Pesquise assuntos deste blog:

terça-feira, 22 de julho de 2014

NOSSAS ENERGIAS POSITIVAS PARA ARIANO SUASSUNA

Queridos

Todos devem ter conhecimento do estado de saúde do escritor brasileiro Ariano Suassuna. Ele teve um AVC (Acidente vascular cerebral) hemorrágico; está em coma e o seu estado de saúde é considerado grave, segundo os médicos que estão assistindo-o.

Ariano Suassuna, em foto de Alexandre Nóbrega
Ariano é Autor do livro "O auto da compadecida", que foi adaptado para a televisão em 1999, projetando o escritor em todo o país, e que teve a direção de Guel Arraes. Os artistas que atuaram nessa versão para a TV foram: Fernanda Montenegro, Selton Melo, Matheus Nachtergaele, Marco Nanini, dentre outros. Além de "O Auto da Compadecida, Ariano escreveu obras  e peças como "A pedra do reino", "O Santo e a Porca", "O Castigo da Soberba" e outras. 

Suassuna é nordestino, da Paraíba. Além de escritor, dramaturgo e poeta, Ariano faz parte do grupo dos grandes nordestinos que revolucionaram a literatura brasileira, com o movimento modernista, de 3ª fase, a tão conhecida Geração de 45 em que grandes escritores da região nordeste se destacaram, a exemplo de João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Jorge Amado e tantos outros. 


Na ABL (Academia Brasileira de Letras), o escritor ocupa a cadeira número 32, cujo patrono é Araújo Porto Alegre, escritor do Romantismo brasileiro. Ariano Suassuna é o sexto a ocupar a cadeira fundada por Carlos Laet e foi eleito em 3 de agosto de 1989 e mantém o título de doutor Honoris causa (título honorífico concedido pelas universidades a pessoas eminentes, importantes que tenham se destacado em alguma área, ou em algum feito). Ademais, Suassuna é fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial (criado em 1970), o qual procurava criar a arte erudita através da cultura popular nordestina.  

Bem, essa não é a ficha completa de Ariano Suassuna (rsss), apenas procurei destacar algumas de suas características e participação na cultura brasileira, elevando o nome e a cultura nordestina. E, foi essa intimidade com a cultura fez com que Ariano Suassuna se tornasse membro fundador do Conselho Federal de Cultura e diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Seguem alguns vídeos, em que é possível ver algumas situações em que Suassuna foi homenageado e/ou participou de eventos e programas.

                                   Aula espetáculo de Ariano Suassuna

                                     Suassuna no Programa do Jô

                                                   Ariano  Suassuna valoriza a cultura brasileira na
                                                   Conferência de Desenvolvimento Regional

Reconhecido e aclamado por sua atuação no teatro brasileiro, Suassuna também é bem eclético e abarca elementos de diversos movimentos literários como o Simbolismo, o Barroco, a Literatura de Cordel (que eu amo), enfim, elementos que fazem parte da cultura nordestina.

Nosso desejo é que Ariano Suassuna fique logo bom e volte a fazer a arte que lhe é tão peculiar, ele que é um entusiasta do Brasil e do povo brasileiro. Como ele próprio disse: "Criei a história de que foi o povo brasileiro que me deu a missão de defender a cultura e arte brasileira" e ele o fez e o faz com muita maestria".

Saúde, saúde, muita saúde pra você, Ariano Suassuna. 

CARPE DIEM!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário