Pesquise assuntos deste blog:

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MORRE ARIANO SUASSUNA...POUCAS PALAVRAS

Leitores e leitoras.


Ontem fiz uma postagem sobre Ariano Suassuna e pedi a todos que enviassem suas energias positivas, que pedissem em favor da recuperação dele, mas infelizmente, o que não queríamos aconteceu: ele se foi.

Esses últimos dias foi um baque atrás do outro: Primeiro foi João Ubaldo Ribeiro, depois Rubem Alves e agora Suassuna. Lamentável!

Não vou mais falar sobre parte da trajetória de ariano Suassuna porque o fiz na postagem anterior, contudo, quero enfatizar o quanto repercutiu a morte do escritor:


Luis Fernando Veríssimo, escritor, à GloboNews:
"Ariano era um tesouro nacional. Mais do que escritor: compositor, um ícone da cultura brasileira. É uma tristeza. Além do trabalho original, seu trabalho fazendo traduções, conhecia muito de história do Nordeste. Não era só um escritor, era muito mais do que isso".

Geraldo Holanda Cavalcanti, presidente da ABL, em comunicado:
"A morte de Ariano Suassuna confrange e entristece a Academia Brasileira de Letras. No espaço de um mês, é o terceiro grande acadêmico que parte. Estendemos à família de Ariano nossos profundos sentimentos de pesar. E à multidão de seus amigos, leitores e admiradores no Brasil e no mundo, nossa solidariedade pela imensa perda. Ariano reunia em sua pessoa as extraordinárias qualidades de homem de letras e de intelectual no melhor sentido da palavra, alguém que, dispondo de uma cultura invulgar, era, ao mesmo tempo, um homem de ação. À sua maneira ocupava-se e preocupava-se com os problemas sociais, focado nos da sua região. Não podemos esquecer seu engajamento com o Movimento Armorial, através do qual buscava revigorar a identidade nordestina, especificamente a pernambucana e suas peregrinações levando, com humor, sua mensagem por todo o Brasil". 

João Falcão, diretor e roteirista, à GloboNews
"A gente tinha muito cuidado [ao adaptar "O Auto da Compadecida" para a TV], ele era aquela coisa intocável. Pensávamos: 'Será que ele vai aprovar?'. Ele foi de uma generosidade com a gente, muito grande. A gente colocou passagens de outras obras dele na minissérie, que acabou virando filme. A gente tinha muito respeito por ele".

Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência:
"O que eu mais aprendi com ele foi ter fé no Brasil, ter fé no nosso povo, respeitar a cultura. Ariano também foi um grande professor, não só na universidade, mas na vida. E eu tive o privilégio de ser aluno dele. Ariano para nós é um tio, um avô, um pai, um amigo, um companheiro, uma referência. É uma lacuna muito grande. Eu me despedi hoje dele aqui agradecendo tudo que ele fez por muitas pessoas, sobretudo à cultura brasileira. Hoje é o dia de aplaudir uma vida tão bela como a vida dele. A vida de Ariano foi tão bonita quanto as suas obras. Eu tive o privilégio de conhecer as obras e a vida de um grande homem, Ariano Suassuna. A saudade é enorme".

Marina Silva, candidata a vice-presidente:
"Ariano Suassuna é um daqueles casos raros de escritor que a gente se apaixona não apenas pela obra, como também pelo autor da obra. E eu, que já era apaixonada pelos seus escritos, tive o privilégio de, há poucos meses, conhecê-lo pessoalmente. Me senti gratificada pela humildade de Suassuna consigo mesmo, quase alheio à importância que todos lhe damos, os que nem sempre são tão brilhantes quanto ele. Que neste momento, Deus possa confortar seus familiares e seus inúmeros amigos e admiradores". 


Karina Buhr, cantora, compositora e atriz pernambucana, ao UOL
"É uma figura muito importante, um personagem mítico. Ariano faz parte dos personagens fantásticos que ele próprio criou. Até o boato anterior sobre a morte dele faz parte desse universo dele, algo que existe em paralelo e que não morre. Ele era contra os rótulos e tudo o que ele dizia era muito forte e rico, mesmo que não concordasse com suas opiniões. Já vi muitas aulas dele e é uma coisa maravilhosa, é algo que ninguém esquece nunca. Você pede pra ele falar sobre o que ele adora e é maravilhoso. Você pede pra ele falar sobre algo que odeia e às vezes é melhor ainda".

Zuenir Ventura, escritor, à GloboNews:
"Em menos de 15 dias, Ubaldo e Suassuna. Um choque para a cultura brasileira. Ele erra um show de inteligência. Não era só dramaturgo, era um homem de teatro, um grande ator, um espetáculo em si. A figura se perde, mas as obras vão ficar. O Ariano tinha essa coisa generosa, de uma exuberância, de um talento. Ele e o Ubaldo revelaram a cultura do Nordeste para o Brasil e para o mundo".

Lya Luft, escritora, à GloboNews:
"Era um desbravador, do Brasil inteiro, com uma grandeza, efervescência. Ele mostrou não só alegria, mas o drama do Brasil. Como pessoa, era querido como poucos. Era um dos últimos patriarcas da nossa literatura. Era uma pessoa insubstituível na literatura. Estamos todos de luto".


Serginho Groisman, apresentador, no Twitter:
"Ariano Suassuna. Paraibano-Recifense-Brasileiro que nos orgulha para sempre. Fica em paz".

Randolfe Rodrigues, senador, no Twitter
"O Homem nasceu para Imortalidade. A morte foi um acidente de percurso." Valeu Mestre Ariano!! Graças a Você Somos Todos Nordestinos!! E vivemos um Julho onde a inteligência brasileira perdeu: Plínio, João Ubaldo, Rubem Alves e agora Ariano Suassuna. Termina logo esse mês".

Manuela d'Ávila, deputada estadual, no Twitter
"Descanse em paz, Ariano Suassuna! O Brasil amou mais ao Brasil e tornou-se mais brasileiro contigo! Obrigada por tudo!"

Stepan Nercessian, ator e deputado federal, no Twitter:
"Suassuna, Ubaldo, Junqueira, Tintim, Meu Deus, é muita gente boa morrendo dessa vez".

Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, no Twitter:
"O Brasil perdeu hoje Ariano Suassuna. O legado do poeta e escritor seguirá influenciando as novas gerações".

Rafael Cortez, apresentador, no Twitter:
"Ivan Junqueira, João Ubaldo e agora o Suassuna. 3 gênios da literatura indo em 3 semanas. Vem livro bonito no céu... Mas por aqui, que lástima!"


Fernanda Souza, atriz, no Instagram:
"Obrigada por sua arte! Por nos divertir, nos estreter e nos ensinar. Seu talento e sua história estão em nossa memória e coração. Muito obrigada. 


Queridos leitores, só nos resta pedir a Deus que conforte a família de Ariano Suassuna e a nós também, pois perdemos uma grande personalidade, um nacionalista, um grande cidadão que nunca permitiu que o sucesso, a fama e a sua genialidade superasse o homem simples que sempre preservou a essência. Como bem falou Luís Fernando Veríssimo: "Ariano Suassuna era um tesouro nacional" e esse tesouro ficará para sempre em nossa memória, na cultura brasileira e internacional.

Todos nós te aplaudimos de pé, Suassuna, pois você merece muito mais pelo grande exemplo de ser humano e artista que você foi.


CARPE DIEM!!!

2 comentários:

  1. Prolixo por excelência,mas quem não ficava horas a fio ouvindo este genial e incomparavel ARIANO SUASSUNA?DEUS o chamou...que seja feita a sua vontade!Esquecê-lo, jamais!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, leitor. Ariano continuará sendo genial e um grande propagador da cultura nordestina ao mundo inteiro.

    Obrigada pela participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir