Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 5 de junho de 2013

* GOSTAR DE SI MESMO *

Olá, queridos amigos e amigas.


Hoje eu quero refletir com vocês sobre o ato de GOSTAR DE SI MESMO.

Frequentemente vemos nos noticiários sobre pessoas que se suicidaram, destruíram a vida de outras pessoas e/ou se anularam por causa de outrem. Isso é prova de que o amor próprio está em baixa, a auto estima está decaída, em baixo nível.

Gostar de outra pessoa não quer dizer, necessariamente que devemos esquecer o amor próprio, que devemos esquecer de nós próprios e eleger alguém que esteja acima do bem e do mal. Quando nos projetamos no outro e aniquilamos a nós mesmos, estamos incorrendo em um grave erro; fatalmente vamos adoecer da alma e, consequentemente, o físico também vai ser atingido.

Nesses últimos dias estamos ouvindo muito sobre o dia dos namorados. Eu vejo sempre nas redes sociais o apelo para o assunto e como as vezes as pessoas se expressam, reclamam que não têm namorado e que, passar este dia em que se dedica aos namorados seria uma tortura. "Ficar sem namorado/a é uma tortura". Eu dou muita risada, me divirto muito com essas coisas...acho hilário.

Namorar é bom e eu gosto...rsss. Não sou contra a dedicar um dia especial a ninguém e nem a causa alguma, desde que isso não seja feito de forma hipócrita e que não se esqueça de si mesmo; comemora-se um dia no ano e esquece-se os outros 364 dias. Isso é farsa. Obviamente que ninguém é perfeito, temos falhas, pois somos humanos, contudo, temos que nos esforçar, dentro de nossas limitações para não sermos negligentes.

Voltando ao aspecto inicial que é o ato de GOSTAR DE SI MESMO, eu quero chamar a atenção de todos sobre a  importância de nos valorizarmos, de nos amarmos, de nos abraçarmos, de rirmos com nós mesmos, ainda que isso pareça loucura para outras pessoas. O fato de eu me amar não implica dizer que vou odiar os outros; não se trata de egoísmo, mas de amor próprio, da autovalorização, de autoestima elevada.

Quando amamos mais o outro, mais do que a nós mesmos, estamos nos anulando e nos impedindo de exercer o amor sadio, pois não seremos capazes de enxergar nada além do sentimento doentio, opressor. 

Tem o texto do filósofo Aristóteles, escrito no ano 360 a.c., mas que é atemporal, ainda hoje esse texto se aplica perfeitamente ao que estamos tratando aqui. Aristóteles diz que a nossa felicidade, a nossa alegria, a nossa liberdade não depende de ninguém, a não ser de nós mesmos e que não devemos delegar a quem quer que seja essa tarefa. Ele diz que somos reflexo do que pensamos sobre nós mesmos e isso, digo eu, definirá a forma como agiremos com os que nos cercam.

Abaixo segue o texto, ao qual eu me referi, em forma de slide. Vejam, por favor.



Devemos lutar pela nossa felicidade, pois só faremos alguém feliz se deixarmos brotar o que tem de bom dentro de nós, se formos felizes, se tivermos coisas boas. "Não podemos querer ser donos dos  desejos,da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja" e não podemos entregar os nossos a ninguém para administrá-los. Essa é uma responsabilidade nossa!

Devemos apaixonarmos por nós mesmos todos os dias. Ah, falar nisso, tem um texto ótimo sobre o assunto. Confiram:

Eu desejo que a cada dia nós possamos nos amar mais, nos apaixonarmos mais por nós mesmos, pois, esse é o princípio para amarmos outras pessoas. Precisamos nos apaixonar pelas coisas boas da vida, pelas coisas simples, enfim, pela vida que DEUS nos concedeu, ela é única, é ímpar. Portanto, viva intensamente, porque o tempo não volta, não há retorno. Faça sua vida valer a pena. Ame-se muuuuuito.


CARPE DIEM!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário