Pesquise assuntos deste blog:

sábado, 19 de julho de 2014

MORRE JOÃO UBALDO RIBEIRO, ESCRITOR BAIANO.

Queridos leitores.

Hoje eu quero fazer uma justa homenagem ao jornalista, advogado e escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, que partiu ontem, mas deixou sua contribuição para a cultura brasileira e mundial.


"Ubaldo era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) .
O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, trabalhou como repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; foi também colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.

João Ubaldo trabalhou como colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha, e foi colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, A Tarde e muitos outros.


A formação literária de João Ubaldo Ribeiro iniciou ainda nos primeiros anos de estudante. Foi um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.Trabalhando na imprensa, pôde também escrever seus livros de ficção e construir uma carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista e tradutor."


O escritor João Ubaldo Ribeiro,
com o fardão da Academia Brasileira de Letras,
em foto de 1994 - Luciana Leal / Agência O GLOBO
Bem, falta de currículo não era problema para o escritor. Contudo, podemos destacar ainda que João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). e se destacou como cronista, tradutor e romancista. Ele escreveu vários livros, a exemplo de Sargento Getúlio, O Sorriso do LagartoViva o povo brasileiro. Também ganhou dois prêmios Jabuti, como melhor autor e melhor romance do ano, da Câmara Brasileira do Livro, a mais tradicional premiação do livro no Brasil. Ubaldo recebeu ainda o prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa.

O acadêmico, João Ubaldo Ribeiro era reconhecidamente um escritor voltado para a realidade do povo brasileiro, como afirmou Domício Proença, secretário da ABL. Proença ainda salienta que Ubaldo não ia sempre às reuniões da ABL, mas quando ia "era uma festa, com aquela voz de barítono, aquela alegria. Ubaldo era um escritor voltado para o povo brasileiro, a realidade brasileira, com a justiça social. Tinha personagens que retratavam bem essa realidade. Tenho certeza que Zecamunista deve estar muito triste hoje", disse Proença.
Ubaldo, como bom escritor que era, nunca esteve alheio às questões políticas do nosso país, à corrupção, ao tão falado "jeitinho brasileiro", à falta de cultura, ao comodismo e muito mais. Vejam algumas frases dele: 

"Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu 'puxar a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos.” 


"Não se lê porque não se gosta de ler, porque dá trabalho. Ler é chato porque a pessoa não aprendeu a ler. Ela aprendeu a ficar na frente da TV onde tudo é fornecido."


“A arte é uma forma de conhecimento.”

"Uma das características da esquerda é, e sempre foi, a de acreditar que o homem é perfectível, pode ser aperfeiçoado. Que o homem não é ruim por natureza, que é possível que socialmente ele possa viver de maneira harmônica, estável. A direita, por sua vez, é ruim mesmo. Faz com que o homem só pense em si, defenda seu interesse, por mais mesquinho que seja, acima de qualquer outra coisa. Essa é a verdadeira lei do mundo: primeiro o meu, o resto que se dane. (Eu assevero que essa última parte vale pra todas as posições dos politiqueiros sem compromisso, independente se for de esquerda ou direita).

Muitas personalidades se manifestaram sobre a morte de João Ubaldo, como o escritor, também baiano, Antonio Torres, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, Domício Proença Filho, Luís Fernando Veríssimo, Nélida Piñon e muitas outras pessoas. (Vide em: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2014/07/veja-repercussao-da-morte-do-escritor-joao-ubaldo-ribeiro.html).

Bem, o que nos resta é desejar os sinceros sentimentos à família de João Ubaldo e fazer as suas obras largamente divulgadas.

Fiquem com a imagem do sempre alegre e sorridente escritor João Ubaldo Ribeiro.


CARPE DIEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário