Queridos
Todos devem ter conhecimento do estado de saúde do escritor brasileiro Ariano Suassuna. Ele teve um AVC (Acidente vascular cerebral) hemorrágico; está em coma e o seu estado de saúde é considerado grave, segundo os médicos que estão assistindo-o.
![]() |
Ariano Suassuna, em foto de Alexandre Nóbrega |
Ariano é Autor do livro "O auto da compadecida", que foi adaptado para a televisão em 1999, projetando o escritor em todo o país, e que teve a direção de Guel Arraes. Os artistas que atuaram nessa versão para a TV foram: Fernanda Montenegro, Selton Melo, Matheus Nachtergaele, Marco Nanini, dentre outros. Além de "O Auto da Compadecida, Ariano escreveu obras e peças como "A pedra do reino", "O Santo e a Porca", "O Castigo da Soberba" e outras.
Suassuna é nordestino, da Paraíba. Além de escritor, dramaturgo e poeta, Ariano faz parte do grupo dos grandes nordestinos que revolucionaram a literatura brasileira, com o movimento modernista, de 3ª fase, a tão conhecida Geração de 45 em que grandes escritores da região nordeste se destacaram, a exemplo de João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Jorge Amado e tantos outros.

Bem, essa não é a ficha completa de Ariano Suassuna (rsss), apenas procurei destacar algumas de suas características e participação na cultura brasileira, elevando o nome e a cultura nordestina. E, foi essa intimidade com a cultura fez com que Ariano Suassuna se tornasse membro fundador do Conselho Federal de Cultura e diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Seguem alguns vídeos, em que é possível ver algumas situações em que Suassuna foi homenageado e/ou participou de eventos e programas.
Aula espetáculo de Ariano Suassuna
Suassuna no Programa do Jô
Ariano Suassuna valoriza a cultura brasileira na
Conferência de Desenvolvimento Regional
Reconhecido e aclamado por sua atuação no teatro brasileiro, Suassuna também é bem eclético e abarca elementos de diversos movimentos literários como o Simbolismo, o Barroco, a Literatura de Cordel (que eu amo), enfim, elementos que fazem parte da cultura nordestina.
Nosso desejo é que Ariano Suassuna fique logo bom e volte a fazer a arte que lhe é tão peculiar, ele que é um entusiasta do Brasil e do povo brasileiro. Como ele próprio disse: "Criei a história de que foi o povo brasileiro que me deu a missão de defender a cultura e arte brasileira" e ele o fez e o faz com muita maestria".
Saúde, saúde, muita saúde pra você, Ariano Suassuna.
CARPE DIEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário