Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

E ESTÁ CHEGANDO 2015...

Queridos leitores.

Por favor, me perdoem a ausência tão longa, mas esse ano foi muito difícil pra mim, muita correria. Ano realmente atípico; nunca levei tanto tempo sem atualizar o blog, contudo, até aqui Deus tem me sustentado.

Passei para desejar um ano de bençãos de todo tipo: bençãos espirituais, materiais, paz, saúde e proteção.


Que 2015 seja o ano da mudança positiva, pois até então temos sido atingidos por uma leva de problemas relacionados à segurança, à saúde, à educação, política e tantos outros.

Esperança! Essa deve ser a palavra de ordem para 2015. E por falar em esperança, lembrei-me de um poema de Mário Quintana, com esse título. Vamos ver?

Esperança

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)

Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…




Que possamos crer, possamos esperar por dias melhores, por situações diferentes, por uma sociedade mais justa, por seres humanos melhores. Sabemos que isso também demanda ação, atitude, mudança de estado.

Eu gosto de uma passagem da Bíblia Sagrada que diz que "Deus pode fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos". Portanto, devemos crer, devemos ter esperança que virão dias melhores, que depois do temporal sempre vem a bonança, a calmaria.

O meu desejo é que estejamos preparados para os momentos difíceis, para a tempestade, porque a tempestade vai nos preparar para enfrentar as intempéries dessa vida.

A calmaria também nos ensina, nos prepara para execermos mais confiança, mais fé.

Tenhamos fé, tenhamos esperança no futuro, no ser humano, pois ele pode fazer muito mais. Tenhamos fé em Deus.

Que venha 2015 e que esse ano nos traga muita paz, muita esperança, queridos leitores.

"QUERO TRAZER À MEMÓRIA AQUILO QUE ME DÁ ESPERANÇA" (Lamentações 3:21)

CARPE DIEM!!!




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NOSSA! QUANTO TEMPO!

Pessoal, quanto tempo, não é mesmo?

Estou com a vida super, mega, hiper corrida e, infelizmente não tenho podido atualizar o blog, como eu gostaria. E para completar, semana passada fiquei doente, para piorar ainda mais a situação. Ainda estou tentando colocar as coisas em ordem...se assim posso dizer.

Bem, passei rapidinho para deixar um vídeo que alerta para a necessidade de ser transparente nesse mundo louco em que estamos vivendo, onde nos deparamos com pessoas ambiciosas, amargas, frias, insensíveis e egoístas.

Mas, o que é ser transparente?

Ser transparente não é pura e simplesmente ser sincero, mas também é render-se aos sentimentos, às emoções, à brandura, é não ser resistente.

Ser transparente é também ser paciente, amável, natural...é rir, é chorar sem pudor, sem medo do que os outros vão pensar ou falar.

Ser transparente é nos assumirmos com nossas virtudes e nossos defeitos, afinal, somos humanos. 

Ser transparente, como diz o texto, "é explodir toda a doçura!" Que possamos, então, viver de forma mais livre, mais solta, com mais entrega, mais amor...muito amor.

CARPE DIEM!!!


domingo, 2 de novembro de 2014

ENEM 2014: ESTÁ CHEGANDO A HORA!

Queridos leitores.

O Enem está chegando e com ele mais uma jornada de provas. 



O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem - é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação, por meio do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraInep, cujo objetivo é verificar/avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio, através do domínio de competências e habilidades dos estudantes que submetidos ao exame. 


Criado em 1998, o Enem era uma prova para diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. A partir de 2009, ele ganha mais uma função de destaque: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades públicas ou privadas, assim como aos programas governamentais, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e o Ciência
sem Fronteiras. Com as notas do Enem também é possível obter a certificação de conclusão do ensino médio.

O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. As competências exigidas aos concluintes da educação básica, na prova são:

Competência 1: Dominar linguagens (DL)

Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.


Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.

Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. 

Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 

Essas cinco competências são avaliadas nas quatro áreas de conhecimento do Enem (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, Códigos e suas Tecnologias) e também na Redação.


Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/128/1/CONHECA-AS-5-COMPETENCIAS-AVALIADAS-NO-ENEM/Paacutegina1.html


A cada ano mais instituições de ensino superior adotam o Enem em seus processos seletivos, seja parcialmente ou em sua totalidade, o que aumenta ainda mais as chances da pessoa que têm interesse em fazer uma graduação.

Quem pode fazer o Enem?
  • quem se inscreveu em tempo hábil, pois houve um prazo determinado para fazer as inscrições;
  • quem concluiu ou vai concluir o ensino médio no ano da aplicação da prova;
  • quem tem acima de 18 anos, concluído o ensino fundamental, uma vez que o MEC autoriza a emissão do certificado de conclusão de curso, caso o candidato seja aprovado no exame. Para isso, é necessário ter feito 450 pontos nas 4 áreas de conhecimento e, pelo menos, 500 pontos na prova de redação.
Bem, vai uma dica para quem pensa que o Enem é uma "mamata", que não precisa estudar, pois tudo é muito fácil. Com tantas fraudes e cobranças para que o exame fosse mais criterioso, muitas modificações foram feitas ao longo da aplicação das provas nesse últimos anos. Portanto, você que não se preparou com antecedência, o jeito é tentar remediar. Então, corra pra ver se ainda dá tempo ver ou rever alguma coisa e atente para o seguinte:

  • organize o pouco tempo que ainda lhe resta;
  • veja as provas dos exames anteriores;
  • fique antenado com o que se passa no Brasil e no mundo, pois, como digo sempre aos meus alunos, os organizadores do Enem não vão mandar uma correspondência com o título da redação nem com as questões das provas, portanto, você tem que estar preparado, tem que saber o que se passa a sua volta;
  • faça resumos;
  • escreva textos, faça redações;
  • use as ferramentas online, a internet é uma grande aliada;
  • exercite-se, pois quando fazemos atividades físicas o cérebro libera endorfina, uma enzima que proporciona bem- estar e diminui a ansiedade e o estresse;
  • faça sua parte, mas também relaxe, pois a ansiedade bloqueia seu cérebro, impedindo-o de produzir de forma satisfatória.
Depois de feito tudo isso é só aguardar as provas e ficar na torcida. Sabendo que, quem se preparou de forma planejada tem muito mais chance que os que resolveram contar com a sorte e o improviso. Enfim, boa sorte para todos e...

CARPE DIEM!!!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA!!!

Hoje é o dia em que se comemora o dia do professor.





Estou, nesse momento ouvindo a presidente Dilma fazer um discurso bonito para os professores. Quem dera, na prática fosse tão bonito e verdadeiro assim...que sonho, essa "realidade" pintada pela presidente, que oprimiu tanto a classe de professores. Será que ela tem memória curta, tem "Mal de Alzheimer" ou está se aproveitando do momento eleitoreiro, tão oportuno para os políticos? 


Hoje não vou citar dados estatísticos, não vou tentar elencar os supostos motivos para comemorarmos em nossa caminhada diária. Quero apenas homenagear todos os professores e professoras que trabalham em condições precárias, com baixíssimos salários, e ainda assim conseguem manter o objetivo de ensinar, de formar cidadãos num país tão hostilizado, tão vitimado por políticos corruptos e desigualdades sociais cada dia mais gritantes.

Infelizmente, pesquisas recentes, mostram que a profissão de professor está em decadência, especialmente no nordeste.

Por outro lado, há uma campanha em andamento, para tentar atrair gerações para a carreira de professor. Obviamente, que essa tarefa será muito árdua, visto que a desvalorização social, as condições de trabalho e os baixos salários não estimulam na escolha dessa profissão. 

Ainda assim, podemos garimpar, em meio à escolha de tantas profissões, estudantes que optam pela área de licenciatura, independente dos baixos salários e das péssimas perspectivas para essa classe. 

No livro "O bom professor faz toda a diferença", de Taylor Mali, o autor narra suas experiências no ensino fundamental e dá exemplos de como o professor pode incentivar alunos de maneira positiva, estimulando a criatividade, a cidadania e o desenvolvimento.

Abaixo, segue uma parte do texto, que foi inspirado em um comentário que um advogado fez em uma festa, a respeito da profissão dos professores. Confiram. 

O QUE OS PROFESSORES FAZEM 


Ele diz que a grande questão é:
O que um aluno vai aprender com alguém 
cuja melhor opção na vida foi ser professor?
Ele comenta com os convidados do jantar que é verdade 
o que dizem sobre os professores:
Quem sabe faz; quem não sabe ensina.
Decido morder minha língua – em vez da dele – 
e resistir à tentação de comentar com os convidados
que também é verdade o que dizem sobre os advogados.
Afinal, estamos jantando e temos que conversar educadamente.

Então, Taylor, você é professor.
Seja honesto, não deve fazer lá muito dinheiro. 
Quanto você ganha?

Gostaria que ele não tivesse feito isso – 
me pedido que eu fosse honesto – 
porque eu tenho uma regra
sobre honestidade e passa-foras:
Se pediu, vai levar.
Você quer saber quanto eu ganho ou o que eu faço?Eu faço os alunos trabalharem mais duro do que eles imaginavam 
ser possível.
Eu faço uma nota 5 parecer uma medalha de honra
e um 9 ser um tapa na cara.
Como ousa me fazer perder tempo com um trabalho inferior ao seu 
potencial máximo?

Eu faço crianças ficarem sentadas por mais de 40 minutos na sala 
de aula em silêncio absoluto. 
Não, vocês não podem trabalhar em grupo. 
Não, você não pode fazer nenhuma pergunta agora.
Por que eu não deixo você ir ao banheiro?
Porque você está entediado.
E não precisa realmente ir ao banheiro, precisa?

Eu faço os pais tremerem de medo quando ligo para eles:
Oi. Aqui é o professor Mali. Espero não estar incomodando. 
Só queria conversar sobre algo que seu filho disse hoje.
Diante do maior brutamontes da turma, ele defendeu um colega, 
dizendo: “Deixe o garoto em paz. E daí que ele está chorando? 
Eu ainda choro de vez em quando. Você não?”
E foi o ato mais nobre de coragem que já presenciei.
Eu faço os pais verem os filhos como eles realmente são 
e o que poderão vir a ser.

Quer saber o que mais eu faço?

Eu faço os alunos imaginarem,
Questionarem.
Criticarem.Eu os faço pedir desculpas sinceras.
Eu os faço escrever, escrever, escrever,
E depois ler.
Eu os faço soletrar
Ansioso, exceção, ansioso, exceção,
Até gravarem para sempre a grafia correta dessas palavras.

Eu faço os alunos demonstrarem todos os cálculos matemáticos 
realizados
para chegar às respostas dos problemas.
E faço com que apresentem a redação final como se nunca tivessem 
produzido um rascunho sequer.
Eu os faço entender que, se você tem um talento, 
deve segui-lo.
E se alguém quiser julgá-lo pelo que você ganha, mostre 
o que você faz.

Olhe, deixe-me explicar direitinho,
para você entender que estou dizendo a verdade:
Sabe o que os professores fazem? 
Os professores fazem a diferença!
E você?


Que possamos primar pelo nosso compromisso de ensinar o que for útil, o que puder ser transposto, para além da sala de aula. Que sejamos agentes do processo educacional e social, conservando nossos princípios, valores e dignidade humana. Que possamos realmente fazer a diferença!

Parabéns a todos os professores e professoras!


CARPE DIEM!!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A ESPETACULARIZAÇÃO DA SOCIEDADE, A FALTA DE PRIVACIDADE E O SENSACIONALISMO

Olá, queridos leitores.

Depois de uma longa pausa, estou de volta para mais uma reflexão com vocês.

Hoje eu quero pensar com vocês, leitores, sobre a espetacularização da sociedade, a falta de privacidade e o sensacionalismo da mídia, que, de forma direta invade e transforma a vida das pessoas.


Vocês já perceberam como tudo hoje tem uma grande tendência em ser transformado em show? Vocês já notaram como muitas pessoas hoje em dia fazem questão de chamar a atenção, de expor suas vidas como se estivessem em um constante Reality show? Outros têm suas vidas invadidas pelo "jornalismo" descomprometido, pela mídia escrachada que procura mercantilizar as informações?

Semana passada eu estava lendo aqui na net sobre a forma como o
 apresentador da Rede Globo, Faustão, anunciou a saída de uma de suas dançarinas, Aline Riscado, a qual confidenciou-lhe que sairia do balé do "Domingão do Faustão", pois tinha algo melhor em vista. Na primeira oportunidade que teve, o apresentador antecipou em público a saída da integrante do seu grupo, pegando-a de surpresa e constrangendo-a profundamente, uma vez que a sua saída não seria naquele momento e sim numa data posterior, no mês de novembro (vide em: http://www.purepeople.com.br/noticia/faustao-antecipa-saida-de-aline-riscado-do-bale-do-domingao-nao-esperava_a25700/1#lt_source=external,manual,manual,manual,manual).


Um outro fato mais recente foi a publicação de uma foto de Luana Piovani de calcinha, tirada pelo seu marido, Pedro Scooby, que a elogia, chamando-a de gostosa nas redes sociais (http://celebridades.uol.com.br/album/2014/09/29/album-da-semana-29092014-a-5102014.htm#fotoNav=42). Vi em outro local que a própria Luana reclama que nunca ninguém a chama pra fazer algum tipo de "trabalho cabeça", mas que todos associam a nudez à sua pessoa. Vejam: "Nunca sou chamada para fazer coisas como (o filme) 'Amarelo Manga'. Ninguém me chama pra coisa cabeça, que combina com nudez. Eu nunca tive a oportunidade de ter uma personagem que transpusesse a minha imagem. É sempre 'Luana Piovani nua'"(http://www.purepeople.com.br/noticia/luana-piovani-posa-nua-e-reclama-ninguem-me-chama-pra-coisa-cabeca_a2138/1#lt_source=external,manual). Por que será, leitores? Alguém se arrisca a fazer conjecturas?


Outro fato que chamou a minha atenção foi um comentário racista, postado nas redes sociais. Uma pessoa, usando um perfil falso, dispara contra uma estudante da Universidade Federal do Pará, dizendo que "lugar de negro é na cozinha". Nada mais besta e antigo que esse comentário, que reflete a falta de respeito e ignorância de um ser (que tenho minhas dúvidas se é mesmo humano), que se dá o trabalho (ou demência) de postar nas redes sociais coisas desse tipo: "Fica no teu canto, neguinha suja, você e todas as aberrações de cor desta cidade" (http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2014/09/16/estudante-de-universidade-do-para-e-vitima-de-racismo-em-rede-social-lugar-de-negro-e-na-senzala.htm Esse tipo de comentário já deveria ter sido abolido faz tempo e, pessoas desse tipo, como o ofensor/agressor devem responder por ações como essas, pois ferem a dignidade humana.


Leitores, eu teria muitos outros exemplos para citar aqui, mas quero fazer um recorte apenas desses três, para mostrar a vocês a sociedade na qual estamos inseridos: pessoas que querem se promover, chamar a atenção de outras; pessoas que têm a sua privacidade invadida; pessoas que são ofendidas e desrespeitadas. Tudo isso nada mais é que a "sociedade da espetacularização", do sensacionalismo, da banalização.

Os fatos sociais, a miséria alheia, o sofrimento de outrem vira notícia. Muitos estão esvaziados de sentimentos e cheios de frieza brutal. É muito mais fácil filmar alguém agonizando que dá socorro a quem precisa.

Virou moda agora, adolescentes planejarem brigas, insultarem, agredirem verbal e fisicamente e depois postarem nas redes sociais. Isso leva ao "minuto da fama", dá "status", promove da mediocridade...ou reduzem à mediocridade?

Espero que não tenhamos que continuar assistindo a esses "espetáculos" baratos e medíocres. Que o nosso objetivo seja o de contribuir para a felicidade e dignidade do outro e não sermos atores e plateia do espetáculo humano, afinal, respeito e bom senso nunca são demais.

CARPE DIEM!!!

sábado, 20 de setembro de 2014

DÁ-LHE POESIA!

Boa noite, bom dia, boa tarde - nessa ordem, pois agora é noite aqui...rss.

Depois de alguns dias na correria, eletrizada, volto a postar e, dessa feita, com poesias para alimentar a alma.



Selecionei algumas poesias pra vocês se deliciarem e me acompanharem na leitura deleitosa de autores como Paulo Leminski, Pablo Neruda e Carlos Nejar.


O que quer dizer

O que quer dizer diz.
Não fica fazendo
o que, um dia, eu sempre fiz.
Não fica só querendo, querendo,
coisa que eu nunca quis.
O que quer dizer, diz.
Só se dizendo num outro
o que, um dia, se disse,
um dia, vai ser feliz.




                 Amar você é coisa de minutos…
                                       Paulo Leminski

                   Amar você é coisa de minutos
                   A morte é menos que teu beijo

Tão bom ser teu que sou
Eu a teus pés derramado
Pouco resta do que fui
De ti depende ser bom ou ruim 
Serei o que achares conveniente
Serei para ti mais que um cão
Uma sombra que te aquece
Um deus que não esquece

 Um servo que não diz não
      Morto teu pai serei teu irmão
      Direi os versos que quiseres
      Esquecerei todas as mulheres
    Serei tanto e tudo e todos
      Vais ter nojo de eu ser isso
 E estarei a teu serviço
  Enquanto durar meu corpo
      Enquanto me correr nas veias
      O rio vermelho que se inflama
     Ao ver teu rosto feito tocha

 Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha
                        Sim, eu estarei aqui


       
 NOSSA SABEDORIA É A DOS RIOS

                          Carlos Nejar

Nossa sabedoria é a dos rios.
Não temos outra.
Persistir. Ir com os rios,
onda a onda.

Os peixes cruzarão nossos rostos vazios.
Intactos passaremos sob a correnteza
feita por nós e o nosso desespero.
Passaremos límpidos.

E nos moveremos,
rio dentro do rio,
corpo dentro do corpo,
como antigos veleiros.




SE VOCÊ ME ESQUECER
                      Pablo Neruda

Quero que você saiba uma coisa. 
Você sabe como é: 
Se eu olhar a lua de cristal, pelo galho vermelho 
do lento outono em minha janela, 
Se eu tocar, próximo ao fogo, a intocável cinza 
ou o enrugado corpo da lenha, 
tudo me leva a você, 
como se tudo o que existe: perfumes, luz, metais, 
fossem pequenos barcos que navegam 
rumo às tuas ilhas que me esperam. 

Bem, agora, 
se pouco a pouco você deixar de me amar 
eu deixarei de te amar, pouco a pouco. 

Se, de repente, você me esquecer, 
não me procure, 
pois já terei te esquecido. 

Se você considera longo e louco 
o vento das bandeiras 
que passa pela minha vida, 
e decide me deixar na margem do coração 
em que tenho raízes, 
lembre-se que neste dia, 
nesta hora, 
levantarei meus braços 
e minhas raízes sairão a buscar outra terra. 

Mas 
Se cada dia, 
cada hora, 
você sentir que é destinada a mim 
com implacável doçura, 
se cada dia uma flor 
escalar os teus lábios a me procurar, 
ah meu amor, ah meu próprio eu, 
em mim todo esse fogo se repete, 
em mim nada se apaga nem é esquecido 
meu amor se nutre no seu amor, amada, 
e enquanto você viver, estará você em seus braços, 
sem deixar os meus...


Vivo cada dia como se fosse cada dia.
Nem último, nem primeiro__ o único

Pablo Neruda

Espero que tenham gostado e desejo a todos uma semana abençoada.

CARPE DIEM!!!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

DIPLOMAS FALSOS DISTRIBUÍDOS PELO BRASIL AFORA

Saudações a todos os leitores e leitoras desse blog.

Pessoal, hoje eu quero falar sobre a onda de diplomas falsos que são vendidos no nosso país e, quero enfatizar que esse não é um fato novo, perdura já há algum tempo e em muitas áreas.


Infelizmente, temos visto hoje, principalmente nós, que trabalhamos na área da educação, nós professores que estamos em sala de aula, muitos estudantes que subvertem outros e tentam nos subverter com propostas totalmente indecentes; estudantes que não querem estudar, que não querem se esforçar pra nada, querem apenas moleza, vida fácil, em suma, não querem pensar, não querem se dispor pra nada. Daí, ser muito mais fácil pagar pra alguém ou "empresa" para fazer os trabalhos solicitados pela instituição de ensino.

Sabemos que os investimentos em educação de qualidade no Brasil ainda deixam a desejar. Falta investimentos efetivos, falta compromisso dos governantes, daqueles que administram as Instituições de ensino. A educação atualmente está banalizada, virou negócio, rende muitas cifras, daí a mercantilização desenfreada, sobretudo, porque ela é uma arma para ludibriar mentes vazias.

Temos que compreender que a educação, o acesso às informações e a inclusão é a chave para a cidadania, para a dignidade, uma vez que a educação transforma vidas, transforma a sociedade e isso tenho falado constantemente aqui no blog, através das postagens, a exemplo da postagem anterior em que relatei a história de Cícero Pereira Batista. A educação transforma, por isso exigimos que, de fato, ela seja uma prioridade.

Entretanto, educação de qualidade, que se transforma em benefícios sociais, não pode e não deve ser feita com compra de diplomas, com falsos profissionais que adentram ao mercado de trabalho totalmente despreparados. Esses pseudo profissionais são maus-caracteres e corruptos. Depois, não têm nem como reclamar de políticos corruptos; concordam comigo, queridos leitores?

Bem, recentemente a Polícia Civil descobriu mais quatro polos de um instituto que distribuía diplomas falsos de cursos de mestrado e doutorado para professores (pasmem, se puderem). O responsável pela emissão desses diplomas é o Instituto Ômega, de acordo com informações do site UOL (http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2014/08/18/policia-descobre-mais-4-polos-de-instituto-que-oferecia-diplomas-falsos.htm).

A unidade de Duque de Caxias, cidade na Baixada Fluminense já havia sido fechada e, recentemente, depois da denúncia de mais de 20 vítimas na Decon (Delegacia de Proteção ao Consumidor), a polícia descobriu a existência de mais quatro polos da "famigerada" instituição (utilizo aqui o termo em destaque do blogueiro Osmar Filho). Dois desses polos estão na Baixada Fluminense e outros dois na zona oeste da capital, em Bangu e Campo Grande. 

Ainda segundo as informações do site UOL, o Instituto Ômega falsificava diplomas em nome de duas universidades federais: "a de Pernambuco e a do Rio Grande do Sul. Para obtê-los, os professores pagavam entre R$ 300 e R$ 500 de mensalidade, e o valor total de cada curso poderia chegar a R$ 12 mil." 

O delegado que está cuidando das investigações diz que houve um "descuido" da prefeitura em não apurar a legitimidade dos diplomas, o que foi rebatido pela administração que se eximiu dizendo que tal atitude não cabe à prefeitura. E eu pergunto: cabe então a quem? A Pedro Álvares Cabral que "descobriu" o Brasil? Faça-me uma garapa, viu? Eita, rimou...rss.

Tem mais, em retaliação aos funcionários que receberam o diploma da tal instituição, o prefeito fez uma ameaça dissimulada: "anunciou que todos os professores da rede municipal que apresentaram diplomas do Ômega terão suspensas as gratificações de 12% sobre os salários." Precisa comentar? Nem desenhar, pois sei que vocês, leitores e leitoras desse blog estudam, são inteligentes.


Bem, o que quero refletir aqui com vocês não se restringe àqueles estudantes que foram enganados, mas, sobretudo, àqueles que, consciente do fato se submeteram a uma situação dessa, mesmo correndo o risco de terem seu diploma invalidado.

Volto ao que falei no início dessa postagem, quando me refiro ao comodismo de alguns estudantes, à ilegalidade de aceitar um documento, um diploma que sabe que não foi adquirido de forma lícita e sim, resultado da corrupção ativa ou passiva. Tais estudantes precisam se despir da inércia que atrofia o cérebro, da preguiça mental que delega a outrem as decisões, as responsabilidades de todo e qualquer tipo. Essa paralisia faz com que os politiqueiros de plantão tomem as rédeas e conduzam o país da forma como temos visto e sofrido as consequências. Quando agimos dessa forma não temos o direito sequer de pensar em cobrar, em reivindicar nada, muito menos chamar tais politiqueiros pelo nome de corrupto, haja vista que estamos contribuindo para a corrupção.

Façamos nossa parte, sejamos honestos. Estudar, pesquisar, buscar o conhecimento nunca fez mal a ninguém, desde que o façamos com o objetivo único de usar o conhecimento para o bem. Isso vai beneficiar outras pessoas, vai desenvolver o senso crítico, a cidadania, vai lubrificar o cérebro, vai contribuir para o crescimento pessoal e profissional, entre tantos outros benefícios.

Quero citar um trecho de uma postagem do blogueiro Reinaldo Azevedo, quando ele critica o perfil de muitos estudantes da atualidade: "Hoje, são poucos os alunos que não levam na ponta da língua o discurso — e não mais do que o discurso — da igualdade e da justiça, mas não sabem fazer conta; não dominam o instrumental básico da língua para se expressar com clareza fora de suas “tribos”. Não por acaso, o país fica sempre nos últimos lugares nas provas do PISA, com um desempenho incompatível com o tamanho de sua economia.  Eu que o diga, pois vivencio isso todos os dias em meu ambiente de trabalho. 

Fiquem atentos: Não basta sair por aí dando apenas "beijinho no ombro", tem que estudarAté Dilma Rousseff estava dando “beijinho no ombro” no Twitter outro dia. A Dilma Popozuda é a Dilma Bolada em ritmo de funk". Palavras de Reinaldo Azevedo...rss.


Queridos e queridas, pensar, pensar de verdade, alimentar o cérebro positivamente não faz mal a ninguém. Devemos buscar sim "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama...e que isso ocupe o nosso pensamento"(Filipenses 4:8)

CARPE DIEM!!!



Conhecimento não é uma folha solta de fatos. Acima de tudo, é uma responsabilidade pela integridade do que nós somos, principalmente como criaturas éticas. (J. Bronowski)





terça-feira, 2 de setembro de 2014

* EX-CATADOR DE LIXO VIRA MÉDICO - HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO *

Bom dia, boa tarde, boa noite, queridos leitores e queridas leitoras.

Mais uma vez quero me desculpar com vocês, leitores, pela demora em postar, mas é que os afazeres do dia a dia me sugam, portanto, fico impossibilitada de atualizar o blog.

Bem, é com imensa alegria que eu venho falar de mais uma história que deu certo, de mais um sonho que não morreu, pelo contrário, foi nutrido para que, enfim brotasse em vida e alegria.

A história hoje fica por conta do brasiliense Cícero Pereira Batista. Ele é natural de Taguatinga, cidade satélite, que fica a 22,8 km da capital federal, Brasília.

Como tantas pessoas, Cícero enfrentou muitas dificuldades na vida, mas tem um diferencial que impacta quem ouve ou lê sobre a vida desse jovem de 33 anos. Ele é de origem pobre, órfão de pai desde os 3 anos, com mãe alcoólatra e dez irmãos em situação de pobreza extrema, dos quais, dois foram assassinados. Ele conta que já passou fome e pegava comida e livros do lixo. Alimentava a fome física e a intelectual. Falando nisso, o então médico relata que começou a pegar livros nos lixos que encontrava, desde os 5 anos, mesmo não sabendo ler ainda, contudo, tais livros serviram de inspiração, posteriormente, em especial os títulos ligados à Biologia e Ciências. 

Para aqueles que ficam reclamando da vida, das dificuldades e achando que os seus sonhos nunca vão se realizar, mirem-se em Cícero Pereira, pois ele é um exemplo grandioso. Para ele, a chave de toda essa mudança estava, como sempre esteve na educação, portanto, ele não tinha outra opção: "a educação era a única saída: "Diante da minha situação social eu não tinha escolha. Era estudar ou estudar para conseguir sair da miséria extrema". Cícero concluiu o ensino fundamental em escola pública em 1997 e o ensino médio integrado com o curso técnico em enfermagem, entre 1998 e 2001. É bom ressaltar que ele é o único da família que conseguiu concluir o ensino médio e fazer uma graduação, tornando-se um médico.

Entretanto, até chegar ao estágio atual em que conseguiu certo conforto, Cícero penou muito.
Ele conta que passou momentos críticos, como podemos perceber no trecho a seguir: "Quando eu fazia o ensino médio técnico eu morava em Taguatinga e estudava na Ceilândia. Não tinha dinheiro para o transporte e nem para a comida. Andava uns 20 km, 30 km a pé. Muitas vezes eu desmaiava de fome na sala de aula". Muitas foram as barreiras, mas ele não desistiu, mesmo nos momentos em que não tinha dinheiro nem pra pegar o ônibus para ir estudar nem mesmo para comer. Diante de sua situação, professores e colegas da faculdade se mobilizaram para ajudá-lo com vale-transporte, dinheiro e até comida, mas ele ficou receoso, explica: "Eu era orgulhoso e nem sempre queria aceitar, mas, devido à situação, não tinha jeito. Eu tinha muita vergonha, mas nunca deixei de estudar",

Vocês pensam que as dificuldades pararam por aí? Vejam o que Cícero relata sobre a época da faculdade, quando ele passou em medicina, numa instituição particular, em 2006 em Araguari (MG), a 391 km de Brasília. "Frequentava as aulas durante a semana em Minas e aos finais de semana vinha para Brasília para trabalhar. Era bem corrido", diz. Ele conseguiu segurar as contas por um ano e meio. "Eu ganhava cerca de RS 1.300 e pagava RS 1.400 [de mensalidade]. Até cheguei a pedir o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] por seis meses, mas no fim as contas foram apertando ainda mais e parei".

Queridos, muitos foram os obstáculos enfrentados pelo então médico Cícero Pereira, mas estes não foram suficientes para detê-lo, serviram ainda mais como estímulo, embora não faltasse momentos em que Cícero, teve vontade de "chutar o pau da barraca" e desistir, mas não foi isso o que aconteceu, graças a Deus, se não não estaríamos aqui nos alegrando com sua história de superação e perseverança.

Cícero Pereira, já formado e exercendo a profissão
foto: arquivo pessoal
O que mudou na vida de Cícero? Atualmente ele é diretor clínico de um hospital municipal e trabalha em outros dois. Seu objetivo agora é "capitalizar", conseguir ganhar dinheiro, a fim de melhorar de vida e ajudar a família. Cursar um doutorado fora do Brasil também está entre seus planos. (Vide reportagem sobre o assunto em: (http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2014/07/25/pegava-livros-no-lixo-ex-catador-de-brasilia-conta-como-virou-medico.htm).

Confesso a vocês que eu fiquei muito feliz com a história de Cícero e espero que ela sirva de exemplo, de estímulo para aqueles que querem vencer na vida, que têm sonhos e em algum momento pensaram e ou pensam em desistir. Por favor, não desistam, persistam, lutem, façam como Cícero, como D. Chames que se formou em direito aos 97 anos; façam como Marilene Lopes, ex-catadora de latinhas, também de Brasília, que se tornou funcionária pública no Tribunal de Justiça do Distrito Federal; sigam o exemplo de André Lucas que passou em seis universidades dos EUA, das oito que tentou, façam como tantos outros exemplos que já postei aqui no blog (vide: história de D. Chameshttp://tomprosaico.blogspot.com.br/2014/07/idosa-de-97-anos-se-forma-em-direito-em.html; a história de André Lucas: http://tomprosaico.blogspot.com.br/2014/07/aluno-da-rede-publica-e-aprovado-em.html; a história de Marilene Lopeshttp://tomprosaico.blogspot.com.br/2013/09/ex-catadora-de-latinhas-do-distrito.html), os quais nos impulsionam a lutar pelos nossos sonhos até vê-los concretizados. Mas não se enganem, nada vem sem luta, sem dificuldades, porém, o sabor da vitória é muito maior que todos os obstáculos.

Espero que muitos governantes reflitam sobre a questão de investimentos em educação, especialmente no atual momento em que estamos vivendo, em que os tais candidatos fazem promessas monstruosas de investimentos para transformar a educação e, logo depois de eleitos, ficam com "Mal de Alzheimer". Educação é coisa séria e transforma vidas e a sociedade. Esperamos que transforme de igual modo o caráter daqueles que ludibriam as mentes alheias e usurpam o direito dos outros. 

Bem, quero concluir com a dica do próprio Cícero, homenageado na postagem de hoje, o qual nos alerta dizendo que:

"Não há desculpa para não seguir os sonhos. É preciso focar naquilo que se quer. Não é uma questão de inteligência e sim de persistência. A educação mudou a minha vida e pode mudar a de qualquer pessoa".

CARPE DIEM!!!