o país.

Não adianta querermos nos isentar da nossa própria culpa. A situação se torna ainda mais grave quando nós, mulheres contribuímos para consolidar essa imagem de "mulher-mercadoria", "mulher-objeto", "mulher-disponível" a tudo!

Quais as "referências" que as meninas e a maioria das mulheres têm? A mulher-fruta ("Melão", "Melancia", "banana" e talvez o pomar inteiro), a mulher sensual, bundializada, popozuda, etc, etc, apresentadas frequentemente como "exemplos", a e pela sociedade e por ela mesma? Por favor, não me peçam para especificar "exemplo" de quê...por favor! Creio que o tal do Big Brother, A Fazenda, a Publicidade, e a Mídia, de forma geral estão aí e não nos deixam mentir.

Á medida em que se submete à condição de mercadoria, de objeto, e, "vale-tudo" para alcançar seus objetivos, a mulher fortalece ainda mais o estereótipo de descartável.



A realidade é que há uma desvalorização muito grande da mulher, por parte da sociedade e também por ela mesma. A mulher precisa se impor, se valorizar mais, SER MULHER DE VERDADE. Lya Luft, em seu artigo "Mulher: respeito e dignidade" (Revista Veja [ http://www.veja.com.br ], 13.3.2013, pág. 24.), diz que "É preciso fazer-se tratar como parceira, não como gueixa desejosa de cartões de crédito polpudos ou homéricas cantadas, muito menos acrobacias sexuais que pouco têm a ver com sexo verdadeiro (...) Andamos iludidas com uma avassaladora onda de mitos sobre sexualidade, sensualidade, beleza, resultando em corpos e rostos por vezes deformados, e almas aflitas". Como isso é grave e as mulheres precisam se dar conta dessa realidade e mudar de atitude. Mais uma vez eu digo que É PRECISO SER MULHER e deixar de ser objeto de manipulação!

Eu ainda corroboro com a escritora LYA LUFT, quando ela diz que, por conta dessa situação em que a mulher se encontra, "talvez valesse a pena, rever, quem sabe transformar, na data em que nos é dedicada: expor menos carne e cultivar mais sentimentos, pensamentos, valores."

Bem, fica aqui a reflexão e a necessidade de mudança. É preciso SER MULHER de verdade para tal enfrentamento e atitude. Pensemos nisso!

Abaixo, seguem poemas de Florbela Espanca e do poeta Rabindranath Tagore alusivos à mulher.



  
A MULHER

Ó Mulher! Como é fraca e como és forte!
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!

Quantas morrem saudosas duma image
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca ri alegremente!

Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doces almas de dor e sofrimento!

Paixão que faria a felicidade
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!


A MULHER INSPIRADORA

A Mulher Inspiradora Mulher, não és só obra de Deus;
os homens vão-te criando eternamente
com a formosura dos seus corações,
e os seus anseios
vestiram de glória a tua juventude.

Por ti o poeta vai tecendo
a sua imaginária tela de oiro:
o pintor dá às tuas formas,
dia após dia,
nova imortalidade.

Para te adornar, para te vestir,
para tornar-te mais preciosa,
o mar traz as suas pérolas,
a terra o seu oiro,
sua flor os jardins do Verão.

Mulher, és meio mulher,
meio sonho.

(Rabindranath Tagore - Tradução de Manuel Simões)


Felizes sejam todos os dias para todas as mulheres.

CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário